AS TICS NA EDUCAÇÃO - Para realizer um trabalho acadêmico
de graduação ou pós-graduação sob re a temática faz-se necessário abordar sobre
o ensino-aprendizagem, sobre técnicas e tecnologias, a grande rede de
computadores, as tecnologias da informação e comunicação (TIC), práticas pedagógicas, o papel do professor,
ferramentas de EAD, módulo de gestão das TIC na educação, o professor no
processo, TIC como recursos pedagógico, podendo-se realizar um estudo de caso.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS
AMARAL,
Rita. Antropologia e internet: pesquisa e campo no meio virtual. São Paulo:
Água Forte, 2001.
ARAUJO,
Maria Izabel. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e comunicação na
formação de professores. In: MERCADO, Luis Paulo; KULLOK, Maísa. Formação de
professores e política e profissionalização. Maceió: Edufal2004.
BELLONI,
Maria Luiza. O papel da televisão no processo de socialização. Série Sociologia,
nº 89. Brasília: UnB, 1992.
______.
Escola versus televisão: uma questão de linguagem. Revista Educação &
Sociedade nº 52, 1995.
______.
O vídeo na pré-escola. Tecnologia Educacional, v.28 (144) 30-36, jan/fev/mar,
1999.
BOGDAN,
Robert; BIRKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à
teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BRASIL.
Lei 9.394/96. Lei das Diretrizes e Bases da Educação: Parâmetros Curriculares
Nacionais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e
Tecnológica, 1999.
BULCÃO,
Renato. Aprendizagem por m-learning. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos
(Orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2009.
CHAVES, Eduardo. Computadores: máquinas de ensinar ou ferramentas
para aprender? Brasília: Ilíada, 1993
COSTA,
Ana Maria Nicolaci. Na malha da rede: os impactos íntimos da internet. Rio de
Janeiro: Campus, 1998.
CRESWELL,
John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto
Alegre: Artmed, 2007.
CRUZ,
Vládia. Chat como ferramenta pedagógica na aprendizagem e no trabalho docente.
In: MERCADO, Luis Paulo; KULLOK, Maísa. Formação de professores e política e
profissionalização. Maceió: Edufal2004.
DELORS,
Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para Unesco da
Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo/Brasília:
Cortez/MEC/Unesco, 1999.
FIORENTINI,
Leda. Pesquisando ambientes de aprendizagem online. In: SILVA, Marco; SANTOS,
Edméa (Orgs). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola,
2006.
FIORENTINI,
Leda; CARNEIRO, Vânia Lucia. TV na escola e os desafios de hoje. Brasília: UnB,
2000.
FRANÇA,
Talita. Gestão educacional e as novas TICs aplicadas à educação. Anuário da
Produção Acadêmica Docente, Vol. 4, nº 8, 2010.
FREIRE,
Fernanda. Escrita/leitura e computadores: o uso do editor de texto na escola.
In:VALENTE, José Armando. PRADO, Maria Elisabete; ALMEIDA, Maria Elizabeth. Educação
a distancia via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1997.
______.
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GABRIEL,
Marta. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.
GRANOVETTER,
Mark. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. In: MARTES, Ana
Cristina (Org.). Redes e sociologia econômica. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
GUIMARÃES,
Gabriel. Relações virtuais: a aurora de um novo pensar. São Paulo: Água Forte,
2001.
HARGREAVES,
Andy. O ensino como profissão paradoxal. Revista Pátio, ano IV n.º 16 (13-18),
fev/abr, 2001.
HERNÁNDEZ,
Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto
Alegre: Artmed, 2000.
HORIZONT
REPORT 2012. Panorama tecnológico para o ensino fundamental e médio brasileiro:
Perspectivas tecnológicas para o ensino fundamental e
médio brasileiro de 2012 a 2017 - Uma análise regional por NMC Horizon Project.
Austin, Texas: The New Media Consortium, Estados Unidos, 2012.
JUNQUEIRA,
Luciano. Gestão social: organização, parceria e redes sociais. In: CANÇADO,
Airton et al (Orgs). Os desafios da formação em gestão social. Palmas:
Provisão, 2008,
KENSKI,
Vani Moreira. A profissão do professor em um mudo em rede: exigências de hoje,
tendências e construção do amanhã: professores, o futuro é hoje. Tecnologia
Educacional, v.26, n.º 143, out/nov, 1998.
______.
O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, Amélia D.; CARVALHO,
Anna M. (orgs). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média.
São Paulo: Pioneira/Tromson Learnig, 2002.
KLEIS,
Margarete. Tecnologias educacionais baseadas em tecnologias comunicação.
Brasília: Senai, 2010.
LEMOS, André. Ciber-socialidade: tecnologia
e vida social na cultura contemporânea. Salvador: UFBA, 2001.
MACHADO,
Luiz Alberto. Cordel na escola. Disponível em http://blogdotataritaritata.blogspot.com.br/2011/01/cordel-na-escola.html.
Acesso em 11 nov 2013.
MELLO,
Guiomar Namo. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro
milênio. São Paulo: Cortez, 1998.
MELO
NETO, José Augusto. Tecnologia educacional: formação de professores no
labirinto de ciberespaço.Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2007.
MERCADO,
Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias.
Maceió: Edufal, 1999.
______.
A Internet como ambiente de pesquisa na escola. Presença Pedagógica, v.7, n.º
38, 53-65, Belo Horizonte, mar/abr. 2001.
MERCADO,
Luis Paulo; SILVA, Ivanderson; PINTO, Raissa. Objetos virtuais de aprendizagem
na formação de professores do ensino médio. In: MERCADO, Luis Paulo (Org.). Práticas
de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008.
MISOCZKY, Maria
Ceci. Abordagem de redes no estudo de movimentos sociais: entre o modelo e a
metáfora. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro 43(5): 1147-1180,
set/out, 2009.
MORAN,
José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e
telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Mailda. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2008.
______.
Mudar a forma de ensinar com a Internet: transformar a aula em pesquisa e
comunicação. Brasília: MEC, 1998.
______.
Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN,
José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Mailda. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. São Paulo: Papirus, 2008.
MOURA,
Tânia Maria de Melo. Concepções sobre alfabetização: uma pequena síntese.
Maceió: Edufal, 2001
PEÑA,
Maria de lós Dolores; FELDMANN, Maria Gaziela; ESPÓSITO, Vitoria Helena.
Educação e tecnologia na construção do conhecimento. In:VALENTE, José Armando.
PRADO, Maria Elisabete; ALMEIDA, Maria Elizabeth. Educação a distancia via internet.
São Paulo: Avercamp, 2003.
PERRENOUD,
Philippe. Dez novas experiências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PINHEIRO,
Hélder; LUCIO, Ana Cristina. Cordel na sala de aula. São Paulo: Duas cidades,
2001.
RIBEIRO,
Antonio. Formar professores: elementos para uma teoria e prática da formação.
Lisboa: Texto, 1997.
SEABRA,
Carlos. Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na
aprendizagem. Porto Alegre: Teto Empreendimentos Culturais, 2010.
SILVA,
Edilayne. Gêneros digitais como material didático nas aulas de língua
portuguesa. In: MERCADO, Luis Paulo (Org.). Práticas de formação de professores
na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008.
SILVA,
Marco. O fundamento comunicação da avaliação da aprendizagem na sala de aula
online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs). Avaliação da aprendizagem em
educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
SRBEK,
Wellington. Quadrinhos, arte educativa? Presença Pedagógica, v. 7, n.º 39 19-29,
mai/jun, 2001.
TELES,
Lucio. Aprendizagem por e-learning. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Orgs).
Educação a distância. O estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2009.
TORI,
Romeiro. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de
distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.
______.
Cursos híbridos ou blended learning.. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos.
(Org). Educação a distância:
o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
VALENTE,
José Armando. Curso de especialização em desenvolvimento de projetos
pedagógicos com uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In:VALENTE,
José Armando. PRADO, Maria Elisabete; ALMEIDA, Maria Elizabeth. Educação a
distancia via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
______.
Aprendizagem, por computador sem ligação à rede. In: LITTO, Fredric; FORMIGA,
Marcos (Orgs). Educação a distância. O estado da arte. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2009.
______. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo:
NIED/Unicamp, 1996.