terça-feira, 4 de agosto de 2015

PSICOLOGIA ESCOLAR


PSICOLOGIA ESCOLAR – O livro Questões de pesquisa e práticas em psicologia escolar (Casa do Psicólogo, 2006), organizado por Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly e Célia Vectore, aborda temas como metacognição e cloze na avaliação de dificuldades em leitura, produção auto-regulada de textos, escolarização inicial, fórmulas de intervenção nos domínios da compreensão em leitura e escrita no ensino superior, escala de estratégias metacognitivas de leitura, caracterização de uso por universitários, o papel do psicólogo escolar na prevenção de dificuldades socioemocionais do aluno com altas habilidades, desenvolvimento da criatividade no contexto escolar, integração das características personológicas e fatores ambientais, a construção dialética da adição e da subtração no jogo gamão, aprendizagem de conceitos estatísticos em estudantes de diferentes níveis de ensino, tecnologias da informação e comunicação na avaliação de desenho dos estudantes, pesquisa qualitativa e sua importância para a compreensão dos processos escolares, dialogando sobre o tempo livre com os participantes da pesquisa, concepções e práticas sobre formação em contexto na busca de uma educação de qualidade, alternativas para a avaliação de qualidade do atendimento na educação infantul, a pesquisa colaborativa autoscópica na formação de professores da educação infantil, tempo e lugar para brincar na contemporaneidade, entre outros assuntos.

PSICOLOGIA ESCOLAR E COMPROMISSO SOCIAL – O livro Psicologia escolar e compromisso social: novo discurso, novas práticas (Alínea, 2007), organizado por Albertina Mitjáns Martínez, traz temas como as novas formas de atuação do psicólogo escolar, os discursos e práticas de inclusão, contextos diferenciados, formação do psicólogo escolar, escola amordaçada, violência na escola, práticas emergentes, nova ética e novos compromissos, alfabetização, inclusão escolar, redes de serviços, educação inclusiva, estratégia mediacionais, terceira idade, entre outros assuntos.

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO – O livro Psicologia da aprendizagem no ensino médio (ArtMed, 2003), de César Coll, Concepción Gotzens, Carles Monereo, Javier Orrubia, Juan Ignacio Pozo e Alonso Tapia, trata de temas como a concepção construtivista como instrumento para a análise das práticas educativas escolares, aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de capacidades no ensino médio, ensar e aprender e a pensar no ensino médio com estratégias de aprendizagem, motivação e aprendizagem, avaliação de aprendizagem e atenção à diversidade, comportamentos disruptivos e problemas de disciplina, entre outros assuntos.

Veja mais aqui e aqui.