PSICOLOGIA
ESCOLAR – O livro Questões de pesquisa e práticas em psicologia escolar (Casa
do Psicólogo, 2006), organizado por Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly e
Célia Vectore, aborda temas como metacognição e cloze na avaliação de
dificuldades em leitura, produção auto-regulada de textos, escolarização
inicial, fórmulas de intervenção nos domínios da compreensão em leitura e
escrita no ensino superior, escala de estratégias metacognitivas de leitura, caracterização
de uso por universitários, o papel do psicólogo escolar na prevenção de
dificuldades socioemocionais do aluno com altas habilidades, desenvolvimento da
criatividade no contexto escolar, integração das características personológicas
e fatores ambientais, a construção dialética da adição e da subtração no jogo
gamão, aprendizagem de conceitos estatísticos em estudantes de diferentes
níveis de ensino, tecnologias da informação e comunicação na avaliação de
desenho dos estudantes, pesquisa qualitativa e sua importância para a
compreensão dos processos escolares, dialogando sobre o tempo livre com os
participantes da pesquisa, concepções e práticas sobre formação em contexto na
busca de uma educação de qualidade, alternativas para a avaliação de qualidade
do atendimento na educação infantul, a pesquisa colaborativa autoscópica na
formação de professores da educação infantil, tempo e lugar para brincar na contemporaneidade,
entre outros assuntos.
PSICOLOGIA
ESCOLAR E COMPROMISSO SOCIAL – O livro Psicologia escolar e compromisso social:
novo discurso, novas práticas (Alínea, 2007), organizado por Albertina Mitjáns
Martínez, traz temas como as novas formas de atuação do psicólogo escolar, os
discursos e práticas de inclusão, contextos diferenciados, formação do psicólogo
escolar, escola amordaçada, violência na escola, práticas emergentes, nova
ética e novos compromissos, alfabetização, inclusão escolar, redes de serviços,
educação inclusiva, estratégia mediacionais, terceira idade, entre outros
assuntos.
PSICOLOGIA
DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO – O livro Psicologia da aprendizagem no ensino
médio (ArtMed, 2003), de César Coll, Concepción Gotzens, Carles Monereo, Javier
Orrubia, Juan Ignacio Pozo e Alonso Tapia, trata de temas como a concepção
construtivista como instrumento para a análise das práticas educativas
escolares, aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de capacidades no ensino
médio, ensar e aprender e a pensar no ensino médio com estratégias de aprendizagem,
motivação e aprendizagem, avaliação de aprendizagem e atenção à diversidade,
comportamentos disruptivos e problemas de disciplina, entre outros assuntos.