PSICOLOGIA ESCOLAR – O livro Psicologai escolar:
em busca de novos rumos (Casa do Psicólogo, 2004), organizado por Adriana
Marcondes Machado e Marilene Proença, aborda temas como a queixa escolar e o
predomínio de uma visão de mundo, as crianças excluídas da escola: um alerta
para a psicologia, o que toca à Psicologia Escolar, crianças portadoras de
queixa escolar, reflexões sobre o atendimento psicológico, intervenção
psicológica em creche e pré-escola, professora desesperada, pré-escola
terapêutica, grupos de crianças com queixa escolar, compreensão do fracasso
escolar no Brasil, para além dos muros da escola, as repercussões do fracasso
escolar na vida de crianças reprovadas, mães contemporâneas e a orientação dos
filhos para a escola, entre outros assuntos.
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL – O
livro Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida (Alínea,
2008), organizado por Zilda Aparecida Pereira Del Prette, aborda temas como a
teoria, a pesquisa e a pratica na interface psicologia-educação, saúde
psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola, desafios do novo milênio
para a psicologia escolar, o psicólogo escolar e os impasses da educação,
implicações das teorias na atuação profissional, a prática em questão, para
além dos objetvos e prática tradicionais da escola, o desafio dos excluídos,
entre outros assuntos.
PSICOLOGIA ESCOLAR – O livro Piscologia
esc0lar: práticas críticas (Casa do Psicólogo, 2003), organizado por Marisa
Eugênia Melillo Meira e Mitsuko Aparecida Makino Antunes, trata de temas como a
atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e
educação, os psicólogos trabalhando na escola, intervenção junto a professores
da rede pública: potencializando a produção de novos sentidos, psicologia
escolar na implementação de projeto político-pedagógico, contrução de trabalho
coletivo, entre outros assuntos.