segunda-feira, 24 de agosto de 2015

GESTÃO DE MPE


GESTÃO DE MPE – Para desenvolver um trabalho acadêmico acerca da temática da gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPE), faz-se necessário abordar a fundamentação conceitual e história da administração, o papel da administração na atualidade, as MPE e sua gestão, o empreendedorismo e, por consequência, realizar um plano de negócio definindo área de estudo, processo de levantamento e tratamento dos dados, apresentação da empresa, produtos e serviços, planejamento estratégico, plano operacional, plano de recursos humano, análise de mercado, plano de Marketing e plano Econômico-Financeiro.

REFERÊNCIA BÁSICA
ALMEIDA, Flávio. Como ser empreendedor de sucesso. Belo Horizonte, 2001.
ANSOFF, H.; McDONNEL, Edward J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.
ARAUJO, Geraldo Luiz. O espírito empreendedor. Bragança Paulista: USF, 2004.
BERNHOFT, Renato. Como tornar-se empreendedor em qualquer idade. São Paulo: Nobel, 1996.
BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel. Os desafios do empreendedor. São Paulo: Pearson, 2001.
BLANCO, Valéria. Um estudo sobre a prática de coaching no ambiente organizacional e a possibilidade de sua aplicação como prática de gestão do conhecimento. Brasília: UCB, 2006.
BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
BRASIL. Diagnóstico do município de Arapiraca. Recife: MME/SGMTM/CRPM, 2005.
______. Simples: microempresas e empresas de pequeno porte. Porto Alegre: CRC/RS,2000
______. A micro e pequena empresa no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2002.
_______. Simples: microempresas e empresas de pequeno porte. Porto Alegre: CRC/RS, 2000
_______. A micro e pequena empresa no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2002.
_______. Cartilha de estudo da Micro e Pequena Empresa. Brasília: BNDS, 2004
_________. Programa de administração de Varejo. Finanças no varejo: gestão operacional. São Paulo: Atlas, 1996.
BUENO, José Lucas Pedreira. O empreendedorismo como superação do estado de alienação do trabalhador. Florianópolis: UFSC, 2005.
CHER, Rogério. A gerência das pequenas e médias empresas. São Paulo: Maltese, 1990.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
DE MORI, Flávio. Empreender: identificando, avaliando e planejando um negócio.  Florianópolis: Escola de Novos Empreendedores, 1998.
DEGEN, Ronald. O Empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2000.
_______. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1989.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: Como nasce um empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Ática, 2002.
_______. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
_______. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
_______ Empreendedorismo corporativo. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1996.
______. A gestão como função social. Executive Digest, setembro, 2001.
______. Entrepreneurship: prática e princípios. São Paulo: São Paulo: Guazeli, 2000.
FILION, L.J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. São Paulo: RAUSP, 1999.
GOMES, Josir; SALAS, Joan. Controle de Gestão: uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas,1999
HALLORAN, James W. Por Que os Empreendedores Falham. São Paulo: Makron, 1994.
IMPARATO, Nicholas; HARARI, Oren. A grande virada. Rio de Janeiro: Campus, 1997
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.
______. Contabilidade introdutória. São Paulo: Atlas, 1998b
KAUFMANN, Luiz. Passaporte para o ano 2000. Como desenvolver e explorar a capacidade empreendedora para crescer com sucesso até o ano 2000. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
LEMES JUNIOR, Antonio B. Gestão financeira nas pequenas e médias empresas. In: Manual de Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
LUCAS JÚNIOR, Gilberto Correa. A utilização da inovação e o espírito empreendedor em uma empresa familiar: um estudo de caso da Entrelinhas. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2003.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. São Paulo, Atlas, 2000.
MUSSAK, E. Gestão humanista de pessoas: o fator humano como diferencial competitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
NAKAGAWA, Masayuki. Conceitos de contabilidade gerencial aplicada às pequenas e médias empresas. São Paulo: USP, 1976.
NASCIMENTO, Dalton Arnoldo. Aprender a empreender: como o professor de educação física pode contribuir nesse processo de aprendizagem? Florianópolis: UFSC, 2001.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 1997.
PEREZ JÚNIOR. Et al. Gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Controladoria de gestão. São Paulo: Atlas, 1997
PORTER, Michel E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986
SANTOS, Edno Oliveira. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001
WEVER, Luiz; BRITTO, Francisco. Empreendedores brasileiros. Rio de Janeiro: Negócio, 2003.
WIGGERS, André; OLIVO, Julia. Plano de negócios: John and Sons. Disponível em http://tcc.bu.ufsc.br/Adm302520.pdf. Acesso 22 dez 2012.

Veja mais aqui.