sábado, 8 de agosto de 2015

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA


A VIOLÊNCIA NA ESCOLA – O livro A violência na escola (Summus, 1989), de Claire Colomber, Gilbert Mangel e Marguerite Perdriault, trata sobre cenários de violência, violência no cotidiano, contra as paredes, a palavra, reprises, Abdel, da violência selvagem à violência simbólica, do cão de guarda à garantia da Lei, estratégia de formação, punir ou sofrer, grupos para durar, entre outros assuntos, observando que: [...] A violência que as crianças e os adolescentes exercem, é antes de tudo, a que o seu meio exerce sobre eles. Podemos ver que durante um ano, as situações ficam bloqueadas, aparecem atos de vingança, como se alguma coisa não chegasse a ser dita. Sabemos muito bem como a escola-caserna é vivida como um lugar trancado, que impõe aos corpos uma ordem uniforme, hierarquizada, à qual não há meio de fugir: regras, controles, punições, dominação, são os meios habituais de disciplina. Professores, educadores em contato diariamente com todas as formas de violência, gostaríamos de dizer aqui como tentamos enfrentar, como resistimos a estas forças de morte. Palavras autorizadas não por um saber universitário sobre a questão, que se satisfaria com a elegância de seu ponto de vista sobre o conjunto da situação ou com a pertinência de suas análises, mas palavras que se sustentam com as praticas sempre em questão, com as hesitações e os esforços de teorização [...].

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