A VIOLÊNCIA NA ESCOLA – O livro A
violência na escola (Summus, 1989), de Claire Colomber, Gilbert Mangel e
Marguerite Perdriault, trata sobre cenários de violência, violência no
cotidiano, contra as paredes, a palavra, reprises, Abdel, da violência selvagem
à violência simbólica, do cão de guarda à garantia da Lei, estratégia de
formação, punir ou sofrer, grupos para durar, entre outros assuntos, observando
que: [...] A violência que as crianças e
os adolescentes exercem, é antes de tudo, a que o seu meio exerce sobre eles.
Podemos ver que durante um ano, as situações ficam bloqueadas, aparecem atos de
vingança, como se alguma coisa não chegasse a ser dita. Sabemos muito bem como
a escola-caserna é vivida como um lugar trancado, que impõe aos corpos uma ordem
uniforme, hierarquizada, à qual não há meio de fugir: regras, controles,
punições, dominação, são os meios habituais de disciplina. Professores,
educadores em contato diariamente com todas as formas de violência, gostaríamos
de dizer aqui como tentamos enfrentar, como resistimos a estas forças de morte.
Palavras autorizadas não por um saber universitário sobre a questão, que se
satisfaria com a elegância de seu ponto de vista sobre o conjunto da situação
ou com a pertinência de suas análises, mas palavras que se sustentam com as
praticas sempre em questão, com as hesitações e os esforços de teorização
[...].