AS
FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE
– O livro O seminário: as formações do
inconsciente, de Jacques Lacan, trata na primeira das estruturas freudianas
do espírito, tratando sobre o familianário, o fátuo-milionário, o miglionário,
o bezerro de ouro, pouco-sentido e o passo-de-sentido, uma mulher de
não-perber, abordando o esuema de Witz, o espírito e suas tradições nocionais,
a sanção do outro, o que só se vê olhando para outro lugar, a substituição,
ruínas e centelhas metonímicas, de Kant a Jakobson, a moça e o conde, a
necessidade e a recusa, a diplopia de Maupassant, o descentramento de Fenéon,
os nós da significação e do prazer, exorcizar o tema do pensamento, Queneau me contou uma história, a duplicação do grafo,
o riso fenômeno imaginário, um outro todo seu, o retorno ao gozo em Aristófanes
e o amor cômico, entre outros assuntos. Na segunda parte trata da lógica da
castração, abordando a foraclusão do nome-do-pai, a sra. Pankow expõe o Double bind,
a tipografia do inconsciente, o outro dentro do outro, a psicose entre código e
mensagem, triangulo simbólico e imaginário, a metáfora paterna, o supereu, a
delicada qiestão do Édipo invertido, o falo como significado, as dimensões da
outra coisa, os três tempos do Édipo, a criança assujeitada, o falo metonímico,
o lindo bilhete de La Châtre, clinica da homossexualidade masculina, da imagem
do significante no prazer e na realidade, o paradoxo de Winnicott, impasses do
Kleinismo, da urbild ao ideal, a moça que quer se chicoteada, a fantasia para
além do principio do prazer, o hieróglifo do chicote, a lei de Schlag, a reação
terapêutica negativa e o pretenso masoquismo feminino. Na terceira parte trata
do valor de significação do falo, abordando o desejo e o gozo, as máscaras de
uma mulher, a perversão de André Gide, ideal do eu e perversão, O balcão de
Jean Genet, a comedia e o falo, a menina e o falo, as aporias da via Kleiniana,
o falo significante do desejo, a teoria da fase fálica, a crítica de Ernest
Jones, as insígnias do ideal, Karen Horney e Helene Deutcsh, complexo de
masculinidade e homossexualidade, o processo de identificação secundária, a mãe
e a mulher, a metáfora do ideal do eu, as fórmulas do desejo, crítica do Édipo
precoce, o desejo e a marca, sobre Totem e tabu, o signo da linguagem, o
significante do outro barrado, as máscaras do sintoma, o caso de Elisabeth R.,
dissociação do amor e do desejo, o riso e a identificação, o significante, a
barra e o falo, o desejo excêntrico à satisfação, esboço do grafo do desejo, a
marca do pé de Sexta-feira, a aufhebung do falo e a castração do outro. Na quarta
e última parte, trata a respeito da dialética do desejo e da demanda na clínica
e no tratamento das neuroses, abordando o sonho da bela açogueira, os sonhos de
água parada, o desejo do outro, o obsessivo e o seu desejo, transferência e
sugestão, a significação do falo no tratamento, os circuitos do desejo, uma
saída pelo sintoma e tu és aquele a quem odeias.
REFERÊNCIA
LACAN, Jacques. O seminário: as formações
do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
Veja mais aqui.