O ENTE E A ESSÊNCIA – [...] deixamos claro como a
essência se encontra concretizada nas substâncias e nos acidentes, e de que
maneira se encontra nas subtâncias compostas e nas substâncias simples. Ficou
claro também o modo como as assim chamada intenções lógicas se encontram neles
todos. Excetua-se o ser primeiro, que reveste simplificidade infinita. N´Ele
não cabe o conceito de gênero ou de espécie, tampouco pode Ele ser definido, em
razão da sua simplicidade. Seja Ele a meta e ao remate desta nossa exposição.
[...] Portanto, é necessário que todas as
coisas, cujo ser é diferente de sua natureza, tenham seu ser através de outro. E
porque tudo o que é por causa de outro se reduz àquilo que é per se, coo á
causa primeira, por isso é necessário que exista alghuma coisa que seja causa
do ser de todas as coisas, pelo fato de que esta seja somente ser. De outra
maneira, prosseguiríamos nas causas até o infinito. Portanto, fica claro que as
inteligências são forma e ser e que tenham o ser por um primeiro ser que é
somente ser. E este ser é a causa primeira, que é Deus.
QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE – Esta obra trata sobre o questionamento acerca do que é a verdade, contratese
de que pareceria que o verdadeiro não é a mesma coisa que ente, a verdade
encontra-se primariamente na inteligência ou nas coisas, a verdade reside
somente no intelecto sintetizante e analisante, haverá uma só verdade em
virtude da qual todas as coisas são verdadeiras, haverá alguma outra verdade
eterna além da verdade primeira, a verdade criada será imutável, a verdade se
predica em Deus da essência ou das pessoas, todas as verdades derivam da
verdade primeira, a verdade existirá nos sentidos, existirá alguma coisa falsa,
existirá falsidade nos sentidos, existirá falsidade na inteligência.
SÚMULA CONTRA OS GENTIOS – A obra trata sobre o oficio do sábio, o plano do autor, a
possibilidade de descobrir a verdade divina, é justo que as verdades divinas acessíveis
à razão nos sejam propostas como objetos de fé, é jisto que as verdades inacessíveis
à razão sejam propostas aos homens como objetos de fé, não constitui leviandade
dar assentimento ás coisas da fé mesmo quando ultrapassam a nossa razão, as
verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã,
comportamento da razão humana em face da verdade da fé, plano e método da obra.
COMPÊNDIO DE TEOLOGIA – A obra trata acerca da salvação humana que consiste no conhecimento
da verdade, a fé, Deus uno e trino e as coisas por ele criadas, Deus existe, é
imóvel, é eterno, existe necessariamente por si mesmo, existe sempre, em Deus
não há sucessão temporal, é simples, é sua própria essência, coincide com o seu
ser, não constitui uma espécie enquadrada em um gênero, é impossível que Deus
seja um gênero de alguma coisa, Deus não constitui uma espécie predicável de
uma pluralidade de indivíduos, é necessariamente uno, é impossível que Deus
seja corpo, que seja uma forma do corpo ou uma força no corpo, é infinito na
sua essência, é infinito em seu poder, o ser infinito não implica imperfeição
em Deus, possui em grau eminente toda perfeição encontrável nas coisas, todas
as perfeições constituem uma só coisa, não há acidente algum, a
multiciplicidade de nomes atribuídos não contradiz a sua simplicidade, embora
diversos os nomes atribuídos não são sinônimos, pelas definições dos próprios nomes
não é possível definir o que existe em Deus, os nomes atribuídos e as outras
coisas não revestem sentido inteiramente unívoco nem equivoco, é necessariamente
dotado de inteligência e a intelecção não é potencia nem hábito mas ato, não compreende
através de elementos intermediários mas através da sua própria essência, é sua própria
intelecção, é necessariamente dotado de vontade, a vontade de Deus coincide com
a sua inteligênciam entre outros assuntos.
SUMA TEOLÓGICA - A obra aborda sobre temas como dos nomes divinos, se os nomes se
predicam primeiro das criaturas que de Deus, se a denominação aquele que é é
por execelencia o nome próprio de Deus, da verdade, se a verdade e o bem se
convertem, se o bem é racionalmente anterior à verdade, se Deus é a verdade, da
falsidade, da unidade e da pluralidade em Deus, entre outros assuntos.
TOMÁS DE AQUINO – O escritor, filosofo e teólogo italiano Tomás de Aquino (1225-1274),
foi um frade da Ordem dos Pregadores italianos e autor de obras que tiveram
forte influencia na teologia e na filosofia.
REFERÊNCIA
AQUINO,
Tomás. Obras selecionadas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
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