sábado, 29 de novembro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA


GRUPO DE PESQUISA – Realizou-se na última sexta, dia 28 de novembro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva, comandada pela Profª Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento.
Na ocasião, a coordenadora fez um balanço das atividades grupo, parabenizando a todos pelas atividades desenvolvidas e definindo a necessidade de realização de agendamento das atividades para o próximo ano letivo. Ficou, portanto, marcada para o próximo dia 06 de dezembro, a reunião regular que contará com a presença do Professor Álvaro Queiroz nos debates.


Em seguida, o pós-graduando e tesoureiro do grupo Weverky Farias fez explanação dos seus estudos voltados à Equoterapia, trazendo pro debate os livros O homem que ouve cavalos e Violência não é resposta, de Monty Roberts, cujas obras embasam as atividades que estão sendo desenvolvidas na área.


Logo após, a graduanda Daniella Nunes expôs seus estudos acerca da Terceira Idade, trazendo para o debate as obras Gerontodrama, a velhice em cena: estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e terceira idade, de Elisabeth Maria Sene Costa; o livro Psicodrama e Neurociência: contribuição para a mudança terapêutica, de Heloisa Fleury, Georges Khouri e Edward Hug; e, por fim, Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria socio-histórica das representações sociais, organizado por Odair Furtado e Fernando L. Gonzalez, todos inseridos nas pesquisas realizadas em parceria com o seu colega Marcos Henrique. Veja mais aqui e aqui.


Prosseguindo, o graduando Danrley Tenório expôs o desenvolvimento de suas atividades concernentes aos estudos relativos ao RPG, trazendo à tona a obra O jogo no psicodrama, organizado por Julia Mota, livro que reúne onze conceituados psicodramatistas brasileiros tratando do polêmico tema dos jogos em grupos de psicodrama, por meio de textos esclarecedores que fornecem material para reflexão e aprimoramento dos seus praticantes. Indispensável para estudantes e profissionais de psicologia. Veja mais aqui.


Por fim, o graduando Sérgio Marques trouxe para os debates o resultados dos seus estudos sobre a temática da Sexualidade Humana, apresentando para os presentes a obra Educação sexual em 8 lições: como orientar da infância à adolescência – um guia para professores e pais, da sexóloga Laura Miller, abordando o tema sexualidade de forma franca, aberta e esclarecedora, com base nos livros, colunas e textos para jornais, revistas e internet, e como psicóloga clínica com atendimento a jovens, adultos, casais e famílias em seu consultório particular em São Paulo. veja mais aqui.

DICAS DE LEITURA

NEURODESENVOLVIMENTO E TRANDISCIPLINARIDADE – O livro Neurodesenvolvimento e transdisciplinaridade: temas em neuropsiquiatria infantil, organizados por Mauro Muszkat, Claudia Berlim de Mello e Sueli Rizzutti, trata de temas como transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtorno de conduta, deficiência intelectual, trantorno obsessivo-compulsivo e depressão. Veja mais aqui.

REFERÊNCIAS
COSTA, Elisabeth. Gerontodrama, a velhice em cena: estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e terceira idade. São Paulo: Ágora, 1998.
FLEURY, Heloisa; KHOURI, Georges; HUG, Edward. Psicodrama e Neurociência: contribuição para a mudança terapêutica. São Paulo: Ágora, 2008.
MILLER, Laura. Educação sexual em 8 lições: como orientar da infância à adolescência – um guia para professores e pais. São Paulo Academia do Livro, 2013.
MUSZKAT, Mauro; MELLO, Caludia; RIZZUTTI, Sueli. Neurodesenvolvimento e transdisciplinaridade: temas em neuropsiquiatria infantil. São Paulo: Memnon, 2010.
ROBERTS, Monty; O homem que ouve cavalos/violência não é resposta. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.

Veja mais aqui.