terça-feira, 4 de novembro de 2014

GESTÃO DE PESSOAS


GESTÃO DE PESSOAS – A gestão de pessoas é um dos temas mais importantes na relação organizacional, justificando-se pelo fato de que o fator humano é de suma importância na gestão de pessoas e que, por isso, o equilíbrio de relações entre todos é o mais desejado buscando maior a produtividade e competitividade das organizações empresariais na atualidade. Para realização de um estudo acadêmico a respeito, se faz necessário investigar a importância da gestão de pessoas, analisando os fatores motivacionais que favorecem ao comprometimento dos colaboradores para o trabalho e o alcance das metas da organização, verificando a motivação ou desmotivação dos colaboradores e sua influência na qualidade dos serviços prestados, levantando dados a respeito das questões motivacionais entre os funcionários do departamento a ser estudado e apresentando o diagnóstico encontrado e oferecendo um prognóstico das necessidades de ações para a gestão de pessoas no tocante à motivação dos funcionários. Para tanto destacamos algumas fontes bibliográficas.

PLANEJAMENTO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL – O livro Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal, de Benedito Rodrigues Pontes, trata do desafio de atrair e manter talentos, as questões relacionadas à colocação de pessoal, analise de cargo como instrumento do recrutamento e seleção de pessoal, planejamento de pessoal, recrutamento de pessoal, recrutamento interno e externo, seleção de pessoa, análise de currículo, testes de seleção, entrevista de seleção, integração de pessoal.

MANUAL DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO – O livro Manual de treinamento e desenvolvimento, de Gustavo G. Boog, aborda os novos paradigmas do mundo dos negócios, do Taylorismo ao comportamentalismo, processos de mudança, espiritualidade nas empresas, capital intelectal, gestão do conhecimento e universidade corporativa, inteligência emocional e intuitiva, T&D estratéhgicos, relações social, estratégia de recursos jhumanos, concultoria intrna, gerenciamento Back to the future, mobilizando a organização para a qualidade, tecnologia da informação, métodos e técnicas, avaliação e validação dos resultados dos investimentos, estímulo, abordagens avançadas, simulação de jogos, técnicas de aprendizagem em ação, autodesenvolvimento, o novo funcionário, estahiários e traines, desenvolvimento do dirigente, desenvolbvimento de fhefia, desenvolvimento de equipoes,treinamento de segurança, lohistica em treinamento, planejamento de carreira, treinamento e comunidade.

GESTÃO DE PESSOAS – O livro Gestão de pessoas, de Idalberto Chiavenato, trata dos novos desafios da gestão de pessoas e agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter, monitorar, o futuro da gestão de pessoas, aspectos fundamentais da gestão de pessoas, gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competito, planejamento estratégico, recrutamento, seleção, orientação, modelagem de trabalho, avaliação do desempenho humano, remuneração, programas de incentivo, benefícios e serviços, treinamento, desenvolvimento de pessoas e organizações, relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida, avaliação da função de gestão de pessoas, banco de dados e sistemas de informações de RH, entre outros.

REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Lindolfo G. Competitividade e Recursos Humanos. Revista de Administração, São Paulo, v.27, n.4, p. 16-29, out /dez. 1992.
BARBOSA, Carolina. O papel do coaching dentro da organização. Belo Horizonte: CUU, 2009.
BATEMAN, T. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
BOOG, Gustavo. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo: Pearson Education, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
______. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1997.
______. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
______. Construção de talentos: coaching & mertoring – as novas ferramentas da gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
_______. Recursos humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1996.
________. Administração de organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Pioneira, 1994.
FREITAS, Carmen. Estudos da motivação e da liderança na indústria hoteleira da Ram. Funchal: UM, 2006.
GALHANAS, Carla. A motivação dos recursos humanos nos novos modelos de gestão da administração pública. Lisboa: ISEG, 2009.
GASPAR, Denis; PORTÁSIO, Renato. Liderança e coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações. Revista de Ciências Gerenciais, Vol. XIII, nº 18, 2009.
MAXIMIANO, Antonio. Introdução à administração. São Paulo : Atlas, 2000.
MUSSAK, E. Gestão humanista de pessoas: o fator humano como diferencial competitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
PONTES, Benedito. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. São Paulo: LTr. 2010.
SAMPAIO, Maria Imaculada. Motivação no trabalho cooperativo: o caso da Rede Brasileira de Bibliotecas da área de psicologia – ReBAP. São Paulo: USP/ECA,2005.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009.

Veja mais aqui.