[...] Nosso mundo está em crise, provocada por lacunas e
falhas no paradigma reinante e suas extrapolações. A felicidade prometida pelas
aplicações indiscriminada da ciência moderna sob forma de tecnologia está se
transformando no seu contrário: de um lado, temos a falta elementar de alimento
e conforto, que traz fome e miséria física ao Terceiro Mundo; do outro lado,
temos a miséria psicológica que acompanha o excesso de alimento e conforto dos
países desenvolvidos, onde crescem a solidão, a indiferença, a violência sob
todas as suas formas; o conforto não trouxe a felicidade, qualquer que seja o
regime político reinante [...]
[...] Na educação, a fragmentação do ensino aumenta à
medida que se atinge as series superiores, chegando a fazer das universidades
atuais verdadeiras torres de Babel. Uma separatividade fundamental impregna a
educação: o intelecto é confiado às escolas e o caráter, incluindo sentimentos
e valores, supostamente ainda está nas mãos da família. Pela força da
escolaridade, disso resulta uma visão unilateral do mundo, puramente
intelectual, onde sentimentos e valores são relegados a segundo plano ou
simplesmente ignorados. O conhecimento se torna uma espécie de mercadoria a ser
a ser adquirida e estocada no armazém da memória. A mentalidade consumista se
introduziu no seio mesmo da educação. O hemisfério cerebral esquerdo passa a
predominar sobre as áreas intuitiva e criadora do hemisfério direito. Muitas
vezes, o produto final dessa fragmentação é o tecnocrata ou burocrata frio,
insensível e profundamente egoísta [...] A frieza da objetividade científica, o
paciente considerado como objeto de estudo, o corpo percebido como uma máquina
a ser consertada, o desprezo pelos aspectos psicológicos da doença são, entre
outros aspectos, consequência direta ou indireta do antigo paradigma.
ONDAS À PROCURA DO MAR – O livro Ondas à procura do mar,
do psicólogo francês, professor universitário e fundador de diversas
associações de psicoterapia, Pierre Weil (1924-2008), trata de Ondina e a
metamorfose das ondas, a conferência de
Agadoisó e as entrevistas de Pena de Ganso, amores de Brilhantina e
Conta-Gotas, a loucura de Lunático e Onda Louca, as gotas de ouro aumentam a
tensão interondina, a peregrinação de Brilhantina, Manitu começa a revelar o
grande mistério, os Ondinos vão à guerra, o Retiro do Penhasco, o grande
retorno, a Batalha da Grande Ilusão, entre outras narrativas.
A NEUROSE DO PARAÍSO PERDIDO – O livro A neurose do
paraíso perdido: proposta para uma nova visão da existência, de Pierre
Weil, trata da busca pelo homem do paraíso perdido, a fantasia da
separatividade, a reação holística, a visão holística, holopraxis, a existência
como holossistema, entre outros importantes temas.
O CORPO FALA – O livro O corpo fala, de Pierre Weil e
Roland Tompakov, trata da decodificação estrutural dos gestos, a unidade do
ser, a psicoterapia corporal, a técnica de Alexander, a modificação terapêutica
das atitudes corporais e mentais, métodos de modificação psicossomática do
homem, a linguagem do corpo, entre outros assuntos.
NOVA LINGUAGEM HOLÍSTICA – A obra Nova linguagem
holística: pontes sobre as fronteiras das ciências físicas, biológicas, humanas
e as tradições espirituais – um guia alfabético, de Pierre Weil, traz a
abordagem solonômica do universo e do cérebro, a Carta Magna da Universidade
Holística Internacional, Declaração de Veneza, Vocabulário Holístico, entre
outras abordagens.
A ARTE DE VIVER EM PAZ – O livro A arte de viver em paz:
por uma nova consciência, por uma nova educação, de Pierre Weil, traduzido por
Helena Roriz Taveira e Helio Macedo da Silva, trata de uma nova concepção de
vida, a visão fragmentária da paz, a paz como fenômeno externo ao homem, a paz
no espírito do homem, a visão holística da paz, a educação fragmentária, a
visão holística da educação, a educação holística para a paz, a transmissão da
arte de viver em paz, o paraíso perdido, o desenvolvimento da paz interior, a
paz do corpo e do coração, os métodos de transformação energética e de estimulo
direto da paz, as três manifestações sociais da entrega, metodologia
pedagógica, por uma pedagogia ecológica, entre outros importantes assuntos.
REFERÊNCIAS
WEIL, Piere. O novo paradigma holístico: ondas à procura
do mar. In: BRADÃO, Dênis; CREMA, Roberto. O novo paradigma holístico: ciência,
filosofia, arte e mística. São Paulo: Summus, 1991.
______. A arte de viver em paz: por uma nova consciência,
por uma nova educação. São Paulo: Gente, 1993.
______. Nova linguagem holística: pontes sobre as
fronteiras das ciências físicas, biológicas. humanas e as tradições espirituais
– um guia alfabético. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987.
_____. Ondas à procura do
mar. São Paulo: Agir, 1987.
_____. A neurose do paraíso
perdido: proposta para uma nova visão da existência. São Paulo: Espaço e Tempo,
1987.
_____; TOMPAKOV, Roland. O
corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação
não-verbal. Petrópolis: Vozes, 2003.
Veja mais aqui.