PSICOLOGIA DA GESTALT – A palavra Gestalt possuía dois
significados na Alemanha: uma que denota a forma ou formato como propriedade
dos objetos, referindo-se às propriedades gerais expressas em questões como
angular ou simétrico e descrevendo as características como a forma triangular
de uma figura geométrica ou o ritmo de uma melodia. A segunda forma denota a
unidade ou a entidade concreta que tem como atributo uma forma ou um formato
especifico e, nesse sentido, diz respeito a triângulos e não à noção do formato
triangular da figura. Pode, então,s er usada para se referir a objetos ou às
suas características formais ou abrangendo a aprendizagem, o pensamento, as
emoções e comportamentos.
A
revolução da Gestalt tomava conta da psicologia na Alemanha, maios ou menos na
mesma época do behaviorismo nos Estados Unidos. Essa revolução consistia em
mais um protesto contra a psicologia wundtiana e viria mais tarde a se tornar
um testemunho das ideias de Wundt, como fonte de inspiração para o surgimento
de novas visões, e como base para o lançamento de novos sistemas de psicologia.
Os psicólogos dessa teoria admitiam o valor da consciêmcia embora criticassem a
tentativa de reduzi-la a elementos ou átomos, comparando a abordagem de Wundt
com a construção de uma casa, em que os elementos seriam unidos pela argamassa
mediante o processo de associação. Além disso, acusavam Wundt de afirmar que a
percepção dos objetos era meramente a soma ou a junção dos elementos,
formando-se uma espécie de pacote. Insistiam em alegar que, ao se combinarem,
os elementos sensoriais formariam um novo padrão ou uma nova configuração. Essa
ideia se encontra na expressão conhecida como o todo é diferente da soma das
partes. Com isso, acreditavam que há mais na percepção do que os olhos veem: a
percepção vai muito além dos elementos sensoriais, dos dados físicos básicos
proporcionados aos órgãos dos sentidos. A base da sua posição estava assentada
ao enfoque na unidade da percepção entrada em Immanuel Kant (1724-1804),
alegando que quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados
mentais que parecem compostos de partes e pedaços. Para Kant esses elementos
são organizados de forma que tenham algum sentido, e não por meio de processos
de associação. Com isso,a percepção não é uma impressão passiva e uma
combinação de elementos sensoriais, mas uma organização ativa dos elementos de
modo que forma uma experiência coerente. Assim, a mente molda e forma os dados
originais da percepção. Franz Brentano também se opôs ao enfoque wundtiano,
propondo à psicologia o estudo do ato da experiência, considerando artificial a
introspecção e defendia uma observação menos rídica e mais direta da
experiência na forma como ela ocorre, estando mais próxima dos métodos da
Gestalt. Outra influência dessa corrente foi a fenomenologia, doutrina baseada
na descrição imparcial da experiência imediata na forma como ela ocorre, uma
abordagem do conhecimento com base em uma descrição imparcial da experiência
imediata conforme ela ocorre e não analisada ou reduzida a elementos. Essa
psicologia desenvolveu-se por um estudo de pesquisa conduzido, em 1910, por Max
Wertheier envolvendo a percepção do movimento aparente, ou seja, do movimento
quando não há efetivamente o movimento físico, referindo-se a essa expressão
como impressão do movimento, denominando essa noção de fenômeno phi, uma ilusão
de que dois focos fixos de luz piscante estão em movimento de um lugar para
outro.
Para
a Gestalt o cérebro é um sistema dinâmico em que todos os elementos ativos
interagem em determinado momento.
CONSTÂNCIA PERCEPTUAL – Depois dos estudos da percepção do
movimento aparente, deu-se a experiência da constância perceptual foi definida
como a qualidade de integridade ou plenitude da experiência perceptual, que não
se aterá mesmo com a mudança dos elementos sensoriais. O mesmo ocorre com a constância do tamanho e
do brilho em que os elementos sensoriais mudam, mas não a percepção. Nesses
casos, assim como no movimento aparente, a experiência perceptual é dotada da
qualidade da totalidade ou da integridade não encontrada em nenhuma parte
componente. Assim, existe uma diferença entre o caráter da estimulação
sensorial e da percepção em si. Em vista disso, o principio de organização
perceptual observa o movimento aparente, como unidades completas e não como
agrupamentos de sensações individuais, pois ela ocorre instantaneamente, sempre
que percebemos diversos padrões ou formatos.
Os
vários princípios de organização perceptual compreendem proximiade,
continuidade, semelhança, simplicidade e figura/fundo. Os estímulos são fatores
periféricos da organização perceptual.
INSIGHT – Identificado por Köhler como a
espontânea e aparente apreensão ou compreensão das relações, ou seja, a
aprendizagem ideacional e sustentada pelo conceito global ou molar.
PENSAMENTO HUMANO PRODUTIVO – A aprendizagem aplicada ao pensamento
criativo humano, proposta por Wertheimer considerava que o pensamento forma-se
como um todo e que o problema como um todo deve dominar as partes.
ISOMORFISMO – Os psicólogos da Gestalt descreveiam o
córtex cerebral como um sistema dinâmico em que os elementos ativos interafgem
em um determinado momento, sugerindo que a atividade cerebral é um processo
integral de configuração, a partir da ideia do movimento aparente e do fenômeno
phi. Assim, o isomorfismo é a doutrina que afirma existir uma correspondência
entre a experiência psicológica ou consciente e a experiência cerebral latente.
Assim, eles sugeriram que tal como o comportamento de um campo de força
eletromagnética em volta de uma imã, os campos de atividade neurais são
estabelecidos por processos eletromecânicos do cérebro em resposta aos impulsos
sensoriais.
WOLFGANG KÖHLER (1887-1967) – Foi o porta-voz do
movimento da Gestalt. Ele estudou macacos no Tenerife. Acreditando que a única
maneira de animais aprenderem era por meio de tentativa e erro, isto é,
tropeçando acidentalmente na resposta correta, acreditando, ainda, que eles
eram mais inteligentes do que pessoas ensinadas e que eram capazes de resolver
problemas de maneira muito semelhantes aos humanos. Esses animais estudados
exigiram uma maneira diferente de aprender, e suas ações levaram a uma outra
revolução na psicologia, a outra maneira de abordar o estudo da mente e do
comportamento. Ele sugeriu que a teoria da Gestalt consistia em uma lei geral da
natureza que pode ser amplamente aplicada em todas as ciências. Foi o único
psicólogo não judeu na Alemanha a protestar publicamente contra as demissões
dos intelectuais judeus.
MAX WERTHEIMER (1880-1943)– É um dos principais
fundadores da psicologia da Gestalt e fazia parte do primeiro grupo de
estudiosos a fugir da Alemanha nazista para os Estados Unidos, chegando em Nova
York em 1933, onde permaneceu até a sua morte.
KURT KOFFKA (1886-1941) – Foi o mais criativo dentre
os fundadores da psicologia da Gestalt; definindo a preocupação mais ampla dos
processos cognitivos, as questões relacionadas ao pensamento, a aprendizagem e
outros aspectos da experiência consciente e trabalhou com a psicologia do
desenvolvimento infantil.
REFERÊNCIAS
ATKINSON, Richard;
HILGARD, Ernest; ATKINSON, Rita; BEM, Daryl; HOEKSENA, Susan. Introdução à
Psicologia. São Paulo: Cengage, 2011.
DAVIDOFF, Linda.
Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
GAZZANIGA,
Michael; HEATHERTON, Todd. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento.
Porto Alegre: Artmed, 2005.
MORRIS, Charles;
MAISTO, Alberto. Introdução à psicologia. São Paulo: Pretence Hall, 2004.
MYERS, David.
Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
SCHULTZ, Duane;
SCHULTZ, Sydney. Historia da psicologia moderna.São Paulo: Cengage Learning,
2012.
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