sábado, 15 de novembro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA



GRUPO DE PESQUISA – Realizou-se na última sexta, dia 14 de novembro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva, comandado pela Profª Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento.
Na ocasião, a coordenadora permitiu a realização de debates que compreenderam uma abordagem histórica desde os primórdios, passando pela Idade Média, a Idade Moderna com o surgimento do paradigma mecanicista e sua trajetória, até o advento da Pós-Modernidade e a introdução do paradigma Holístico.
Em seguida, o pós-graduando e tesoureiro do grupo Weverky Farias fez explanação dos seus estudos voltados à Equoterapia, narrando suas experiências na área, reiterando a sua proposta de aprofundamento dos estudos para realização de trabalhos de pesquisa com o objetivo de proporcionar maior difusão sobre o assunto para a sociedade.
Logo após, a graduanda Daniella Nunes expôs seus estudos em parceria com Marcos Henrique Costa acerca da Terceira Idade, por meio pesquisa de Psicodrama, Gerontodrama e Neurociência.
Prosseguindo, o graduando Danrley Tenório expôs o desenvolvimento de suas atividades concernentes aos estudos relativos ao RPG, trazendo à tona o pensamento de Erik Erikson a respeito.
Por fim, o graduando Sérgio Marques considerou a possibilidade de deslocamento do grupo para participação do IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas (Enccult) que se realizará entre os dias 25 e 29 de novembro, em Santana do Ipanema, Alagoas, onde os membros apresentarão os trabalhos inscritos.

NOTÍCIAS

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA – Entre os dias 19 e 23 de novembro, acontecerá na Uninove, em São Paulo, o IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Na ocasião apresentaremos o pôster Contribuição do Teatro no Desenvolvimento da Linguagem Infantil: uma abordagem acerca da teoria de Vygotsky. Veja mais detalhes aqui.

IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ENCCULT – O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas – Enccult, acontecerá nos próximos dias 25 a 29 de novembro, na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, numa realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e universidades parceiras como a Ufal e o Ifal. Na ocasião apresentaremos os trabalhos Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade e O procedimento do professor diante de conduta indisciplinada do aluno à luz da Psicologia Comportamental e Cognitiva. Veja detalhes aqui.

DICAS DE LEITURA



VISÃO HOLÍSTICA EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO – O livro Visão holística em psicologia e educação, organizado por Dênis M. S. Brandão e Roberto Crema, trata das novas tendências da psicologia abordando temas como parapsicologia, psicologia transpessoal e o paradigma holístico, a nova consciência para a humanidade, as três orientações maiores de uma psicoterapia iniciática, a tanatologia e trabalho com o medo da morte, o esquecimento das origens holísticas na teoria e prática da gestalt-terapia, dimensões dos grandes grupos, os novos desafios e novas lideranças no facilitador holocentrado, as novas tendências da educação, educando a pessoa como um todo para um mundo como um todo, o processo da criatividade e seus bloqueios, a educação holística, as dimensões inexploradas de uma ecologia mental, a sintonia de todas as dimensões como um caminho para facilitar a passagem para a nova cultura, a consciência holística: passado e futuro se reencontrando, a paz no espírito dos homens e a Carta Magna da UnHI.


HOLISMO – O livro Holismo, ecologia e espiritualidade: caminhos de uma gestalt plena, de Jorge Ponciano Ribeiro, trata da temática do holismo e contato, transcendência e espiritualidade, gestalt, ecologia e espiritualidade, transcendência, espiritualidade e santidade, gestalt-terapia e espiritualidade, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Dênis; CREMA, Roberto (Orgs). Visão holística em psicologia e educação. São Paulo: Summus, 1991.
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Holismo, ecologia e espiritualidade: caminhos de uma gestalt plena. São Paulo: Summus, 2009.

Veja mais do Grupo de Pesquisa Aqui .