O PROJETO – Resultado das atividades desenvolvidas
pelo Grupo de Pesquisa de Psicologia
Social e Formação Humana, comandado pelo Professor Ms Cláudio Jorge Gomes
de Morais, realizou-se a elaboração
do Projeto Infância, Imagem e Literatura: uma experiência psicossocial na
comunidade do Jacaré – AL.
O projeto em referência foi inscrito e selecionado
pelo Núcleo de Projetos de Extensão (NPE), do Centro Universitário
Cesmac, em conformidade com o Edital Interno 02/2014 que contemplou 13
projetos na área de Saúde, 10 para Humanas e 7 para Exatas, para
desenvolvimento das atividades a partir do mês de fevereiro, com 11 meses de
duração e conclusão prevista para o mês de dezembro de 2015. Entre os
participantes estão alunos dos cursos de Psicologia, Jornalismo e Publicidade
do Cesmac.
Objetiva o projeto em referência o discurso literário imagético como forma
de inserção social da infância na comunidade do Jacaré-AL por meio da reflexão
de pertencimento dos grupos após o processo de modernização do litoral alagoano.
Mais precisamente objetiva o discurso literário imagético e os espaços
subjetivos da infância na pesquisa em Psicologia e Comunicação Social. Por objetivos específicos estão: reconstruir memórias da comunidade do
Jacaré-AL de ontem e hoje, privilegiando sua realidade histórica e cotidiana,
debatendo e possibilitando uma nova sociabilidade na comunidade através da
infância; construir a autenticidade da imagem, recuperando suas possíveis
leituras na instituição das representações sociais; confrontar o
discurso instituído e a realidade vivida socialmente pela infância na
comunidade; fomentar entre a
comunidade acadêmica, o exercício da Comunicação Social e da Psicologia
voltadas para a infância como uma problematização social na contemporaneidade.
Por
metodologia, o projeto realizará oficinas de fotografia, contação de histórias,
dramatizações, esquetes e atividades literárias/teatrais/musicais infantis
devidamente selecionadas a partir do eixo proposto pelo projeto. Também serão
utilizadas imagens, encenações e discussões acerca das questões vivenciadas
pelos sujeitos envolvidos com a comunidade. A perspectiva metodológica
envolverá o estabelecimento de um estudo da fotografia e da literatura,
reconstruindo sua interpretação histórica no contexto da realidade concreta;
problematizando o contexto geográfico ou psicossocial da vida cotidiana vivida
pelos sujeitos (infância) através das imagens e textos/dramatizações escolhidos
e devidamente estudados; compreensão através das fotos o sistema de relações e
representações, níveis de consciência, identificação e pertinência dos
indivíduos aos grupos; análise da importância da imagem, especificamente a
fotografia e a literatura infantil, no desenvolvimento da infância e dos
moradores como sujeitos históricos e comunitários; interpretação e relação dos estudos
do material coletado com as informações desenvolvidas durante o processo de
exibição e apresentações através de uma postura interdisciplinar que tem como
objetivo a transformação do trauma em consciência histórica; e efetuar uma
pesquisa sobre a relação entre fotografia, literatura infantil e memória na
comunidade, através da interdisciplinaridade e instituição efetiva da importância
desses suportes a partir das novas formas e práticas que a sociabilidade atual
impõe aos sujeitos.
A
COMUNIDADE JACARÉ – A comunidade em referência pertence ao município
de Marechal Deodoro, localizado na Mesorregião do Leste Alagoano e na microrregião Geográfica
de Maceió. Nessa comunidade será efetuada uma reflexão de todo o processo sobre habitação e sobre a
população da comunidade, na observância do impacto de transformações a serem
vivenciadas na localidade por meio da fotografia e atividades literárias/dramatizações
no que diz respeito às questões do cotidiano da comunidade e, assim, confrontar
o discurso instituído e a realidade vivida pela comunidade em questão, no
compartilhamento das
experiências e das transformações dentro do exercício de uma comunicação
dialógica que atenda às necessidades de uma ação para emancipação humana.
CLAUDIO JORGE GOMES DE
MORAIS – O professor
Cláudio Jorge Gomes de Morais é licenciado em História pela
Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Mestre em Educação pela
Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor do Centro
Universitário Cesmac nos cursos de Psicologia, Jornalismo e Publicidade. Possui
vários artigos publicados em diversos veículos impressos e da internet, com
experiência na área de Educação e ênfase em História e Teoria da Educação,
atuando principalmente nos seguintes temas: estética, história, cinema,
modernidade e comunicação.
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