QUALIDADE
NA GESTÃO ESCOLAR – Para tratar sobre esse tema evidencia-se a necessidade de
se abordar inicialmente a gestão, conceitos e definições, a gestão
organizacional, a introdução da qualidade na gestão, a gestão na organização
escolar, os processos de gestão escolar, infraestrutura da dimensão escolar e,
por consequência, pode-se realizar um estudo de caso envolvendo uma escola
pública que compreenda uma pesquisa de campo que envolva professores e aluno
por meio de instrumento questionário para se avaliar a realidade da qualidade
na gestão escolar.
REFERÊNCIAS BÁSICAS
ALVES, José M. Organização, gestão e projecto educativo das
escolas. Lisboa: Asa, 1998
ANSOFF,
H. Igor & McDONNEL, Edward J. Implantando a administração estratégica. São
Paulo: Atlas, 1993.
ASSMANN,
Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação - epistemologia e didática. São Paulo:UNIMEP,1998.
AZEVEDO, Janete M. Lins. A educação como política pública.
Campinas: Autores Associados, 1997.
BASTOS, Lília da Rocha et alli. Manual para elaboração de projetos
e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro:
LTC, 1995.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais; bases legais. Brasília:
Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRUNER, Luc. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: As
organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
BULGACOV, Sérgio (Org.). Manual de gestão
empresarial. São Paulo: Atlas, 1999
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1997
________. Introdução à teoria geral da administração. Rio de
Janeiro: Campus, 2000.
DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. Profissional competente: em
benefício de que interesses? Blumenau: URB, 1998.
DRUCKER, Peter. Sociedade Pós-capitalista. São Paulo: Pioneira,
1996
__________. Administrando em tempos de grandes mudanças. São
Paulo: Pioneira, 1999
__________. A gestão como
função social. São Paulo: Executive Digest, setembro, 2001 ENRIQUEZ, Eugène. A
organização em análise. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997
FERREIRA, Naura (Org.). Gestão democrática da educação: atuais
tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998
FULLAN, Michael & HARGREAVES, Andy. A escola como organização
aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas,
2000.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo, Cortez: Autores
associados, 1992.
___________. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes
Médicas, 2000.
___________ e ROMÃO. José E(orgs.). Autonomia da Escola:
Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez, 1997
GIL, Antonio de Loureiro. Auditoria da Qualidade. São Paulo:
Atlas, 1994.
GOMES, Josir Simeone & SALAS, Joan M. Amat. Controle de
Gestão: uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas,1999
HORA, Dinair Leal. Gestão Democrática Escolar. Campinas, SP:
Papirus, 1994.
IAMAMOTO, Marilda. O serviço social na contemporaneidade: trabalho
e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2000.
IMPARATO,
Nicholas & HARARI, Oren. A grande virada. Rio de Janeiro: Campus, 1997
JURAN, J.M. Planejando para a qualidade. São Paulo:Pioneira, 2000
LEMES
JUNIOR, Antonio B. Gestão financeira nas pequenas e médias empresas. In: Manual
de Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas, 1999
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da
escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas,
2000
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. RJ: Bertrand Brasil, 1997.
_______. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto
Piaget,1990.
_______. O
Método I – A natureza da natureza. Lisboa: Europa-América,1977.
NOVÓA, António ett all. As organizações escolares em análise.
Lisboa: Dom Quixote, 1995
PARO, Vitor Henrique. A Gestão de Escola Pública de 1º e 2º Graus
e a Teoria Administrativa. RBAE- Brasília, V.4, nº 2, jul/dez. 1986, p.22-28.
PEREZ JÚNIOR. Et al. Gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas,
1999.
_______.
Controladoria de gestão. São Paulo: Atlas, 1997
PERRENOUD, Philippe. 10 novas experiências para ensinar. Porto
Alegre: Artmed, 2000.
RODRIGUES, Neidson. Estórias de Quem Gosta de Ensinar. São Paulo:
Cortez,1986.
_______ Da Mistificação da Escola à Escola Necessária. São Paulo:
Cortez,1987.
_______ Lições do Príncipe e Outras Lições. São Paulo: Cortez,
1988.
SENAC.DN. Qualidade em recursos humanos. Francisco F. Rodrigues;
Neise F. da Silva; Lourdes Hargreaves. Rio de Janeiro: SENAN/DN/DFP, 1996.
________. Administração de pessoal e recursos humanos. Francisco F
Rodrigues. Rio de Janeiro: SENAC/DN/DFP, 1996.
SMITH, Douglas K. Fazendo a mudança acontecer. Rio de Janeiro:
Campus, 1997
SORATTO, Lúcia & HECKER, Cristiane. Os trabalhadores e seu
trabalho. In: Educação: carinho e trabalho. Petrópolis (RJ) Vozes/CNT/UnB,
1999.
TEBOUL, James. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de
Janeiro: Qualitymark, 1991