MEIO
AMBIENTE NA ESCOLA – Para abordar a temática proposta faz-se necessário efetuar
uma revisão da literatura com abordagem aos conceitos e origens da ecologia, o
homem e sua ação no progresso e na degradação, as previsões da Constituição
Federal de 1988, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a LDB, o
meio ambiente e a educação ambiental, a educação e os seus princípios, a educação
ambiental e seus conceitos e aplicações, a transversalidade e o desenvolvimento
sustentável.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS
AGENDA
21 BRASILEIRA. Debates estaduais. Propostas de Alagoas. Maceió: Banco do
Nordeste/IMA/SUDENE, 2000.
AGUESSE,
Pièrre. Chaves da ecologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
ALAGOAS.
Estratégia de desenvolvimento. Processo de Planejamento estratégico de Maceió. Maceió:
Prefeitura Municipal de Maceió/Secretaria Municipal de Planejamento, 1997.
ALBUQUERQUE,
Junia Ivo. A educação ambiental na Escola Técnica Federal de Alagoas.
Monografia do Curso de Especialização em Análise Ambiental. Maceió:
Agosto,1993.
ALVES-MAZZOTTI,
Alda J. & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e
sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
ARAUJO,
Ulisses Ferreira. Temas transversais em educação. São Paulo: Ática, 1998
BAPTISTA
FILHO, Olavo. O homem e a ecologia: atualidades sobre problemas brasileiros.
São Paulo: Pioneira, 1977
BRANCO,
Samuel Murgel. O meio ambiente em debate. São Paulo: Moderna, 1988.
BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria
de Educação Média e Tecnológica, 1999.
______.
Subsídios técnicos para elaboração do relatório nacional do Brasil para a
CNUMAD. Versão Preliminar. Brasília: CIMA, 1991.
______.
Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília: Ministério
do Trabalho, 1995
_____.
Educação profissional: parâmetros curriculares da educação profissional de
nível técnico. Área profissional: Meio Ambiente. Brasília: MEC, 2000.
______.
Educação Profissional: referenciais curriculares nacionais da educação
profissional de nível técnico. Introdução. Brasília: MEC, 2000.
BURNHAM,
T. F. Educação ambiental e reconstrução do currículo escolar. Campinas:
Papirus, 1993
BURSZTYN,
Marcel (org). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo:
Brasiliense, 1993.
CARNEIRO,
Moaci Alves. LDB Fácil. Petropólis: Vozes, 1998
CASTRO,
Newton (Coord.). A questão ambiental e as empresas. Brasília: SEBRAE, 1998.
CHIAVENATO,
Júlio José. O massacre da natureza. São Paulo: Moderna, 1989.
DAJOZ,
Roger. Ecologia geral. São Paulo: Vozes/Universidade de São Paulo, 1973
DESLANDES,
Suely Ferreira. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994
DIAS,
Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia,
1994.
DIEGUES,
Antonio Carlos. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da
crítica dos modelos aos novos paradigmas. in: São Paulo em Perspectiva, 6 (1-2)
22-29, jan/jun, 1992. P.28
DORNAS,
R. Diretrizes e bases da educação nacional. Belo Horizonte: Modelo, 1997
FREIRE,
Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
GADOTTI,
Moacir (Org). Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000
GOMES,
Celeste L. S. Pereira. Responsabilidade e sanção penal nos crimes contra o meio
ambiente. São Paulo: Editora Oliveira Mendes, 1998.
HELENE,
Maria E.M. & BICUDO, Marcelo Briza. Sociedades sustentáveis. São Paulo:
Scipione, 1994
KUENZER,
A Z. Ensino médio e profissional. São Paulo: Cortez, 1997
LOPES,
Mauricio Antonio Ribeiro Lopes. Código penal. São Paulo: Editora Revista dos
Tribunais, 2000.
MAIOLINO,
Sílvia. É preciso saber. Rio de Janeiro: Revista Bio, p.31-33, set/out, 1993.
MARTINS,
Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? São
Paulo: Autores Associados, 2000.
MEDINA,
Naná Minimi. Breve Histórico da Educação Ambiental, in: Educação ambiental:
caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPÊ, 1997.
NOVAES,
Washington (Coord). Agenda 21 brasileira - bases para discussão. Brasília:
MMA/PNUD, 2000.
OLIVEIRA,
Elísio Marcio de. Educação ambiental: uma possível abordagem. Brasília:
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1996.
OLIVEIRA,
Gabriela P. A educação ambiental e a formação dos jovens. In: Educação
Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPÊ, 1997.
OLIVEIRA,
Paulo Jorge et alli. Diagnóstico do curso de saneamento da Escola Técnica
Federal de Alagoas. Maceió: CEFET, 1998
PÁDUA,
Suzana Machado, & TABANEZ, Marlene Francisca (org). Educação Ambiental:
caminhos trilhados no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisas Ecológicas,
1997.
PASTL,
Alois. O saneamento básico na melhoria da qualidade de vida em pequenas comunidades.
Projeto de pesquisa. Maceió: CEFET, 1997.
RODRIGUES,
Luiz Dias (org.). Educação popular: temas convergentes. João Pessoa: Editora
Universitária, 1999.
RODRIGUES,
Sérgio de Almeida. Destruição e equilíbrio: o homem e o ambiente no espaço e no
tempo. São Paulo: Atual, 1989.
SACHS,
Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI. in: Para pensar o
desenvolvimento sustentável. São Paulo:
Brasiliense, 1993.
SANTOS,
Elizabeth da Conceição. Escola de Educação Ambiental. in Educação Ambiental,
Brasília: IPÊ, 1997.
SARMENTO,
George. Meio ambiente: crimes e contravenções. Maceió: Projeto IMA/GTZ, 1994.
SILVEIRA,
Flávia Peixoto. Seminário sobre educação ambiental e participação comunitária.
Rio de Janeiro: Revista Engenharia Sanitária, 24:4, out/nov/dez/, 1985, p.
436-438.
SORRENTINO,
Marcos. Universidade, formação ambiental e educação popular. in: Temas em
educação. João Pessoa: UFPB, 1995
TOMMASI,
Luiz Roberto. A degradação do meio ambiente. São Paulo: Nobel, 1976
UNESCO.
Conferência intergovernamental sobre educação ambiental. Informe final. Paris,
1978.
YUS,
Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed,
1998.
WEID,
Nahyda von der. A formação de professores em educação ambiental à luz da Agenda
21. in: Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: Ipê, 1997
VAMOS APRUMAR A CONVERSA?
Dê livros de presente para as crianças.
Aprume aqui
.