PSICOLOGIA
NA ESCOLA E PREVENÇÃO DE DST/AIDS – Para tratar dessa temática em um trabalho
acadêmico, faz-se conveniente efetuar uma revisão da literatura acerca da
DTS/AIDS, definindo o papel da psicológica sob a perspectiva do adolescente e
da escola pública, considerar sobre a LDB e os PCN do Ensino Fundamental ou
Médio, abordar sobre a sexualidade e a educação sexual, os temas transversais
saúde e orientação sexual, realizando, por fim, um estudo de caso por meio de uma
pesquisa de campo em uma escola pública para observar sobre a realidade
encontrada. Veja mais aqui, aqui e aqui.
REFERÊNCIA
BÁSICA:
BARBARÁ,
Andrea; SACHETTI, Virginia; CREPALDI, Maria Aparecida. Contribuições das
representações sociais ao estudo da Aids. Interação em Psicologia, 9(2), p.
331-339, 2005.
BELO,
M. A. V. & SILVA, J. L.P. Conhecimento, atitude e prática sobre métodos
anticoncepcionais entre adolescentes gestantes. Rev. Saúde Pública, v. 38, n.4,
p. 479-487, 2004.
BRASIL.
Constituição Federal de 1988. São Paulo: Saraiva, 2002.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade
cultural, orientação sexual.
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_______. Parâmetros
Curriculares Nacionais: bases legais. Brasília: Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Básica, 1999.
_______. Parâmetros
Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília:
Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 1998.
______.
Prevenir é sempre melhor. Brasília: Ministério da Saúde, 1998.
______. Adolescentes e jovens para a educação entre pares:
prevenção das DST, HIV e Aids. Brasília: MS/MEC, 2011.
BRÊTAS, José Roberto; OHARA, Conceição; JARDIM,
Dulcilene; MUROVA, Renata. Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes
adolescentes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.43, nº 3,
São Paulo, set, 2009.
CAMARGO,
Brigido; BERTOLDO, Raquel. Comparação
da vulnerabilidade de estudantes da escola pública e particular em relação ao
HIV. Estudo de Psicologia, vol.23, nº4, Campinas, Out/Dez, 2006.
CARNEIRO,
Moaci Alves. LDB fácil. Petrópolis: Vozes, 1998.
DUARTE, Regina. Conhecimentos e prevenção de DST/AIDS em
adolescentes. São Paulo: UMSP/PPS, 2008.
FAÇANHA,
Mônica; MENEZES, Beatriz; MELO, Marina; PINHEIRO, Adivânia; CARVALHO, Cecilia;
PORTO, Ivna; PEREIRA, Larissa. Conhecimento sobre reprodução e sexo seguro de
adolescentes em uma escola de ensino médio de Fortaleza – Ceará. DST J Bras Sex
Transm, 16(2): 5-9, 2004.
FOUCAULT, Michel. História
da sexualidade: a vontade do saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
_______. História da sexualidade:
uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
_______. História da
Sexualidade: cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2001.
GIACOMOZZI,
Andréia; CAMARGO, Brígido; WACHELKE, João; AGUAR, Adriana. Relações amorosas, comportamento sexual e
vulnerabilidade de adolescentes afrodescendentes e brancos em relação ao
HIV/AIDS. Saúde e Sociedade, vol.19, supl.2, São Paulo, dez, 2010.
LIMA, Monica; BRITO, Manuela; FIRMINO, Alice. Formação em
Psicologia para a atenção básica à saúde e a integração
universidade-serviço-comunidade. Psicologia Ciência e Profissão, vol. 31, núm.
4, pp. 856-867, 2011.
MARQUES,
Elisângela de Souza; MENDES, Dione Alves; TORNIS, Nicolly Helen Morais; LOPES,
Carmen Luci Rodriques; BARBOSA, Maria Alves. O conhecimento dos escolares adolescentes
sobre doenças sexualmente transmissíveis. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 08, n. 01, p. 58 – 62, 2006.
MONTEIRO,
Simone; FRAGA, Livia; REBELLO, Sandra; PEREIRA, Zilene. O uso de um recurso
multimídia sobre DST/AIDS com estudantes da rede pública do Rio de Janeiro: o
caso do jogo Zig-Zaids. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Florianópolis, 2009.
NASCIMENTO, Vanda; BRIGAGÃO, Jacqueline; BICHARA, Tatiana;
ARAGAKI, Sergio; SPINK. Peter. Práticas
profissionais do(a) psicólogo(a) no campo das DST/AIDS. Brasília: CFP/CRTPPP, 2009.
RUA,
Maria das Graças; ABRAMOVAY, Miriam. Avaliação das ações de prevenção de
DST/AIDS e uso indevido de drogas nas escolas de ensino fundamental e médio em
capitais brasileiras. Brasília: UNESCO/Telecom/Fundação Kellogg/BIRD, 2001./
SAYÃO,
Y. Orientação Sexual na escola: os
territórios possíveis e necessários. In: Sexualidade na escola: alternativas
teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
_____.
Saber o sexo? Os problemas da
informação sexual e o papel da escola. In:. Sexualidade na escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997b.
WIESE,
Iria; SALDANHA, Ana Alayde. Vulnerabilidade
dos adolescentes às DST/AIDS: ainda uma questão de gênero? Psicologia, Saúde
& Doenças, v.12, nº1, Lisboa, 2011.
ZAN, R P. Educação sexual:
sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência. São Paulo: Atheneu,
2001.
VAMOS APRUMAR A CONVERSA?
Dê livros de presente para as crianças.