AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – Para desenvolver um trabalho
acadêmico nessa área é de fundamental importância efetuar um enquadramento
teórico por meio de uma revisão da literatura que contemple uma abordagem
histórica acerca das tecnologias voltadas para a educação, a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDB), as aplicações educativas das tecnologias da
informação e da comunciação, a utilização de elementos tecnológicos, material
impresso, televisão e vídeo, as redes sociais, a informática, a internet, o
reflexo dessas tecnologias na prática pedagógica, levando, com isso, ao
desenvolvimento de um estudo de caso em uma determinada instituição escolar nos
seus mais diferentes níveis de educação, fechando com uma pesquisa de campo
acerca da realidade da tecnologia na educação.
REFERÊNCIAS BÁSICAS
ALVES. José Matias. Organização, gestão e projeto educativo das
escolas. Lisboa: Asa, 1998
ALVES-MAZZOTTI,
Alda J. & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e
sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
ARROYO,
Miguel et alli. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez,
1999.
ASSMANN,
Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes,
1998
BELLONI,
Maria Luiza. O vídeo na pré-escola. Rio de Janeiro: Tecnologia Educacional,
v.28 (144) 30-36, jan/fev/mar, 1999
______. O papel da televisão no processo
de socialização. Série Sociologia nº 89. Brasília: UnB, 1992.
______. A mundialização da cultura.
Revista Sociedade e Estado, nº 1/2. 1994, vol. IX.
______. Escola versus televisão: Uma
questão de linguagem. Revista Educação & Sociedade nº 52, 1995a.
BORGES, Edmar, BORGES, Marcos Augusto,
& BARANAUSKAS, Maria Cecilia Calani. Da simulação à criação de modelos - um
contexto para a aprendizagem na empresa. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA
EDUCAÇÂO, VI, Florianópolis - SC - Brasil, 1995. p. 154-165.
BOSKER, Roel J,
et alli. As organizações
escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995
BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria
de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRUNET,
Luc. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: As organizações escolares em
análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995
CARNEIRO,
Moaci Alves. LDB Fácil. Petropólis: Vozes, 1998
CASAS, Luis Alberto Alfaro. Modelagem de
um gerador de materiais educativos computadorizados num ambiente de multimídia.
Florianópolis: UFSC, 1994. ____,. Contribuições para a modelagem de um ambiente
inteligente de educação baseado em realidade virtual. Florianópolis: UFSC,
1997.
CASAS, Luis Alberto Alfaro, BRIDI, Vera
Lúcia & FIALHO,Francisco Antonio Pereira. Construção de conhecimento por
imersão em ambientes de Realidade Virtual. Belo Horizonte: Angelo de Moura
Guimarães, 1996
CASAS, Luis Alberto Alfaro, FIALHO,
Francisco Antonio Pereira & MAIA, Luiz Fernando Jacintho. Ambientes
inteligentes para la educacion basados en realidad virtual.: La Paz:
Universidad de Aquino, 1998
CHAVES, Eduardo. Computadores: máquinas de ensinar ou ferramentas
para aprender? Brasília: Ilíada, 1993
COSTA,
Ana Rita F. et alli. Orientações Metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. Maceió: Edufal, 1999
COSTA,
Antônio Carlos da Rocha. Inteligência
Artificial Construtivista: principios gerais e perspectivas de cooperação com a
informática na educação. Porto Alegre: UFGRS. 1995.
COSTA, E. B. Um modelo de Ambiente
Interativo de Ensino-Aprendizagem baseado numa Arquitetura Multi-Agentes.
Campina Grande: UFPB, 1997
DESLANDES,
Suely Ferreira. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994
DORNAS,
R. Diretrizes e bases da educação nacional. Belo Horizonte: Modelo, 1997
FIALHO,
Francisco Antonio Pereira. Modelagem computacional da equilibração das
estruturas cognitivas como proposto por Jean Piaget. Florianópolis: UFSC, 1994.
FIORENTINI,
Leda Maria Rangearo & CARNEIRO, Vânia Lucia. TV na escola e os desafios de
hoje. Brasília: UnB, 2000
FONSECA, Victor da. Aprender a aprender. A
educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998
FOSNOT,
Twomey Catherine. Construtivismo:
teoria, perspectivas e prática pedagógica. Porto Alegre: ArtMed, 1998
FREINET, C. Pedagogia de bom senso.
Lisboa: Martins Fontes. 1988.
____,. O método natural I. a aprendizagem
da língua. Lisboa:Estampa, 1989. ____,. O método natural II. a aprendizagem do
desenho. Lisboa: Estampa. 1977
____,. O método natural III. A
aprendizagem da escrita. Lisboa. Estampa, 1989a.
FREINET, Elise. Nascimento de uma
pedagogia popular. Os métodos Freinet. Lisboa. Estampa, 1969.
FREIRE,
Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
____________.
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREITAS, Mara Teresa de Assunção.
Vygotsky e Bakhtin. psicologia e educação um hipertexto. São Paulo: Ática, 1994
GADOTTI, Moacir (Org). Perspectivas atuais da
educação. Porto Alegre: Artmed, 2000
GAGNÉ, Robert M. Princípios Essenciais da
Aprendizagem para o Ensino. Porto Alegre: Globo, 1980.
____,. Como se realiza a aprendizagem.
Rio de Janeiro: LTC, 1974
GARCIA, C.M. A formação de professores:
Novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In:
Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
GIDDENS, A. As conseqüências da
modernidade. São Paulo: Unesp, 1991
GIROUX,
Henri. Teoria crítica da resistência da educação. Petrópolis: Vozes, 1986
GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de
aprendizagem e práticas pedagógicas. Educ. Ver. Belo Horizonte (1). 24.3.
Jul. 1985.
KENSKI,
Vani Moreira. A profissão do professor em um mudo em rede: exigências de hoje,
tendências e construção do amanhã: professores, o futuro é hoje. Rio de
Janeiro: Tecnologia Educacional, v.26, n.º 143, out/nov, 1998
LÈVY, Pierre. As Tecnologias a Inteligência – o futuro do
pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34, 1999
_____. A Inteligência Coletiva: Por uma antropologia do
ciberespaço. São Paulo: Loiola, 1998.
_________. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34,
1996.
LIMA, Patrícia. Novas tecnologias da informação e comunicação e
formação de professores nos cursos. Florianópolis: UFSC, 2001
LOLLINI, Paolo. Didática e Computador: quando e como a informática
na escola. São Paulo: Loiola, 1991.
MAZZONE, J. O sistema "enxuto"
e a educação no Brasil. Em computadores e conhecimento - Repensando a educação.
Campinas: Unicamp, 1993.
MELLO,
Guiomar Namo. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro
milênio. São Paulo: Cortez, 1998
MERCADO,
Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias.
Maceió: Edufal, 1999
________.
A Internet como ambiente de pesquisa na escola. Belo Horinzonte: Presença
Pedagógica, v.7, n.º 38, 53-65, mar/abr. 2001
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento:
pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro - São Paulo: ABRASCO/HUCITEC,
1992
MORAN,
J. Mudar a forma de ensinar com a Internet: transformar a aula em pesquisa e
comunicação. Brasília: MEC, 1998
__________.
Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas: Papirus, 2000
__________. Mudanças na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas,
2000
NÓVOA, Antonio. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom
Quixote, 1995
__________. Os
professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PERRIAULT, J. La
communication du savoir à distance. Paris: L'Harmattan, 1996.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. Rio de
Janeiro: José Olímpio, 1994.
PINHEIRO, Hélder & LUCIO, Ana Cristina. Cordel
na sala de aula. São Paulo: Duas cidades, 2001
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um
novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro, Interciência, 1978.
PRETTO, N.L. A escola com/sem futuro.
Campinas: Papirus, 1996.
RIBEIRO,
Vera Masagão (org). Educação para jovens e adultos. Brasília: MEC, 1998
SANDOVAL,
L. G. Educação versus pobreza. In: Professores: formação e profissão. Campinas:
Cortez / São Paulo: NUPES, 1996
SEARLE, John R. Expressão e Significado.
Estudos da teoria dos atos de fala. São Paulo: Martin Fontes, 1995
____,. John R. Intencionalidade São
Paulo; Martin Fontes, 1995a.
SRBEK,
Wellington. Quadrinhos, arte educativa? Belo Horizonte: Presença Pedagógica, v.
7, n.º 39 19-29, mai/jun, 2001
TANURI,
Leonor Maria. História da formação de professores. In: 500 anos de educação
escolar. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n° 14 (número especial),
Campinas - SP: Autores Associados, 2000
TRINDADE, A R. Introdução à comunicação
educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento.
São Paulo: NIED/Unicamp, 1996.
VERA,
Asti. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Globo, 1983.
YUS,
Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed,
1998.