A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – Para desenvolver trabalho acadêmico
sobre esta temática, há a necessidade de se desenvolver uma abordagem histórica
acerca da educação no contexto desde os jesuítas que compreendem da Colônia ao
Império, deste até a República, A nova educação e o desenvolvimento no período
entre 1930 e 1964, o tecnicismo e o golpe militar, a Constituição Federal de
1988 e a redemocratização, até as previsões constitucionais acerca da educação
para desenvolvimento da fundamentação confeitual. A partir de então, dá-se a
observância da LDB 9394/96, os parâmetros curriculares, o Ensino Fundamental, a formação de
professores e a prática pedagógica no Ensino Fundamental, observadas por meio
de uma pesquisa de campo.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS.
ALBUQUERQUE,
João Pessoa de (1999). Inovações da LDB. In: Educação: Revista da Associação
Brasileira de Educação, n.º 99, pp.12-15, Rio de Janeiro, nov/dez.
ALONSO,
Myrtes (1999). Formar professores para uma nova escola. In: O trabalho docente:
teoria & prática. São Paulo: Editora Pioneira.
ALVES,
Neila Guimarães (2004). Formação de professores: possibilidade do imprevisível.
Rio de Janeiro: Editora DP&A.
ALVES,
Nilda (1999). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Editora Cortez.
ARROYO,
Miguel et alli (1999). Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo:
Editora Cortez.
BARBOSA, Raquel Lazzari (2004). Trajetórias e perspectivas da
formação de educadores. São Paulo:UNESP.
BEHRENS, Marilda Aparecida (2000). O Paradigma Emergente e a
Prática Pedagógica. Curitiba: Edutira Champagnat.
BELLONI,
Maria Luiza (1999). O vídeo na pré-escola. Rio de Janeiro: Tecnologia
Educacional, v.28 (144) 30-36, jan/fev/mar.
BENEVIDES,
Maria Victoria de M (1991) A cidadania ativa: referendo, plebiscito e
iniciativa Popular. São Paulo: Editora Ática.
BONFIM,
David (1998) Pedagogia no treinamento. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark.
BORDENAVE, Juan Diaz & PEREIRA, Aldair Martins Pereira (1977).
Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Editora Vozes.
BRZEZINSKI,
Iria (1998). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Editora
Cortez
CAMPANHOLE,
Adriano & CAMPANHOLE, Hilton Lobo (1976). Todas as Constituições do Brasil.
São Paulo: Editora Atlas.
CARNEIRO,
Moaci Alves (1998). LDB fácil. Petrópolis: Editora Vozes.
CARVALHO,
Anna Maria Pessoa (2003). Formação continuada de professores: uma releitura das
áreas de conteúdo. São Paulo: Editora Pioneira.
DALMAS, A (1994). Planejamento participativo na escola:
elaboração, acompanhamento e avaliação. Petrópolis: Editora Vozes.
DELORS,
Jacques (1999). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/MEC/UNESCO.
DELVAL,
Juan (2001). Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Editora
Artmed.
DEMO,
Pedro (1997). A nova LDB: Ranços e avanços. São Paulo: Papirus.
________
(2004). Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis/RJ:
Editora Vozes.
DOMITE,
Maria do Carmo (2003). A formação de professores como uma atividade de
formulação de problemas: educação matemática no centro das atenções. In:
Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. São
Paulo: Editora Pioneira.
DORNAS,
R (1997). Diretrizes e bases da educação nacional. Belo Horizonte: Editora
Modelo.
ESTRELA,
Maria Tereza & ESTRELA, Albano (2001). Ira – investigação, reflexão, acção
e formação de professores: estudo de caso. Porto: Editora Porto.
EYNG, Ana Maria (2002). Projeto Político Pedagógico: planejamento
e gestão da Escola. Revista Educação em Movimento. Curitiba,
v.1, n 2, mai./ago.
________ (2002). Projeto Pedagógico: construção coletiva da
Identidade da Escola – Um Desafio Permanente. Revista Educação em movimento. Champagnat,
v.1 – n.1. jan./abril.
FERREIRA,
Nilda T (1993). Cidadania. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
FIORENTINI,
Leda Maria Rangearo & CARNEIRO, Vânia Lucia (2000). TV na escola e os
desafios de hoje. Brasília: UnB.
FREIRE,
Paulo (1983). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
________(1981).
Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
________
(1980). Conscientização: teoria e prática. São Paulo: Editora Moraes.
________
(1998). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de
Janeiro: Editora Paz e Terra.
________
(1987). A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São
Paulo: Editora Autores Associados/Cortez.
GADOTTI,
Moacir et alli (2000). Perspectivas atuais da educação. São Paulo: Editora
Artmed.
_________(1998).
Construindo a escola cidadã. Brasília: MEC.
GARCIA,
C.M (1992). A formação de professores: Novas perspectivas baseadas na
investigação sobre o pensamento do professor. In: Os professores e sua formação.
Lisboa: Dom Quixote.
GIROUX,
Henri (1986). Teoria crítica da resistência da educação. Petrópolis: Editora
Vozes.
GOFFREDO, Vera Lúcia (1999). Educação: direito de todos os
brasileiros. In: Educação especial: Tendências atuais. Brasília: MEC/SEED.
________ (1999b). A escola como espaço inclusivo. In: Educação
especial: tendências atuais. Brasília: MEC/SEED.
_________ (1999c). Como formar professores para uma escola
inclusiva. In: Educação especial: tendências atuais. Brasília: MEC/SEED.
IMBERNÓN,
Francisco (2001). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. São Paulo: Editora Cortez
KENSKI,
Vani Moreira (1998). A profissão do professor em um mudo em rede: exigências de
hoje, tendências e construção do amanhã: professores, o futuro é hoje. Rio de
Janeiro: Tecnologia Educacional, v.26, n.º 143, out/nov.
KUENZER,
A Z (1997). Ensino médio e profissional. São Paulo: Editora Cortez.
_________ (1998). As mudanças no mundo do trabalho e a educação:
novos desafios para a gestão. In: Gestão democrática da educação. São Paulo:
Cortez.
KULLOK,
Maisa Gomes Brandão (1999). Formação de professor: do nível médio ao nível
superior. Maceió: Catavento.
LA TORRE,
Saturnino & BARRIOS, Oscar (2002). Curso
de formação para educadores. São Paulo: Madras.
LIBÂNEO,
José Carlos (2001). Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia:
Alternativa.
________
(1990). Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola.
MELLO, G N (1998). Cidadania e competitividade: desafios
educacionais para o terceiro milênio. São Paulo: Cortez.
MERCADO,
Luís Paulo Leopoldo (1999). Formação continuada de professores e novas
tecnologias. Maceió: Edufal.
________
(2001). A Internet como ambiente de pesquisa na escola. Belo Horinzonte:
Presença Pedagógica, v.7, n.º 38, 53-65, mar/abr.
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO (1998). Ministério da Educação. Bases para um Ensino de Qualidade.
Brasília, INEP.
_______
(1999). Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In:
Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação.
_______
(1999). Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília:
Ministério da Educação. SEEC.
MORAES, Maria Cândida (1997). O Paradigma Educacional Emergente.
São Paulo: Práxis.
MORAN,
J (1998). Mudar a forma de ensinar com a Internet: transformar a aula em
pesquisa e comunicação. Brasília: MEC.
__________
(2000). Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas: Papirus.
MORIN,
Edgar (2001). Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:
Cortez/Unesco.
OZMON,
Howard & CRAVER, Samuel (2004). Fundamentos filosóficos da educação. Porto
Alegre: Artmed.
PALMA
FILHO, João Cardoso (2004). A política nacional de formação de professores. In:
Trajetórias e perspectivas da formação de educadores.
São Paulo:UNESP.
PAQUAY,
Leopold et al (2001). Formando professores profissionais: quais estratégias?
Quais competências? Porto Alegre: Artmed.
PATTO, Maria Helena Souza (2004). Formação de professores: o lugar
das humanidades. In: Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São
Paulo:UNESP.
PERRENOUD,
Philippe (2000). 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
________ (1993). Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e
Formação: perspectivas sociológicas. Portugal. Nova Enciclopédia.
_________ (1999) Avaliação Da Excelência À Regulação Das
Aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, ARTMED.
PERREOUND,
Philippe et al (2001). Formando professores
profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed.
_________ (20002). As competências para ensinar no século XXI: a
formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed.
PINHEIRO,
Hélder & LUCIO, Ana Cristina (2001). Cordel na sala de aula. São Paulo:
Duas cidades.
QUELUZ, Ana Gracinda (1996). Educação sem fronteiras: em discussão
o ensino superior. São Paulo: Pioneira.
QUELUZ,
Ana & ALONSO, Myrtes (1999). O trabalho docente: teoria e prática. São
Paulo: Pioneira.
RANIERI, Nina B (2000). Educação superior, direito e Estado: na
Lei de Diretrizes e Bases. São Paulo: USP/FAPESP.
RIBEIRO,
Antonio Carrilho (1990). Formar professores: elementos para uma teoria prática
da formação. Lisboa: Texto.
RIBEIRO,
Maria Luisa Santos (1995). História da educação brasileira: a organização
escolar. São Paulo: Autores Associados.
RIBEIRO,
Maria Solange Pereira (1994). Desenvolvimento de coleção na biblioteca escolar:
uma contribuição a formação crítica sócio-cultural do educando.
Transinformação, Campinas, v. 6, n.1/3, jan./dez.
RIBEIRO,
Vera Masagão (1998). Educação para jovens e adultos. Brasília: MEC.
RODRIGUES, David (2001). Educação e diferença: valores e práticas
para uma educação inclusiva. Porto: Porto.
ROMANELLI,
Otaiza (1995). História da educação brasileira. Petrópolis: Vozes.
SAVIANI,
Dermeval (1996). A nova lei da educação - LDB. São Paulo: Autores Associados.
_________
(1996). Educação Brasileira: estrutura e sistema. São Paulo: Autores
Associados.
TRINDADE,
Hélgio (1999). Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder.
Revista Brasileira de Educação - n.º 10, pp.05-14, São Paulo, jan-abr.
TRIVELATO,
Silvia (2003). Um programa de ciências para educação continuada. In: Formação continuada de professores: uma
releitura das áreas de conteúdo. São Paulo: Pioneira.
YUS,
Rafael (1998). Temas transversais. Porto Alegre: Atmed.
ZABALA,
Antoni (1998). A prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
________
(2002). Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo:
uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed.
ZAGURY,
Tânia (2006). O professor rtefém: para pais e professores entenderem por que
fracassa a educação no Brasil. São Paulo: Record.
Veja mais aqui.
VAMOS APRUMAR A CONVERSA?
Dê livros de presente para as crianças.