quinta-feira, 12 de junho de 2014

COMO ESCOLHER UM TEMA PARA SUA PESQUISA?



COMO ESCOLHER UM TEMA PARA SUA PESQUISA? – A escolha do tema é uma iniciativa individual, mesmo quando indicada pelo orientador ou pela instituição acadêmica.

A escolha do tema deve ser feita a partir do foco de interesse do pesquisador. Ele deve ser sintético, objetivo e original. É o primeiro passo de investigação e que deve ser discutido, analisado e apresentado. O tema compreende a pergunta: o que é?

Quando se pensa na elaboração de um tema é de suma importância que se saiba ou se tenha em mente quais são os seus antecedentes e consequências.

Assim, o tema ideal é aquele em que se pode deixar bem definidas as causas e efeitos, para que se possa apresentar uma sugestão, um resultado ou solução.

Vera (1983) traz questionamentos quanto a escolha do tema, observando que este significa que se deve estar em condições de explicar a temática proposta a todos os envolvidos, seja orientador, ou banca examinadora; saber desenvolver as questões implícitas; e poder assinalar aspectos particulares por meio de casos e exemplos, além de algumas aplicações possíveis. Alerta, então, o autor que é preciso uma compreensão parcial do assunto que se quer estudar e apresentar;

A esse respeito, Thompson (1991) faz indicação de aspectos que devem ser levado em consideração quando da escolha do tema: quanto à área, ramo, assunto e o próprio tema.

A primeira consideração deve quanto à área, ou seja, a opção recai em conformidade com a natureza do curso.

Quanto ao ramo, o tema deve ter objetivo o aprofundamento de estudo na área de trabalho, buscando ampliação de conhecimento, familiarização com princípios básicos, compreensão dos aspectos envolvidos, análise e pesquisa.

Quanto ao assunto, a escolha deve ser originada pelo gosto individual na busca por ampliação de conhecimentos, esclarecendo e aprofundando o que se quer questionar e analisar.

Por fim, quanto ao tema propriamente dito, aconselhando-se a utilização do método dedutivo, procurando a particularização e isolamento de um ponto específico.

A respeito da escolha do tema, Eco (1983) faz algumas sugestões: o tema precisa responder aos interesses do proponente de estudo; deve-se buscar e disponibilizar fontes de consulta; e realizar um quadro metodológico da pesquisa.

Assim, tendo-se o tema definido é necessário, em seguida, apresentá-lo. E a apresentação do tema é exatamente descrever as causas e efeitos advindos dele, delimitando o que se quer dizer e aonde se quer chegar, respondendo o que é que ele significa com todas as suas implicações e peculiaridades.

Tem-se, portanto, passos a seguir: o primeiro deles é escolher um tema de interesse ou afinidade. Depois, deve-se identificar se ele é conhecido publicamente ou não. Logo após torna-se necessário deixá-lo bem definido e claramente expresso. É preciso, então, saber o que se quer com esse tema e deixá-lo bem delimitado. É importante que se questione, problematize e indague o tema de todas as maneiras. Feito isso, é chegada a hora de buscar fontes e pesquisas a respeito do tema escolhido.

Seguem abaixo algumas sugestões bibliográficas para leitura.

REFERÊNCIAS
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BREAKWELL, Glynis/ HAMMOND, Sean; SCHAW, Chris; SMITH, Jonathan. Métodos de pesquisa em psicologia.Porto Alegre: Artmed. 2010.
CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ECO, Umberto. Como fazer uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação com explicitação das normas da ABNT. Porto Alegre:s.n, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.
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GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. São Paulo: Record, 2011.
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MACHADO, Luiz Alberto. Faça seu TCC sem traumas. Maceió: Nascente, 2012.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, Marco Antonio; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa quantitativa em ensino. Porto Alegre/Campo Grande: UFRGS/UFMS, 2008.
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VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.
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