domingo, 5 de janeiro de 2014

METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA


UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS – A obra Um discurso sobre as ciências, de Boaventura de Souza Santos, aborda temas como o paradigma dominante e emergente, o conhecimento científico-natural e científico-social, o conhecimento total e local, o autoconhecimento, o senso comum e o conhecimento científico, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1996.

A PESQUISA EM HISTÓRIA – O livro A pesquisa em história, de Maria do Pilar Araujo Vieira, Maria do Rosário da Cunha Peixoto e Yara Maria Aun Khoury, aborda assuntos como o documento, atos e testemunhos da história, a pesquisa, problematização, hipótese, seleção de evidências, teoria e prática, orientação, professor e aluno, campo de pesquisa, teoria e evidência, preservação dos registros da experiência humana, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
VIEIRA, Maria do Pilar; PEIXOTO, Maria do Rosário; KHOURY, Yara. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1998.

REDAÇÃO CIENTÍFICA – A obra Redação científica, de João Bosco Medeiros, aborda temas como o estudo e a aprendizagem, pesquisa científica, qualidade das fontes, pratica de leitura, estratégias de leitura, fichamento, resumo, resenha, paráfrase e citações, referências bibliográficas, publicações científicas, apresentação gráfica da monografia, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2007.

PESQUISA QUANTITATIVA – O estudo Uma introdução à pesquisa quantitativa em ensino, de Marco Antonio Moreira e Paulo Ricardo da Silva Rosa, aborda temas sobre a pesquisa em ensino, a construção de experimentos, instrumentos de medidas para pesquisa, estratégias empíricas, domínio metodológico da pesquisa, o V de Gowin, revisão estatística, fidedignidade e validade de instrumentos de medida, análise de variância e fatorial, testes estatísticos não-paramétricos, análise de dados, entre outros assuntos importantes para realização de pesquisa.

REFERÊNCIAS:
MOREIRA, Marco Antonio; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa quantitativa em ensino. Porto Alegre/Campo Grande: UFRGS/UFMS, 2008.