EDUCAÇÃO
INCLUSIVA – O livro Educação inclusiva: com os pingos nos iis, de Rosita Edler Carvalho,
trata de temas como correntes teóricas e sua influencia no processo educação, a
contribuição da filosofia da ciência, a autorização da diferenças de pessoas
com deficiência, a exclusão como processo social, sistema educacional inclusivo
e suas concepção, as políticas públicas, o planejamento e administração
escolar, a função da escola na perspectiva inclusiva, aprendizagem e
participação, experiências e propostas, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA
CARVALHO,
Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos iis. Porto Alegre:
Mediação, 2004.
NOVAS
TECNOLOGICAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA – O livro Novas tecnologias e mediação
pedagógica, de José Manuel Moran, Marcos T. Masetto e Marilda Aparecida Behrens,
aborda temas como o ensino e a aprendizagem invovadoras com tecnologias audiovisuais
e telemáticas, projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente e
mediação pedagógica com uso da tecnologia,
REFERÊNCIAS
MORAN,
José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Mailda. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
ERRO
E FRACASSO NA ESCOLA – O livro Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas
e práticas, organizado por Julio Groppa Aquino, reunindo teóricos e
pesquisadores como José Sérgio Fonseca de Carvalho, Yves de La Taille, Marta
Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas de Souza Pinto, Adriana Marcondes Machado,
Sandra Maria Zakia Lian Sousa, José Carlos Mendes Manzano, Nivia Gordo, entre
outros, trata das noções de erro e fracasso no contexto escolar, a perspectiva
piagetiana, a abordagem histórico-cultural, as diferenças individuais e
culturais, as fontes do erro, avaliação e fracasso, as práticas avaliativas e a
redução do fracasso, entre outros temas.
REFERÊNCIAS
AQUINO,
José Groppa (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas.
São Paulo: Summus, 1997.
FORMAR
PROFESSORES – A obra Formar professores: elementos para uma teoria e prática da
formação, de Antonio Carrilho Ribeiro, envolve a abordagem de temas tais como o
processo básico na formação de professores, indução profissional, formação
continuada, as estruturas da formação, componentes curriculares fundamentais,
programas de formação de professores, natureza da competência docente, eficácia
das estratégias de formação, avaliação de competências, ensino/aprendizagem,
base científica da arte de ensinar, perspectiva humanista e a orientação programática
centrada em competências do professores, entre outros relevantes assuntos.
REFERÊNCIA
RIBEIRO, Antonio. Formar professores:
elementos para uma teoria e prática da formação. Lisboa: Texto, 1990.
Veja
mais Educação.