sábado, 25 de janeiro de 2014

A APRENDIZAGEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS


A APRENDIZAGEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS - O mundo contemporâneo passa atualmente por uma revolução tecnológica que está alterando profundamente as formas de aprendizagens. Essas novas tecnologias e sistemas organizacionais exigem pessoas e trabalhadores mais versáteis, capazes de compreender o processo da vida e de trabalho como um todo, dotado de autonomia e iniciativa para resolver problemas de toda natureza no dia a dia. Por isso será cada vez mais necessária a capacidade de se comunicar e de aprender continuamente, de buscar e de relacionar informações diversas. Diante dessa realidade tenta-se atender as exigências educativas da sociedade contemporânea que são crescentes e estão relacionadas a diferentes dimensões da vida das pessoas, tais como ao trabalho, à participação social e política, à vida familiar e comunitária, às oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural. Nesse contexto, a revolução tecnológica que se processa no mundo contemporâneo, está alterando profundamente as formas de educação, exigindo professores e alunos mais versáteis, que se relacionem de forma versátil com as diversas informações, compreendendo o processo que envolvem o domínio da leitura e da escrita, das operações matemáticas básicas e de alguns conhecimentos sobre a natureza e a sociedade que compõem as disciplinas curriculares. Enfim, é preciso promover a educação para todos, quando o papel do educador se amplia mostrando que uma verdadeira aprendizagem depende muito mais que atenção às exposições e atividades mecânicas de memorização e que precisa responder à necessidade de um novo perfil de qualificação da mão de obra, onde inteligência e conhecimento são fundamentais. Mais que isto,  é preciso qualificar a população para o exercício da cidadania, para lidar com os novos parâmetros de difusão de conhecimentos dados pela informática e meios de comunicação de massa. É preciso, portanto, refletir sobre a utilização dos recursos tecnológicos como ferramenta para a melhoria da prática educativa, reconhecendo o potencial pedagógico desses recursos e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.

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