quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO


PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO – Para tratar sobre este assunto num trabalho acadêmico, faz-se conveniente efetuar uma revisão da literatura por meio de uma abordagem histórica da proteção das relações de consumo, o CDC como lei de ordem pública e de interesse social, a defesa do consumidor como direito fundamental, a relação de consumo no comércio eletrônico, a responsabilidade no âmbito civil e a formação dos contratos eletrônicos, conceito e objeto dos contratos celenrados na internet, classificação dos contratos, legislação, direito de arrependimento, princípios da proteção, princípio da vulnerabilidade e da hipossufiência, princípio da boa-fé objetiva e da transparência e da informação, destacando-se a importância do sistema nacional de defesa do consumidor, as regulações administrativas dos serviços públicos, composição e competência dos órgãos e aplicabilidade das sanções administrativas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS
ALMEIDA, João Batista. A proteção jurídica do consumidor. São Paulo: Saraiva, 2009.
ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Vandemecum do Código do Consumidor. São Paulo: Jurídica Brasileira, 2008.
BARBAGALO, Erica Brandini. Contratos eletrônicos: contratos por meio de redes de computadores: peculiaridades jurídicas da formação do vínculo. São Paulo: Saraiva, 2001.
BENJAMIN, Antônio; MARQUES, Cláudia; BESSA, Leonardo. Manual de direito do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
BESSA, Leonardo Roscoe: Aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Analise critica da relação de consumo. Brasília: Brasília Jurídica, 2007.
BESSA, Leonardo Roscoe; MOURA, Walter José Faiad. Manual de Direito do Consumidor. Brasília. Escola Nacional de Direito do Consumidor, 2009.
BITTAR, Carlos Alberto. Direitos do consumidor: Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Forense Universitária, 2003.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. São Paulo: Saraiva, 2002.
______. Código de Proteção e Defesa do Consumidor.  São Paulo: Saraiva, 2000.
______. Constituição Federal de 1988. In: Vade Mecum Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2013.
______. Código de Defesa do Consumidor de 1990. In: Vade Mecum Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2014.
CAMPANHOLE, Adriano; CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Todas as Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1976.
COUTINHO, Fernanda. As modernas relações entre consumidor e fornecedor no campo jurídico brasileiro. Rio de Janeiro: UCM, 2006.
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2009.
FILOMENO, José Geraldo Brito. Manual de direitos do consumidor. São Paulo: Atlas, 2010.
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 2008.
GOMES, Orlando. Contratos. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
______. Obrigações. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
GRINOVER, Ada Pellegrine et al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Rio de Janeiro : Forense, 2011.
ISAGUIRRE, Katya Regina: responsabilidade das empresas que desenvolvem os sites para web-cam. Curitiba, Paraná: Juruá, 2001.
LARENZ, Karl. Derecho de obligaciones. Madrid: Editorial Revista Derecho Privado, 1958.
MAIA, Álvaro Marcos Cordeiro. Disciplina Jurídica dos contratos eletrônicos no direito brasileiro. Recife: Nossa Livraria, 2004.
MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
______. Contratos no Codigo de Defesa do Consumidor. São Paulo: RT, 2011.
______. Abuso do direito. Ilicitude objetiva no direito privado brasileiro. Revista dos Tribunais.  Volume 842. São Paulo: RT, dez. 2005, pp. 11 – 44.
MIRAGEM, Bruno. Curso de direito do consumidor/Bruno Miragem. 4. Ver., atual. E ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.
NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor, São Paulo: Saraiva, 2012.
RIOS, Josué de Oliveira: LAZZARINI, Marilena: NUNES, Vidal Serrano. Código de Defesa do Consumidor Comentado: Série Cidadania. São Paulo: Globo, 2010.
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil. São Paulo: Atlas, 2006.

Veja mais aqui e aqui.