sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PSICOLOGIA SOCIAL


REPRESENTAÇÕES SOCIAIS – O livro Representações sociais: investigação em psicologia social, de Serge Moscovici, trata de temas como o fenômeno das representações sociais, sociedade e teoria em psicologia social, a historia e a atualidade das representações sociais, Themata, caso Dreyfus, Proust e a psicologia social, consciência social e sua história, ideais e seu desenvolvimento, entre outras abordagens.

REFERENCIA
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2007.

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA – O livro Psicologia comunitária: estudos atuais, coordenado por Jorge Castella Sarriera, aborda questões como a intervenção psicossocial e questões éticas e técnicas, da escola ao trabalho, trabalho e sofrimento/violência, esgotamento profissional ou sofrimento psíquico no trabalho, professores e Burnout, aconselhamento e testagem em HIV como estratetiva preventiva, sentido da vida e realização pessoal em pessoas da terceira idade, educação para integração entre culturas e povos, da aculturação ao multiculturalismo, entre outros temas.

REFERÊNCIA
SARRIERA, Jorge. Psicologia comunitária: estudos atuais. Porto Alegre: Sulina, 2004.

PSICOLOGIA SOCIAL – O livro Psicologia social: desdobramento e aplicações, de Maria de Fatima de Sena Silva e Cassio Adriano Braz de Aquino, traz questionamentos sobre o ser social, alteridade, trajetória acadêmico-política, psicologia do trabalho, saúde, psicologia comunitária, responsabilidade social e ambiental nas empresas, perspectivas psicossocial do tempo livre, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
SILVA, Maria de Fátima; AQUINO, Cassio. Psicologia social: desdobramento e aplicações. São Paulo: Escrituras, 2004.

PSICOLOGIA SOCIAL PARA AMÉRICA LATINA – O livro Psicologia social para America Latina: o resgate da psicologia da libertação, organizado por Raquel S. L. Guzzo e Fernando Lacerda Junior, aborda a realidade interpelante e o projeto de uma psicologia da libertação, sentido e necessidade, a teologia da libertação, ética e constituição social, a psicologia de Martin-Baró ou o imperativo da crítica, psicologia ambiental, política e comunidade, globalização, pobreza e justiça social, processos de liberação social, violência política e o conflito armado, psicologia cultural, entre outros temas.

REFERÊNCIA
GUZZO, Raquel; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia social para America Latina: o resgate da psicologia da libertação. Campinas: Alinea, 2009.

DIÁLOGOS COM A PSICOLOGIA SOCIAL – O livro Diálogos em Psicologia Social, organizado por Ana Maria Jacó-Vilela e Leny Sato, aborda temas como ciência, saber e legitimação social, lugar de critica, memória e afetividade, memória histórica e geracionais, armadilhas e alternativas nos processos educacionais e na formação de professores, educação não-formal e juventude, transcendência e violência, direitos humanos, gênero e sexualidade, historia da formação do psicólogo, infância, adolescência, família, mídia, poder, violência e política, processos organizativos, comunidade e políticas sociais, democracia, promoção da saúde, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
JACÓ-VILELA, Ana Maria; SATO, Leny (Orgs). Diálogos em Psicologia Social. Porto Alegre: Abrapso/Evangraf, 2007.

PSICOLOGIA E COMPROMISSO SOCIAL – O livro Psicologia e compromisso social, organizado por Ana M. Bahia Bock, trata de compromisso da psicologia, desafios, metodologia e epistemologia, contribuição das políticas públicas, DSDT/AIDS, orientação profissional, orientação sexual, saúde mental, colonialismo cultural, psicologia social, pedagogia e educação, entre outros temas.

REFERÊNCIA
BOCK, Ana (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.  

DIALOGICIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS – O livro Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente, de Ivana Makicowa, aborda mudanças e o problema epistemológico para psicologia social, pensamento e antinomias, linguística e antinomias dialógicas, pensando pela boca, representações sociais, tríade dialógica e processos dos três componentes, entendimento Themata, gerando representações sociais, entre outras abordagens.

REFERÊNCIAS
MAKICOWA, Ivana. Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente. Petropolis: Vozes, 2006.

PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA – O livro Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia, organizado por Regina Helena de Freitas Campos, trata de temas como psicologia social comunitária, histórico e fundamento da psicologia comunitária, comunidade e a desapropriação cientifica de um conceito antigo quanto a humanidade, relações comunitárias e dominação, a instituição como via de acesso à comunidade, qualidade de vida e habitação, cultura e consciência, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
CAMPOS, Regina (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petropolis: Vozes, 2005.

METODO HISTÓRICO-SOCIAL NA PSICOLOGIA SOCIAL – O livro Método histórico-social na psicologia social, organizado por Angelo Antonio Abrantes, Nilma Renildes da Silva e Sueli Terezinha Ferreira Martins, aborda de questões como a dialética conttra a cilada negadora da práxis psicossocial, os efeitos encatatorios da forma-mercadoria, dialética do singular-particular-universal, marxismo contemporâneo, capitalismo, o método da pesquisa materialista histórico e dialético, psicologia socio-histórica e o fazer científico, pesquisa-ação em psicologia social e saúde, entre outras abordagens.

REFERÊNCIA
ABRANTES, Angelo; SILVA, Nilma; MARTINS, Terezinha (Orgs). Método histórico-social na psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2005.

Veja mais aqui.