sábado, 4 de outubro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA



GRUPO DE PESQUISA - Foi realizada na última sexta, dia 03 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva. Entre os assuntos debatidos, ficou determinado pela Professora Mestranda Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento, a elaboração do esboço da ata de fundação do grupo e providencia da documentação de formalização do grupo.
Após a abertura, foi efetuada uma preliminar exposição acerca da obra A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana, do neurobiólogo chileno e criador da teoria da autopoiese e da biologia do conhecer, Humberto R. Maturana, e do filósofo e biólogo chileno que tratou sobre sistemas vivos e cognição, Francisco J. Varela (1946-2001). Com a exposição, definiu-se leitura e debate da obra entre os membros do grupo para a próxima reunião que se realizará no dia 10 de outubro.
Após a exposição, ficou determinada reunião extraordinária com o Professor Álvaro Queiroz para o dia 20 de outubro, às 17hs, para definição da bibliografia de estudos a ser efetuada pelos membros do grupo.
Definiu-se na ocasião a realização de reunião extraordinária para a próxima quinta feira, dia 09 de outubro, para debate da pauta de atividades do grupo, definindo as ações e atividades do grupo.
Estiveram presentes além da professora coordenadora do grupo, o pós-graduando Weverky Farias e os graduandos Danielle Nunes, Marcos Henrique, Sérgio Marques, Darnley Tenório e Luiz Alberto Machado.

NOTÍCIAS
Profª Janne Eyre

CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO -  Aconteceu nos últimos dias 02, 03 e 04 de outubro, em João Pessoa – PB, a V Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e 1º Congresso Norte-Nordeste de Neurociência e Comportamento. Na ocasião, foi apresentado o estudos Efeitos de um programa interativo de exercícios físicos no nível de atenção de universitários, produzido pelo Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFIL/UERJ), Neuroeduc/UFRJ, IBCF/UFRJ, Censupeg e Cesmac, pelos participantes Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento, Weverky Farias, Íris Lins e Silvba, Heron Beresford e Fabricio Bruno Cardoso.

Profª Janne Eyre & Weverky Farias, participantes do Congresso.

OUTRAS NOTÍCIAS

COLÓQUIO BRASILEIRO DE GESTALT – Acontecerá entre os dias 09 e 12 de outubro de 2014, em Maceió, o Colóquio Brasileiro de Gestal: Fritz Perls entre o passado e o futuro – uma nova Gestalt. Veja mais detalhes aqui.

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA – Acontecerá entre os dias 21 a 24 outubro, em Ribeirão Preto, a 44º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Veja detalhes aqui.

CONGRESSO DE PSICOLOGIA – Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Psicologia Unit com o tema A psicologia e suas abordagens técnico-científicas para o século XXI, a ser realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, nos auditórios da FITS, Maceió – AL. Veja detalhes aqui.

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA – Entre os dias 19 e 23 de novembro, acontecerá na Uninove, em São Paulo, o IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Na ocasião apresentaremos o pôster Contribuição do Teatro no Desenvolvimento da Linguagem Infantil: uma abordagem acerca da teoria de Vygotsky. Veja mais detalhes aqui.

IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ENCCULT – O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas – Enccult, acontecerá nos próximos dias 25 a 29 de novembro, na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, numa realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e universidades parceiras como a Ufal e o Ifal. Na ocasião apresentaremos os trabalhos Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade e O procedimento do professor diante de conduta indisciplinada do aluno à luz da Psicologia Comportamental e Cognitiva. Veja detalhes aqui.

Veja mais do Grupo de Pesquisa Aqui.