sexta-feira, 17 de outubro de 2014

NEUROCIÊNCIA COGNITIVA



NEUROCIÊNCIA COGNITIVA – A partir de uma revisão da literatura realizada com base nas referências bibliográficas expressas abaixo, encontrou-se em Moreira e Medeiros (2007) que os psicólogos cognitivos estão preocupados com a forma como a anatomia (as estruturas físicas do corpo) e a fisiologia (as funções e processos do corpo) do sistema nervoso afetam e são afetados pela cognição humana.
A neurociência cognitiva é o campo de estudo que vincula o cérebro e outros aspectos do sistema nervoso ao processamento cognitivo e ao comportamento.
O cérebro controla pensamento, emoções e motivações, é o órgão supremo da cognição.
A localização da função diz respeito a áreas específicas do cérebro que controlam determinadas habilidades e comportamento.
O sistema nervoso é a base da capacidade de percepção, adaptação e interação com o mundo. É onde recebe, processa e responde às informações que vem do ambiente.
Post-morten é a prática de dissecação após a morte para estudo da relação do cérebro e o comportamento, em busca de lesões, inferem que os locais lesionados estão relacionados a comportamento afetado, fazendo vinculo entre o tipo observado de comportamento e as anomalias.
Paul Broca realizou estudo com Tan que possuía problemas de fala no lobo frontal. A área de Broca envolvida com funções da fala.
Estudos com animais in vivo por meio da instalação de microeletrodos para identificação da atividade um neurônio e para medir os efeitos de tipos de estímulos sobre a atividade de neurônios.
A produção seletiva de lesões compreende a remoção ou dano cirúrgicos de parte do cérebro, para observar déficits funcionais.
Os registros elétricos aparecem na forma de ondas de vários comprimentos (frequências) e alturas (intensidades.
Eletroencefalograma (EEGs) são registros de intensidades e frequências elétricas do cérebro vivo gravados por períodos longos. Objetiva estudar as atividades das ondas cerebrais e estudos mentais que se alteram, registrando a atividade elétrica do cérebro com informações sobre o transcurso de tempo da atividade cerebral. ERP é usado em estudos de inteligência e tomografia por emissão de pósitrons (PET). EEG e ERP oferecem apenas visão geral do cérebro.
As técnicas de imagem estrutural para obter imagens estáticas: angiogramas, tomografia axial computadorizada (CAT) e ressonância magnética (MRI). Angiogramas (Raios X e CAT) para observação de grandes anormalidades, como resultantes de AVC e tumores. A ressonância magnética (MRI), a mais importante, serve para revelar as imagens de alta resolução da estrutura cerebral, computando e analisando mudanças na energia das orbitas das partículas nucleares nas moléculas do corpo. Facilita a detecção de lesões por meio de escaner rotativo, detecta vários padrões de alterações eletromagnéticas nas moléculas do cérebro. A imagem metabólica baseada em mudanças no cérebro resultante do aumento de glicose e oxigênio. As PET medem aumentos em consumo de glicose em áreas ativas durante tipos específicos de processamento de informação. MRI é uma técnica de neuroimagem que usa campos magnéticos para construir representações detalhadas em 3D. fMRI é a técnica usada para identificar regiões ativas como visão, atenção e memória.

COGNIÇÃO NO CÉREBRO – As regiões do cérebro são prosencéfalo, mesencéfalo e robencefalo.
O presencéfalo está acima e na frente do cérebro. Inclui o córtex, os gânglios basais, o sistema límbico, o tálamo e o hipotálamo.
O córtex cerebral é a camada exterior dos hemisférios e desempenha papel vital no pensamento e outros processos mentais.
Os gânglios basais são conjuntos de neurônios cruciais à função motora. Problemas nessa causam déficits com sintomas de tremores, movimentos involuntários, alterações na postura e no tônus muscular, lentidão de movimentos, a exemplo da Doença de Parkinson e de Huntington.
O sistema límbico é responsável pelas emoções, motivação, memória e aprendizagem; transformar o comportamento mais flexível em resposta a mudanças no ambiente e é composto da amígdala, septo e hipocampo. A amígdala possui função na emoção (raiva e agressividade); o septo envolvido na raiva e no medo; o hipocampo na formação da memória e monitora onde tudo está. A Síndrome de Korsakoff compreende perda da função da memória.
O tálamo transmite informação sensorial do córtex, está localizado próximo ao centro do cérebro, é dividido por grupos de neurônios com funções semelhantes, ajuda no controle do sono e do despertar. Problemas no tálamo provoca dor, tremores, amnésia, afasia e insônia.
O hipotálamo regula o comportamento de sobrevivência: lutar, alimentar, fugir, acasalar. Ativo na regulação das emoções e das reações ao estresse. Interage com o sistema límbico e está localizado na base do prosencéfalo.
O mesencéfalo controla o movimento e a coordenação dos olhos. O sistema de avaliação reticular (RAS) é a formação reticular composta por uma rede de neurônios para regulação da consciência e controle sobre a experiência. O tronco cerebral liga o prosencéfalo à medula espinal e é composto pelo hipotálamo, tálamo, mesencéfalo e prosencêfalo. A substância cinzenta periaquedutal 9PAG) está localizada no tronco. A morte cerebral é definida pelo tronco.
O prosencéfalo é formado pelo bulbo, ponte e cerebelo. O bulbo (medula oblongata) controla o coração e parte da respiração, ajudante a manter vivo. A ponte é a estação de retransmissão composta de fibras neurais. O cerebelo controla a coordenação corporal, o equilíbrio e o tônus muscular e tem papel importante na memória.
O robencéfalo é a mais antiga e mais primitiva do primeiro desenvolvimento pré-natal.
O córtex cerebral é formado pelos sulcos, fissuras e giros. Possibilita pensar,planejar, coordenar pensamento e ações e a linguagem. Possui uma substância cinzenta forma de corpos neurais que processam informações. Possui também uma substância branca formada por axônios mielinizados brancos.
Entre os hemisférios cerebrais ocorrem as transmissões contralaterais (de um lado a outro) e ipsilaterais (no mesmo lado).
O corpo caloso é o agregado denso de fibras neurais que conecta os hemisférios para transmissões de informações em ambos os sentidos.
A área de Wernicke está ligada à compreensão da linguagem.
A especialização hemisférica foi tratada por Marc Dax, Paul Broca e Carl Wernicke. Karl Lashley, o pai da neuropsicologia, também fez estudos a respeito. O principal foi Roger Sperry que afirmou que cada hemisfério funcionava como um cérebro separado. Jerry Levi estudou o vínculo entre os hemisférios e as tarefas visuais e espaciais da linguagem.
O hemisfério esquerdo tem ligação com a linguagem e movimento. Processa informações de forma analítica (uma por uma, sequência). Lesões nessa área provocam apraxias (transtornos do movimento coordenado).
O hemisfério direito (mudo)  processa informações de modo holístico (como um todo) e tem ligação com conhecimento semântico, controla o processamento visual, linguagem pragmática. Lesões nessa área causam dificuldades de acompanhar inferências e entender discurso com metáforas e humor.
Gazzaniga tratou que os hemisférios cumprem função complementar. O cérebro está organizado em unidades de funcionamento independentes que trabalham em paralelo.
Lobos cerebrais: frontal, parietal, temporal e occipital.
O lobo frontal está ligado ao processamento motor e pensamento superior (raciocínio abstrato). O córtex pré-frontal atua no controle motor complexo e tarefas que requeiram integração da informação no decorrer do tempo. É responsável pelo julgamento, solução de problemas, personalidade e o movimento intencional. O córtex motor primário especializado no planejamento, controle e execução dos movmentos.
O lobo parietal atua no processamento somatossensorial (recebe dados dos neurônios com relação ao pensamento, dor, sensação de temperatura e posição dos membros. Aloja o córtex somatossensorial primário que recebe informações dos sentidos sobre pressão, textura, temperatura e dor.
O lobo temporal está associado à área auditiva.
O lobo occipital está associado à visão.
Áreas de projeção são aquelas em que ocorre processamento sensorial nos lobos.
A área de associação dos lobos são regiões que não fazem parte dos córtices somatossensorial, motor, auditivo ou visual. Sua função é conectar ou associar a atividade dos córtices sensorial e motor. Dão inicio ao comportamento intencional e à expressão de pensamento lógico refletido.
A área de associação frontal nos lobos frontais parece ser crucial à solução de problemas, ao planejamento e à capacidade de julgamento.

TRANSTORNOS CEREBRAIS: o acidente vascular cerebral (AVC) é causado por uma alteração na circulação cerebral. O AVC isquêmico ocorre com o aumento de lipídeos nos vasos sanguíneos durante alguns anos e um pedaço desse tecido se desprende e aloja-se nas artérias do cérebro. O AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe repentinamente no cérebro e o sangue derrama no tecido ao seu redor.
Os tumores cerebrais ou neoplasias afetam o funcionamento cognitivo. O TC primário começa no cérebro e na infância. O TC secundário começa em algum outro lugar do corpo. Podem ser benignos ou malignos. Os benignos não possuem células cancerosas e podem ser removidos e não voltarão a ocorrer. Os malignos contem células cancerosas, são mais graves e põem em risco a vida da vítima.
Os traumatismos cranianos-encefálicos (TCE) são de dois tipos: lesões de cabeças fechadas, quando o crânio permanece intacto, mas há lesão cérebro decorrente de força mecânica de um golpe contra a cabeça; já as lesões de cabeças abertas o crânio foi penetrado e podem resultar de muitas causas.

REFERÊNCIAS
BEAR, Mark; CONNORS, Barry; PARADISO, Michael. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed,2008.
CONSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
EKMAN-LUNDY,Laurie. Neurociências: Fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Elsevier,2008.
EYSENCK, Michael; KEANE, Mark. Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIAS, Maria da Graça; SPINILLO, Ana (Org.). Tópicos de psicologia cognitiva. Recife: EdUFPE, 2005.
FLEURY, Heloisa; KHOURI, Georges; HUG, Edward. Psicodrama e Neurociência: contribuição para a mudança terapêutica. São Paulo: Ágora, 2008.
GAZZANIGA, Michael; IVRY, Richard; MANGUN, George. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed,2006.
KANDEL, Eric; SCHWARTZ, James; JESSELL, Thomas. Princípios da neurociência. São Paulo. Manole,2003.
KOLB, Bryan; WILHOW, Ian. Neurociência do comportamento. São Paulo: Manole, 2002.
KREBS, Claudia; WIENBERG, Joanne; AKESSON, Elizabeth. Neurociências ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2013.
LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
MATLIN, Margaret. Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
MIETTO, Vera Lucia. A importância da neurociência na educação. Só Pedagogia. Disponível em http://www.pedagogia.com.br/artigos/neurocienciaaeducacao/. Acesso 10 jul 2014.
MIOTTO, Eliane; LUCIA, Mara; SCAFF, Milberto (Orgs.). Neuropsicologia e as interfaces com as neurociências. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
MORALES, Eosilene. Educação e neurociências: uma via de mão dupla. Disponível em http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2F28reuniao.anped.org.br%2Ftextos%2FGT13%2Fgt131611int.rtf&ei=Hr7PU4CzL9DLsASgh4C4BA&usg=AFQjCNG4pMsby7_2-_E7BqNHVnF-8dk_zQ&sig2=QRaNJ9VrVfO3s_yjKT77QA&bvm=bv.71667212,d.b2U. Acesso em 10 jul 2014.
MOREIRA, Márcio; MEDEIROS, Carlos. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.
NICIDA, Denise. Neurociência: compreendendo o funcionamento do sistema nervoso. Disponível em http://www.neuroeducacao.com.br/neurociencias.asp. Acesso 10 jul 2014.
STERNBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.
YUDOFSKY, Stuart; HALES, Robert. Neuropsiquiatria e neurociências na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Veja mais aqui.