segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CARL ROGERS



PSICOTERAPIA E CONSULTA PSICOLÓGICA – O livro Psicoterapia e consulta psicológica, de Carl Rogers, trata de consulta psicológica, psicoterapia, técnicas de consulta, serviço de higiene mental, tendências atuais em terapia, entrevistas, formação do psicólogo, caso Herbet Bryan, questões práticas, amplitude da reeducação, entrevistas terapêuticas, insight, riscos no processo, liberdade de expressão, estimular a liberdade, paralelo com a ludoterapia, catarse, método dedutivo e não-diretivo, relação de consulta psicologia, fases características no processo terapêutico, entre outros assuntos.

REFERÊNCIAS
ROGERS, Carl. Psicoterapia e consulta psicológica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GRUPOS DE ENCONTRO – A obra Grupos de encontro, de Carl Rogers, trata de temas como origem e objetivos do movimento de grupos, grupo de encontro, contexto filosófico e atitudes, relações interpessoais, função da criação do ambiente, aceitação do grupo e do individuo, compreensão, empatia, confrontação e feedback, fracassos, risos, pessoas e relações organizações, processo, desafio à ciência, valores filosóficos, relações no regresso, capacidades facilitadoras, o programa La Jolla, filosofia e Política, campos de aplicação, a solidão interior, entre outros temas.

REFERÊNCIA
ROGERS, Carl. Gupos de encontro. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2009.

EM BUSCA DA VIDA – O livro Em busca da vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa, de Carl Rogers, John K. Wood, Maurren Miller O´Hara e Afonso Henrique L. da Fonseca, aborda temas como psicoterapia, entrega, consciência do terapeuta, workshop centrado na pessoa, transição fascinada com a vida, resgate da incerteza, recriação da competência, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
ROGERS, Carl; WOOD, John; O´HARA, Maurren; FONSECA, Afonso. Em busca da vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa. São Paulo: Summus, 1983.

Veja mais aqui.