sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA



SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - Aconteceu na última terça-feira, dia 28 de outubro, uma palestra com o Dr. Celso Dias Rivello, na Escola Maria Evani Gomes Teles, em Três Corações - MG, onde estuda a apresentadora do Programa Brincartedo Nitolino, Ísis Corrêa Naves, dando prosseguimento ao Projeto Adolescência e Sexualidade, com os seguintes temas: gravidez precoce na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. Pais e responsáveis foram convidados pela diretora Ariândina Espíndola Cardoso. (Info: Meimei Corrêa).

SEXO PARA ADOLESCENTES – O livro Sexo para adolescência, de Marta Suplicy, aborda acerca da puberdade, vida sexual, órgãos sexuais, reprodução humana, menstruação, gravidez, abuso e assédio sexual, masturbação, métodos anticoncepcionais, homossexualidade, doenças sexualmente transmissíveis – DST/AIDS, drogas, amor, entre outras abordagens.

SEXUALIDADE & EDUCAÇÃO – O livro Sexualidade: quem educa o educador? – Um manual para jovens, pais e educadores, de Nelson Vitielo, trata sobre o exercício da sexualidade, adolescência de hoje, anticoncepção, reprodução, doenças sexualmente transmissíveis (DST), educação sexual, entre outros importantes assuntos.

AMOR, SEXO E CORAÇÃO – A obra Amor, sexo e seu coração, de Alexander Lowen, aborda temas como a satisfação do amor, sexo, o medo do amor, coração partido e doença cardíaca, estresse, morte repentina, vontade de viver e o desejo de morrer, a pessoa ansiosa, entre outras abordagens.

MASCULINIDADE E FEMINILIDADE –A obra Masculinidade e feminilidade: apresentações de gênero, de Robert Stoller, trata a respeito da identidade de gêneros, meninos e meninas, criança fetichista, transtornos masculinos, efeminados, entre outras abordagens.

FAZENDO ARTE COM A CAMISINHA – O livro Fazendo arte com a camisinha: sexualidades jovens em tempos de AIDS, de Vera Paiva, trata de seguro, prevenção da AIDS, sujeito sexual, reprodução, vulnerabilidade, gênero, praticas sexuais, entre outros assuntos.

A LIBERTAÇÃO SEXUAL – O livro A libertação sexual: rompendo o elo entre o sexo, o poder e a agressividade, de Flavio Gikovate, trata acerca de sexualidade e agressividade, bases biológicas, relações entre sexos, vaidade, poder, entre outros assuntos.

A SEXUALIDADE HUMANA - O livro A sexualidade humana, organizado por Pierre Antoine e colaboradores dos Centros de Estudos Laennec, aborda as razões biológicas, comportamento sexual, animais, indivíduos, sociedade, histórica, etnologia, sociologia, sexualidade dos primitivos, o amor cortes, do parental ao conjugal, revolução freudiana, sexualidade infantil, perversões, desejos, entre outras abordagens.

SEXO SECRETO – A obra Sexo secreto: temas polêmicos de sexualidade, de Claudio Picazio, trata de temas como sexualidade e heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, diversidades sexuais, travestis, transformistas, drags e cross-dressen, ligações afetivas, garotos e garotas de programa, perversões sexuais, AIDS, disfunções sexuais, mitos e tabus, preconceitos, pornografia e erotismo, a mídia, entre outros temas.

O PRAZER – O livro Prazer: uma abordagem criativa da vida, de Alenxander Lowen, aborda temas como a psicologia do prazer, a ética do divertimento, sonho de felicidade, processo criativo, reprodução, sensação, tensões musculares, a biologia do prazer, excitação e luminescência, o aspectro prazer-dor, poder, o ego, beleza, autoafirmação, reações emocionais, culpa, vergonha, depressão, entre outros temas.

SEXUALIDADE & AUTONOMIA EGOICA – O livro Contato, vínculo, separação: sexualidade e autonomia egoica, de Xavier Serrano Hortelano, traz enfoques libertários, autorregulação, Neil e Reich, estruturas humanas e caráter, estrutura psicótica, bordeline (capa caracteral) neurótica, economia energético-sexual do desenvolvimento infantil, gravidez, parto, maternagem e oralidade, genitalidade infantil, entre outros assuntos.

DESCOBRINDO O PRAZER – O livro Descobrindo o prazer: uma proposta de crescimento sexual para a mulher, de Julia R. Heiman e Joseph Lopiccolo, aborda a questão do envolvimento, conhecendo-se, descobrindo-se com o toque, tocar para o prazer, descobrir, focalizar, prosseguir, usando o vibrador e a tecnologia, ter sexualidade, questões corporais especiais, compartilhando suas descobertas com o parceiro, prazer mútuo, o ato sexual, a confiança, o relacionamento, pressões culturais, enriquecendo as relações sexuais, os afrodisíacos, entre outros temas.

REFERÊNCIAS
ANTOINE, Pierre. A sexualidade humana. Centros de Estudos Laennec. Rio de Janeiro: Moraes, 1968.
GIKOVATE, Flavio. A libertação sexual: rompendo o elo entre o sexo, o poder e a agressividade. São Paulo: Summus, 2001.
HEIMAN, Julia; LOPICCOLO, Joseph. Descobrindo o prazer: uma proposta de crescimento sexual para a mulher. São Paulo: Summus, 1992.
HORTELANO, Xaver. Contato, vínculo, separação: sexualidade e autonomia egoica. São Paulo: Summus, 1997.
LOWEN, Alexander. Prazer: uma abordagem criativa da vida. São Paulo: Summus, 1984.
______. Amor, sexo e seu coração. São Paulo: Summus, 1990.
PAIVA, Vera. Fazendo arte com a camisinha: sexualidades jovens em tempos de AIDS São Paulo: Summus, 2000.
PICAZIO, Claudio. Sexo secreto: temas polêmicos em sexualidade. São Paulo: Summus, 1998.
STOLLER, Robert. Masculinidade e feminilidade: apresentações de gênero. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SUPLICY, Marta. Sexo para adolescência. São Paulo: FTD, 1998.
VITIELLO, Nelson. Sexualidade: quem educa o educador? – Um manual para jovens, pais e educadores. São Paulo: Iglu, 1997.

Veja mais aqui e aqui.