domingo, 12 de outubro de 2014

SEXUALIDADE HUMANA


TRATAMENTO CLÍNICO DAS INADEQUAÇÕES SEXUAIS – O livro Tratamento clínico das inadequações sexuais, de Ricardo Cavalcanti e Mabel Cavalcanti, trata de temas os critérios de sexo, as escolas psicoterápicas, delineando um posicionamento teórico, fases biológicas da resposta sexual humana, anatomia dos órgãos genitais, fisiologia da resposta sexual humana, princípios comportamentais, procedimentos terapêuticos, proposta de estrutura terapêutica, disfunções sexuais, ética terapêutica sexual, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
CAVALCANTI, Ricardo; CAVALCANTI, Mabel.  São Paulo: Roca, 1996.

EROTISMO, SEXUALIDADE, CASAMENTO E INFIDELIDADE – O livro Erotismo, sexualidade, casamento e infidelidade: sexualidade conjugal e prevenção do HIV e da AIDS, de Ana Maria Fonseca Zampieri, aborda temas como a dança dos hormônios na sexualidade conjugal, gênero, erotismo e sexualidade na vida conjugal, a infidelidade conjugal no casamento ocidental, HIV e AIDS no casamento brasileiro, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIA
ZAMPIERI, Ana Mª. Erotismo, sexualidade, casamento e infidelidade: sexualidade conjugal e prevenção do HIV e da AIDS. São Paulo: Ágora, 2004.

MITOS E TABUS DA SEXUALIDADE HUMANA – O livro Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídio ao trabalho em educação sexual, de Jimena Furlani,  trata de temas como mitos sexuais, tabus sexuais, masturbação, virgindade, ato sexual, homessualidade, bissexualidade, sexo anal, sexo oral, sexo grupal, lojas eróticas, corpo perfeito, orgasmo, performance individual, pênis, sexo vaginal, estimulação clitoriana, esterilidade, pílula anticocepcional, preservativo, ginecomastia, álcool e atividade sexual, iniciação sexual, casamento, adultério, incesto, sexo na terceira idade, prática sexual, climatério, zoofilia, entre outros importantes assuntos.

REFERÊNCIA
FULANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídio ao trabalho em educação sexual. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

O LABIRINTO HUMANO – O livro O labirinto humano: causas do bloqueio da energia sexual, de Elsworth F. Baker, trata de assuntos como formação do caráter, os fatores de encouraçamento, desenvolvimento emocional, zonas erógenas e estratégias libidinais, estrutura psíquica, genitalidade, tipos de caráter, tipos genitais e fálicos, tipos anais e orais, tipos oculares de caráter, psicopatias somáticas comuns, trabalho caracterologico, terapia orgonômica biopsiquiatrica, prevenção da couraça, cuidados natais e pré-natais, bebês, cuidados infantis, entre outros temas.

REFERÊNCIA
BAKER, Elsworth. labirinto humano: causas do bloqueio da energia sexual. São Paulo: Summus, 1980.

A MULHER FERIDA – O livro A mulher ferida: em busca de um relacionamento responsável entre homens e mulheres, de Linda S. Leonard, aborda temas como a filha ferida, a ferida pai-filha, o sacrifício da filha, a eterna menina, a amazona de couraça, o homem interior, ira, lágrimas, facetas femininas, redenção dos pais, o encontro do espírito feminino, entre outras.

REFERÊNCIA
LEONARD, Linda. A mulher ferida: em busca de um relacionamento responsável entre homens e mulheres. São Paulo: Summus, 1997.

A FILHA DO HERÓI – O livro A filha do herói: mito, história e amor paterno, de Maureen Murdock, trata de temas como filhas prediletas, identidade pessoal sexualidade, o pai como herói e a filha como destino, nutrindo a criatividade ou rompendo com ela, as mulheres e o poder, as mulheres e a espiritualidade, não mais filha predileta, chegando a um acordo, entre outros.

REFERÊNCIA
MURDOCK, Maureen. A filha do herói: mito, história e amor paterno. São Paulo: Summus, 1998.

Veja mais aqui e aqui.