sábado, 18 de outubro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA


GRUPO DE PESQUISA - Foi realizada na última sexta, dia 17 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva. Na reunião estiveram presentes a professora coordenadora Janne Eyre e os membros Weverky Farias e Luiz Alberto Machado, definindo-se a reunião extraordinária da próxima segunda-feira, dia 20, com o professor também coordenador deste grupo, Álvaro Queiroz.
Em seguida, foi dado andamento à proposta de realização do projeto de pesquisa sobre a temática da Relação entre a escola, o professor e aluno, tendo como universo os professores e alunos de uma escola pública do complexo educacional CEPA, de Maceió. Com a aprovação da proposta, procedeu-se a confecção do projeto e instrumento de pesquisa para apresentação na próxima reunião.
Foi definida, então, a continuidade dos debates na próxima reunião que se realizará no dia 24 de outubro.

ÁLVARO QUEIROZ: PÁGINAS DE FILOSOFIA – Foi lançado na última terça, dia 14 de outubro passado, na Livraria Leitura do Parque Shoping Maceió, o livro Páginas de filosofia, do professor, filósofo, escritor e historiador Álvaro Queiroz. O livro lançado pelo selo IFAL, reúne uma coletânea de textos usados em sala de aula, ao longo de várias décadas de ensino de filosofia. Na ocasião estiveram presentes o reitor da instituição, Dr. Sérgio Teixeira, servidores, professores, estudantes e o público em geral. Veja mais aqui.


NOTÍCIAS

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA – Acontecerá entre os dias 21 a 24 outubro, em Ribeirão Preto, a 44º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Veja detalhes aqui.

CONGRESSO DE PSICOLOGIA – Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Psicologia Unit com o tema A psicologia e suas abordagens técnico-científicas para o século XXI, a ser realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, nos auditórios da FITS, Maceió – AL. Veja detalhes aqui.

DICAS DE LEITURA


E O CÉREBRO CRIOU O HOMEM – O livro E o cérebro criou o homem, do neurocientista português António R. Damasio, lançado em 2011 pela Companhia das Letras com tradução de Laura Teixeira Motta, contempla duas questões de estudo do autor, a primeira como o cérebro constrói a mente? A segunda: como o cérebro torna essa mente consciente? Na primeira parte dos estudos, denominada Começar de novo: despertar, o autor apresenta os objetivos, razões e a abordagem do problema em questão, tratando do self como testemunha, a superação de uma intuição enganosa sob uma perspectiva integrada, a estrutura, uma prévia das ideias principais, a vida e a mente consciente. Em seguida ele trata acerca da regulação da vida ao valor biológico, a realidade implausível, a vontade natural, a manutenção da vida, as origens da homeostase, células, organismos multicelulares e máquinas, o êxito dos nossos primeiros precursores, o desenvolvimento de incentivos, a ligação entre homeostase, valor e consciência. Na segunda parte que recebeu o título de O que há no cérebro capaz de criar a mente?, trata da geração de mapas e imagens, cortes abaixo da superfície, mapas e mentes, a neurologia da mente, o princípio da mente, o corpo na mente, o mapeamento do corpo: do corpo ao cérebro, a representação de quantidades e a construção de qualidades, os sentimentos primordiais, mapeamento e simulação de estados do corpo, a origem de uma ideia, emoções e sentimentos, desencadeamento e execução das emoções, o estranho caso de William James, sentimentos emocionais, as variedades da emoção e os degraus da escala emocional, admiração e compaixão, arquitetura para a memória, a natureza dos registros da memória, zonas de convergência-divergência, o como e o onde da percepção e evocação. Na terceira, denominada Estar consciente: a consciência observada, trata da consciência em partes, sem self mas com mente, tipos de consciência, a consciência humana e não humana, o inconsciente freudiano, a construção da mente consciente, o cérebro consciente, o protosself, a construção e o estado do self central, o self autobiográfico, o problema da coordenação, um possível papel para os córtices posteromediais, os CPMs em ação, as patologias da consciência, a neurologia da consciência, o gargalo anatômico por trás da mente consciente, do trabalho conjunto de grandes divisões anatômicas ao funcionamento dos neurônios, percepções, viver com consciência, o self e o problema do controle, o inconsciente genômico, o sentimento da vontade consciente, a educação do inconsciente cognitivo, o cérebro e justiça, a natureza e cultura e as consequências do self capaz de reflexão. Leitura indispensável. Veja mais do autor aqui.

Veja mais do Grupo de Pesquisa aqui.