ILUSÕES
DA ALMA – O livro Ilusões da alma, do economista e cientista social Eduardo
Gianetti, trata acerca das teorias fisicalistas do cérebro que consideram uma ilusão qualquer ato
de comando sobre o próprio cérebro, tornando-se um relato em primeira pessoa de
uma conversão filosófica, observando a frágil consciência que o ser humano de
si próprio. O autor traz a explicação fisicalista por meio de um exemplo da
neuroeconomia, aplicação do método e da abordagem das neurociências à teoria
econômica. A pesquisa mostra que diante de uma opção de compra duas áreas do
cérebro medem forças e disputam o controle da ação. De um lado, uma área do
cérebro com seus receptores de dopamina sempre a postos à mínima oportunidade
de satisfação que se ofereça. Do outro lado está a região do cérebro associada
a sensações de desconforto e desprazer como as que são causadas por mau cheiro,
insultos ou desembolso de dinheiro. Pelos circuitos neurais movidos no embate é
possível prever com segundos de antecedência se o potencial comprador vai ou
não adquirir um determinado bem. Entende-se que a relação mente-cérebro não é uma questão
simples, ao contrário do que se imagina. E o livro é classificado como um
romance. Podia ser considerado um ensaio, um livro filosófico. Na primeira
parte trata do tumor físico. Na segunda, Libido sciendi. E na terceira, o tumor
metafísico.
REFERÊNCIA
GIANNETTI, Eduardo. A ilusão da alma:
biografia de uma ideia fixa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
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