ABRAHAM MASLOW – O psicólogo americano Abram
Maslow (1908 – 1970) é considerado o pai espiritual da psicologia humanista e
autor da proposta da Hierarquia das Necessidades para identificação de pessoas
autorrealizadoras e psicologicamente saudáveis, voltado para compreender a
capacidade de grandes realizações do individuo e estudando uma pequena
amostragem de pessoas notáveis para determinar como se diferenciavam daquelas
com saúde mental mediana ou mental. Decidiu dedicar-se ao desenvolvimento de
uma psicologia que lidasse com os mais elevados ideais humanos, trabalhando
para trabalhar a personalidade e mostrar que as pessoas eram capazes de
comportamentos mais nobres do que ódio, preconceito e guerra. Tornou-se, por
isso, herói do movimento da contracultura nos anos 1960.
A sua trajetória foi influenciada pela
psicanálise, antropologia social, psicologia da Gestalt e do trabalho de Kurt
Goldstein, um neuropsiquiatra que enfatizou o fato de que o organismo é um todo
unificado, que é afetado na sua totalidade pelo que acontece em qualquer uma de
suas partes.
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – As necessidades
propostas por Maslow, na ordem de prioridade de satisfação, são as
fisiológicas, de segurança, de pertinência e de amor, de estima e de
autorrealização. Ele procurou identificar as características das pessoas com
necessidade de autorrealização satisfeita e, assim, consideradas
psicologicamente saudáveis. Em vista disso ele define a neurose e o
desajustamento como doenças de carência, causadas pela privação de certas
necessidades básicas.
AUTORREALIZAÇÃO – Na visão de Maslow, cada
individuo é dotado de propensão inata à autorrealização. Para o individuo
sentir-se autorrealizado, primeiro é necessário satisfazer às necessidades mais
inferiores na hierarquia inata e cada uma deve ser satisfeitas antes que a
próxima se mostre. Conceitualmente a autorrealização é o desenvolvimento pleno
das habilidades de um individuo e realização de seu potencial. Os indivíduos
dotados da característica de autrrealização apresentam percepção objetiva da
realidade, plena aceitação da própria natureza, compromisso e dedicação a algum
tipo de trabalho, simplicidade e naturalidade de comportamento, necessidade de
autonomia, privacidade e independência; experiência de pico ou místicas
intensas, empatia e afeição pela humanidade e resistência ao conformismo; estrutura
de caráter democrático, atitude de criatividade e alto grau do que Adler
chamava de interesse social. O amor suficiente na infância e a satisfação das
necessidades fisiológicas e de segurança nos primeiros dois anos de vida são os
pré-requisitos para a autorrealização. Na sua teoria, a autorrealização
significa experienciar de modo pleno, intenso e desinteressado, com plena
concentração e total absorção, entendendo que atualizar é tornar verdadeiro,
existir de fato e não em potencial, voltando-se para desenvolver a capacidade
de melhores escolhas na vida. A auto-atualização é também um processo continuo
de desenvolvimento das próprias potencialidades., dando um passo além no
reconhecimento das próprias defesas e então trabalhar para abandoná-las.
EXPERIÊNCIAS CULMINANTES – As experiências
culminantes são momentos especialmente felizes e excitantes na vida de cada
indivíduo, o que levou Maslow a considerar que são provocadas por intensos
sentimentos de amor, exposição à arte e à musica, ou vivencia da beleza
irresistível da natureza. As mais poderosas são relativamente raras e têm sido
configuradas pelos poetas como momentos de êxtase, pelos religiosos como
experiências profundas e místicas. Uma experiência culminante é um auge que
pode durar poucos minutos ou algumas horas, mas raramente mais. A experiência
platô representa uma maneira nova e mais profunda de encarar e vivenciar o
mundo, envolvendo uma mudança fundamental na atitude, uma mudança que afeta
todo o ponto de vista de alguém e cria uma nova apreciação e uma consciência
intensificada do mundo.
METAMOTIVAÇÃO – A metamotivação refere-se ao
comportamento inspirado por valores e necessidades de crescimento, sendo a mais
comum entre pessoas auto-atualizadoras que estão gratificadas em suas necessidades
inferiores. As metanecessidades estão também num continuo em relação às
necessidades básicas. A metapatologia refere-se à falta de valores, sentido ou
realização na vida. Para isso ele desenvolve o conceito de Motivação de
Deficiência e do Ser, concentando-se no comportamento que se orienta para
satisfazer uma necessidade que foi privada ou frustrada. A cognição D vê os
objetivos unicamente como preenchedores de necessidades, como meios para outros
fins. A cognição S é mais acurada e efetiva porque é menos provável que a
pessoa que percebe distorça suas percepções para harmonizá-las com as suas
necessidades e desejos.
EUPSIQUIA – A eupsiquia se refere a uma
sociedade ideal, como alternativa para a utopia, que para ele parecia muito
visionária e impraticável. Ele acreditava que uma sociedade ideal podia ser
desenvolvida a partir da construção de uma comunidade de indivíduos
psicologicamente estáveis e auto-atualizadores. Todos os membros da comunidade
estariam engajados na busca do desenvolvimento pessoal e na realização em seu
trabalho e em suas vidas pessoais.
SINERGIA – A sinergia significa ação
combinada ou comparação, ação cooperativa de elementos que resulta num efeito
global maior do que todos os elementos tomados separadamente. A identificação
com outros tende a promover uma alta sinergia individual e, para Maslow, está
dentro do próprio individuo como unidade entre pensamento e ação.
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL – A psicologia
transpessoal inclui o estudo da religião e da experiência religiosa. Sob o
ponto de vista histórico, as conceoções de potencial humano máximo tem sido
primordialmente expressas em termos religiosos, e a maioria dos psicólogos tem
relutado em examinar com seiredade essas áreas em virtude de terem sido
descritas de forma mística, dogmática ou não científica. Os psicólogos
transpessoais estudaram empiricamente a meditação, os exercícios respiratórios
da Ioga e outras disciplinas espirituais.
DINÂMICA – Maslow aborda o crescimento
psicológico em termos de satisfação bem sucedida de necessidades mais elevadas
e satisfatórias. Salientou que a motivação é relativamente fraca, comparada às
necessidades fisiológicas e de segurança, estima, enfim, o processo de
auto-atualização pode ser limitado por influencias negativas de experiências passadas
e de hábitos resultantes que nos mantem presos a comportamentos improdutivos;
influencia social e pressão de grupo que muitas vezes operam contra nossa
própria preferência e opinião; e defesas internas que nos mantem fora de
contato conosco mesmo. Ele define o self como a essência interior da pessoa ou
da natureza inerente – seus próprios gostos, valores e objetivos. a maior força
de Maslow está em seu interesse pelas áreas do funcionamento humano que foram
completamente ignorada pela maioria dos outros teóricos.
REFERÊNCIAS
ATKINSON, Richard; HILGARD, Ernest; ATKINSON, Rita;
BEM, Daryl; HOEKSENA, Susan. Introdução à Psicologia. São Paulo: Cengage, 2011.
DAVIDOFF,
Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da
personalidade. São Paulo: Harbra, 2002.
GAZZANIGA, Michael; HEATHERTON, Todd. Ciência
psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MORRIS, Charles; MAISTO, Alberto. Introdução
à psicologia. São Paulo: Pretence Hall, 2004.
MYERS, David. Psicologia. Rio de Janeiro:
LTC, 2006.
SCHULTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney. Historia da
psicologia moderna.São Paulo: Cengage Learning, 2012.
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