segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A PSICOLOGIA HUMANISTA DE ABRAHAM MASLOW


ABRAHAM MASLOW – O psicólogo americano Abram Maslow (1908 – 1970) é considerado o pai espiritual da psicologia humanista e autor da proposta da Hierarquia das Necessidades para identificação de pessoas autorrealizadoras e psicologicamente saudáveis, voltado para compreender a capacidade de grandes realizações do individuo e estudando uma pequena amostragem de pessoas notáveis para determinar como se diferenciavam daquelas com saúde mental mediana ou mental. Decidiu dedicar-se ao desenvolvimento de uma psicologia que lidasse com os mais elevados ideais humanos, trabalhando para trabalhar a personalidade e mostrar que as pessoas eram capazes de comportamentos mais nobres do que ódio, preconceito e guerra. Tornou-se, por isso, herói do movimento da contracultura nos anos 1960.
A sua trajetória foi influenciada pela psicanálise, antropologia social, psicologia da Gestalt e do trabalho de Kurt Goldstein, um neuropsiquiatra que enfatizou o fato de que o organismo é um todo unificado, que é afetado na sua totalidade pelo que acontece em qualquer uma de suas partes. 


HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – As necessidades propostas por Maslow, na ordem de prioridade de satisfação, são as fisiológicas, de segurança, de pertinência e de amor, de estima e de autorrealização. Ele procurou identificar as características das pessoas com necessidade de autorrealização satisfeita e, assim, consideradas psicologicamente saudáveis. Em vista disso ele define a neurose e o desajustamento como doenças de carência, causadas pela privação de certas necessidades básicas.

AUTORREALIZAÇÃO – Na visão de Maslow, cada individuo é dotado de propensão inata à autorrealização. Para o individuo sentir-se autorrealizado, primeiro é necessário satisfazer às necessidades mais inferiores na hierarquia inata e cada uma deve ser satisfeitas antes que a próxima se mostre. Conceitualmente a autorrealização é o desenvolvimento pleno das habilidades de um individuo e realização de seu potencial. Os indivíduos dotados da característica de autrrealização apresentam percepção objetiva da realidade, plena aceitação da própria natureza, compromisso e dedicação a algum tipo de trabalho, simplicidade e naturalidade de comportamento, necessidade de autonomia, privacidade e independência; experiência de pico ou místicas intensas, empatia e afeição pela humanidade e resistência ao conformismo; estrutura de caráter democrático, atitude de criatividade e alto grau do que Adler chamava de interesse social. O amor suficiente na infância e a satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança nos primeiros dois anos de vida são os pré-requisitos para a autorrealização. Na sua teoria, a autorrealização significa experienciar de modo pleno, intenso e desinteressado, com plena concentração e total absorção, entendendo que atualizar é tornar verdadeiro, existir de fato e não em potencial, voltando-se para desenvolver a capacidade de melhores escolhas na vida. A auto-atualização é também um processo continuo de desenvolvimento das próprias potencialidades., dando um passo além no reconhecimento das próprias defesas e então trabalhar para abandoná-las.

EXPERIÊNCIAS CULMINANTES – As experiências culminantes são momentos especialmente felizes e excitantes na vida de cada indivíduo, o que levou Maslow a considerar que são provocadas por intensos sentimentos de amor, exposição à arte e à musica, ou vivencia da beleza irresistível da natureza. As mais poderosas são relativamente raras e têm sido configuradas pelos poetas como momentos de êxtase, pelos religiosos como experiências profundas e místicas. Uma experiência culminante é um auge que pode durar poucos minutos ou algumas horas, mas raramente mais. A experiência platô representa uma maneira nova e mais profunda de encarar e vivenciar o mundo, envolvendo uma mudança fundamental na atitude, uma mudança que afeta todo o ponto de vista de alguém e cria uma nova apreciação e uma consciência intensificada do mundo.

METAMOTIVAÇÃO – A metamotivação refere-se ao comportamento inspirado por valores e necessidades de crescimento, sendo a mais comum entre pessoas auto-atualizadoras que estão gratificadas em suas necessidades inferiores. As metanecessidades estão também num continuo em relação às necessidades básicas. A metapatologia refere-se à falta de valores, sentido ou realização na vida. Para isso ele desenvolve o conceito de Motivação de Deficiência e do Ser, concentando-se no comportamento que se orienta para satisfazer uma necessidade que foi privada ou frustrada. A cognição D vê os objetivos unicamente como preenchedores de necessidades, como meios para outros fins. A cognição S é mais acurada e efetiva porque é menos provável que a pessoa que percebe distorça suas percepções para harmonizá-las com as suas necessidades e desejos.

EUPSIQUIA – A eupsiquia se refere a uma sociedade ideal, como alternativa para a utopia, que para ele parecia muito visionária e impraticável. Ele acreditava que uma sociedade ideal podia ser desenvolvida a partir da construção de uma comunidade de indivíduos psicologicamente estáveis e auto-atualizadores. Todos os membros da comunidade estariam engajados na busca do desenvolvimento pessoal e na realização em seu trabalho e em suas vidas pessoais.

SINERGIA – A sinergia significa ação combinada ou comparação, ação cooperativa de elementos que resulta num efeito global maior do que todos os elementos tomados separadamente. A identificação com outros tende a promover uma alta sinergia individual e, para Maslow, está dentro do próprio individuo como unidade entre pensamento e ação.

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL – A psicologia transpessoal inclui o estudo da religião e da experiência religiosa. Sob o ponto de vista histórico, as conceoções de potencial humano máximo tem sido primordialmente expressas em termos religiosos, e a maioria dos psicólogos tem relutado em examinar com seiredade essas áreas em virtude de terem sido descritas de forma mística, dogmática ou não científica. Os psicólogos transpessoais estudaram empiricamente a meditação, os exercícios respiratórios da Ioga e outras disciplinas espirituais.

DINÂMICA – Maslow aborda o crescimento psicológico em termos de satisfação bem sucedida de necessidades mais elevadas e satisfatórias. Salientou que a motivação é relativamente fraca, comparada às necessidades fisiológicas e de segurança, estima, enfim, o processo de auto-atualização pode ser limitado por influencias negativas de experiências passadas e de hábitos resultantes que nos mantem presos a comportamentos improdutivos; influencia social e pressão de grupo que muitas vezes operam contra nossa própria preferência e opinião; e defesas internas que nos mantem fora de contato conosco mesmo. Ele define o self como a essência interior da pessoa ou da natureza inerente – seus próprios gostos, valores e objetivos. a maior força de Maslow está em seu interesse pelas áreas do funcionamento humano que foram completamente ignorada pela maioria dos outros teóricos.

REFERÊNCIAS
ATKINSON, Richard; HILGARD, Ernest; ATKINSON, Rita; BEM, Daryl; HOEKSENA, Susan. Introdução à Psicologia. São Paulo: Cengage, 2011.
DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 2002.
GAZZANIGA, Michael; HEATHERTON, Todd. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MORRIS, Charles; MAISTO, Alberto. Introdução à psicologia. São Paulo: Pretence Hall, 2004.
MYERS, David. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
SCHULTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney. Historia da psicologia moderna.São Paulo: Cengage Learning, 2012.

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