EDUCAÇÃO
ESPECIAL E INCLUSÃO – Abordar a temática da educação especial e da inclusão num
trabalho acadêmico, leva a considerar a partir da Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),
notadamente na observância do art. 59, correspondente à educação especial, como
sendo a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede
regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais (PNE). Um
trabalho dessa natureza traz a justificativa em razão do que preceitua o art.
205 da Constituição Federal e a LDB 9394/96, quando da definição pelo pleno
desenvolvimento do educando destinado ao preparo para a vida e o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho, num processo de atendimento educacional
para todos indistintamente, destinando o foco para as discussões atinentes à
educação especial e ao educando PNE, carecendo de uma integração para melhor
desempenhar seu papel na sociedade e na vida. Assim, terá por objetivo analisar
de que forma a Educação Especial possibilita a inclusão de PNE, levantando os
pressupostos da Educação Especial, analisando de que forma é desenvolvida por
meio da observação acerca da qualificação do professor na sala de aula da
Educação Especial, considerando os recursos oferecidos pela escola para o
desenvolvimento das atividades pedagógicas em salas com PNE e avaliando as
perspectivas dos profissionais no processo de inclusão na Educação Especial. Abordará,
portanto, o papel da educação, o processo de inclusão e o papel do professor
nessa temática, utilizando-se uma metodologia que se desenvolverá em duas
etapas: a primeira delas, bibliográfica, reunindo leituras e considerações a
respeito das expressões conceituais dos mais importantes estudiosos do assunto
e, na segunda etapa, desenvolver uma pesquisa de campo utilizando-se de
instrumento questionário que envolva o universo de professores de um
educandário, onde os respondentes possam consignar suas opiniões para
identificação da realidade. O que se tem encontrado nesse tocante é a a
necessidade requerida pelos respondentes de se efetuar maior capacitação dos
profissionais e na exigência da escola dispor de melhores recursos para o
processo em questão para o desenvolvimento da educação especial no alcance da
perspectiva da educação inclusiva. Segue algumas bibliografias básicas para o
desenvolvimento do estudo.
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