EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA – A obra Educação a distância: o estado
da arte, de Fredric Litto e Marcos Formiga, reúne uma série de estudiosos e
pesquisadores sobre temas da EAD, legislação, aspectos culturais, terminologia,
aprendizagem, teorias pedagógicas, interatividade, cursos híbridos ou blended
learning, estratégias de jogos, suporte, avaliação, ensino, educação pelo
trabalho, pós-graduação, educação corporativa, estudo da música, conceito,
Universidade Aberta do Brasil, recursos educacionais abertos, aprendizagem
online, atividades em ambientes virtuais, composição e funcionamento da equipe de
produção, os métodos de preparação de material e conteúdo, os padrões
internacionais, fatores culturais, aspectos de gerenciamento de projetos,
aspectos da pesquisa, aspectos bibliométricos, estatísticas, entre outros
assuntos.
REFERÊNCIA:
LITTO,
Fredric; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São
Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE – A
obra Avaliação da aprendizagem em educação online, organizada por Marco Silva e
Edméa Santos, reúne uma série de estudiosos e pesquisadores que tratam de temas
como o fundamento comunicacional da aprendizagem, educação e contemporaneidade,
avaliação de aprendizagem, interfaces e dispositivos, relatos de experiências,
desafios da web, explorando abordagens linguísticas, portfólio e cartografia
cognitiva, aprendizagem mediada e avaliada por computador, ambientes virtuais
de aprendizagem, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
SILVA,
Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São
Paulo: Loiola, 2006.
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA – A obra Educação a distância: pratica e
formação do profissional reflexivo, organizado por José Armando Valente e
Silvia Bustamente, reúne uma série de estudiosos e pesquisadores que tratam de
temas como reflexão sobre a pratica pedagógica e sua transformação em ambientes
de EAD, a gênese e aplicações na formação de educadores reflexivos, formação de
educadores, metarreflexão e a construção da transformação permanente, papal da
pesquisa na formação continuada, educação bimodal, design de sistemas, entre
outros assuntos.
REFERÊNCIA:
VALENTE,
José Armando; BUSTAMANTE, Silvia (Orgs.). Educação a distância: pratica e
formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
FORMAÇÃO
DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO – A obra
Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas
públicas, trabalho e pesquisa, organizado por Luis Paulo Leopoldo Mercado e
Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, reúne professores, estudiosos e
pesquisadores que abordam temas como formação do pesquisador em educação,
profissionalização docente, prática pedagógica, do individualismo à
colaboração, cultura acadêmica, interações conversacionais em sala de aula,
políticas de formação de professores e práticas curriculares, políticas
públicas educacionais, política de financiamento da educação, ágora polínia
como etnocurriculo, tecnologias digitais, trabalho e educação, formação para
transformação, pesquisa em história da educação, entre outras abordagens.
REFERÊNCIA:
MERCADO,
Luis Paulo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora (Orgs.). Formação do pesquisador em
educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa.
Maceió: Edufal, 2007.
PRÁTICAS
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – A obra Práticas de formação de professores na educação a
distância, reúne professores, pesquisadores e estudiosos que abordam temas como
inclusão digital, utilização das mídias na formação continuada de professores,
formação de tutores, gêneros digitais como material didático, EAD, formação
continuada, tutoria online, objetos virtuais de aprendizagem, integração de
mídias, aprendizagem colaborativa e interatividade na web, linguagem e projeto
pedagógico, webradio, uso de blog na prática pedagógica, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
MERCADO,
Luis Paulo (Org.). Práticas de formação de professores na educação a distância.
Maceió: Edufal, 2008.
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA VIA INTERNET – O livro
Educação a distância via internet: formação de educadores, organizado por José
Armando Valente, Maria Elisabete Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de
Almeida, reúne professores, educadores, estudiosos e pesquisadores sobre
temáticas como desenvolvimento de projetos pedagógicos com uso das novas
tecnologias, professores e alunos, o redesenho de estratégias da ação na
formação de professores em ambiente digital, realização de projetos baseados em
texto, conferencia interativa no ciberespaço, desenvolvimento humano e
internet, ambiente de robótica pedagógica, escrita e leitura no uso de editor
de texto na escola, interdisciplinaridade a distância, educação e tecnologia na
construção do conhecimento, aprendizagem colaborativa, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
VALENTE,
José Armando; PRADO, Maria Elisabete; ALMEIDA, Maria Elizabeth (Orgs.). Educação
a distância via internet: formação de educadores. São Paulo: Avercamp, 2003.
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES – O livro Formação de
professores: política e profissionalização, organizado por Luis Paulo Leopoldo
Mercado e Maísa Brandão Gomes Kullok, reúne educadores e pesquisadores que
tratam de assuntos como formação de professores, formação continuada, EJA, EAD,
tecnologias da informação e comunicação, papel social da universidade, chat
como ferramenta pedagógica, curso na TV, efetividade e mediação no processo
formativo para alfabetizadores, graduação em pedagogia, entre outras temáticas.
REFERÊNCIA:
MERCADO,
Luis Paulo; KULLOK, Maisa (Orgs.). Formação de professores: política e profissionalização.
Maceió: Edufal, 2004.
OUTRAS
REFERÊNCIAS:
AHLER, Alvori. Políticas públicas e educação
na construção de uma cidadania participativa no contexto do debate sobre
ciência e tecnologia. Guairacá – Unioeste, Guarapuva, Paraná, n. 20, p. 47-70,
2004.
ALONSO, Myrtes; ALEGRETTI, Sonia.
Introduzindo a pesquisa na formação de professores a distância. In: VALENTE,
José Armando; PRADO; Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria Elizabeth (Orgs.).
Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
ALVES, Eduardo. Direitos autorais na EAD.
Congresso Internacional de Qualidade na Educação a Distancia (CIQEAD), 13 de
novembro de 2007.
ALVES, J. R. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação
a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
AMORIM, Joni; PIVA JUNIOR, Dilermando. Estratégias e políticas
para gestão de direitos autorais em educação a distância. Campinas: ABED, 2010.
ARAUJO, Maria Izabel. Uma abordagem sobre as
tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. In:
MERCADO, Luís Paulo; KULLOK, Maísa (Orgs.). Formação de professores: política e
profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.
ARAUJO,
E.; BARBOSA, C.; ALVES, F. Propriedade intelectual: proteção e gestão
estratégica do conhecimento. Scielo Brasil/Revista Brasileira de Zootecnia,
vol. 39, supl.spe Viçosa, jul 2010.
ARIAS, Rafael; AMARAL, Sergio. Direito à
educação. Revista Intertemas, Unitoledo, 2010.
BABINSKI, Daniel. O direito à educação básica
no âmbito do Mercosul – Proteção normativa nos planos constitucional,
internacional e regional. São Paulo: USP, 2010.
BARONI, Larissa. Conheça os padrões mínimos de qualidade dos cursos EAD. Universia, 2010.
BARUFFI, Helder. O direito à educação e
eficácia: um olhar sobre a positivação e inovação constitucional. Revista
Juridica Unigran, 2010.
BASILIO, Dione. Direito à educação: um
direito essencial ao exercício da cidadania. Sua proteção à luz da teoria dos
direitos fundamentais e da Constituição Federal Brasileira de 1988. São Paulo:
USP, 2009.
BORGES, Martha; NUNES, Márcia. Educação a
distancia e formação profissional: movimento nas concepções e nas práticas
docentes. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006.
BORSATO, Cintia. O seu, o meu, o nosso conteúdo. Gestão da
Informação Tecnológica, 2009.
BOTO, Carla. A educação escolar como direito
humano de três gerações: identidades e universalismos. Educação Social,
Campinas, vol. 26, n. 92, p. 777-798, Especial - Out. 2005.
BRAGA, Cristiane. DidaTIC: um ambiente de
produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Fortaleza:
UEC/Cefet-CE, 2008.
BRASIL. Constituição Federal. São Paulo:
Saraiva, 2002.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC,
1999.
_______. Referenciais de qualidade para
educação superior a distância. Brasilia: SED/MEC, 2007.
______. Decreto 5800, de 8 de junho de 2006 –
Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Brasilia: MEC,
2006.
______. Lei 10753, de 30 de outubro de 2003 –
Institui a Política Nacional do Livro. Brasília: MEC, 2003.
BRUNO,
Susana. A eficácia do direito à educação. Conpedi, 2010.
BURGARDT, Lilian. Como regular a EAD: governo
e especialistas debatem amarras da legislação. Universia, 2007.
CAMARGO, Ana Paula. A aprendizagem por meio
de bibliotecas digitais e virtuais. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos.
(Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2009.
CAMPELO, Ana Karina. A questão da efetividade
do direito à educação vista sob a égide da Constituição Federal de 1988. Revista
Faete, 2010.
CARVALHO, Ana
Beatriz. A Educação a Distância e a democratização do conhecimento. In:
CARVALHO, Ana Beatriz. (Org.). Educação a Distância. 22 ed. Campina Grande:
UEPB, 2006, v. 1, p. 47-58.
______. Políticas Públicas em Educação a
Distância e a Formação de Professores no Estado da Paraíba. In: IV Seminário
Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste, Natal, 2006.
CHAHIN, ali et al. E-gov.br: a próxima
revolução brasileira. São Paulo: Prentice
Hall, 2004.
CHARTIER, Roger. Aventura do livro: do leitor ao navegador.
São Paulo: UNESP, 1999.
CLEMENTINO, Adriana. Gestão pedagógica de
cursos em EAD online. Abed, 2005.
COSTA, Maria Luisa. Política públicas para o
ensino superior a distância e a implementação do Sistema Universidade Aberta do
Brasil no Estado do Paraná. Araraquara/SP: Unesp, 2010.
CRAVEIRO, Gisele; MACHADO, Jorge; ORTELLADO, Pablo
(Orgs.). O mercado de livros técnicos e científicos no
Brasil: subsídio
público e acesso ao conhecimento – Relatório Gropai. São Paulo: USP, 2008.
CRUZ, Wladia B. Chat como ferramenta
pedagógica na aprendizagem e no trabalho docente. In: Mercado, L. P.; Kullok,
M. B. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal,
2004.
DUTRA,
Renato; TAROUCO, Liane. Recursos Educacionais Abertos (Open Educational
Resources. Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE, v. 5 nº 1, Julho,
2007.
FARIAS, Isabel. Do individualismo à
colaboração: desafio à formação docente na contemporaneidade. In: MERCADO, Luis
Paulo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora. Formação do pesquisador em educação:
profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió:
Edufal, 2007.
FERNANDEZ, Consuelo. Os métodos de preparação
de material impresso para EAD. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (Orgs.).
Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2009.
FICHNER, Bernd. O direito à educação e a
atual mudança das funções sociais do conhecimento. Cadernos de Educação - FaE/PPGE/UFPel, Pelotas
[32]: 13 - 23, janeiro/abril 200
FIGUEIREDO, Wilkase; QUIRINO, Julia; SANTOS,
Isvânia. O direito à educação na Constituição de 1988: suas dimensões enquanto
direito público subjetivo. V EPEAL, Pesquisa em Educação: Desenvolvimento,
Ética e Responsabilidade Social, 2010.
FONSECA, João José. Referenciais para a
escrita do material didático. Educação e Cidadania, 2010.
FRAGA, Dinorá. A internet como contexto de produção textual:
possíveis implicações para o ISD. Calidoscópio, vl. 2, n. 2, jul/dez 2004.
FREITAS, Maria do Carmo; SILVA, Cassandra;
CASTRO, João E.; FIOD NETO, Miguel. A propriedade intelectual de documentos on
line para educação a distância. Cobenge 2001.
GIRAFFA, Lucia. NETTO, Carla. Licenciaturas
na modalidade a distância e o desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores
para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática.
Novas Tecnologias em Educação, v. 7 nº 3, dezembro, 2009.
GOMES, C. A legislação que trata da EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação
a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
GUIMARÃES, Leandro. Reprodução parcial ou
total de obras em material didático para EAD. Senaed 2009.
IBIAPINA, I. M. Pesquisa e formação: é
possível essa aproximação na pós-graduação? In: Mercado, L.; Cavalcante, M. A.
(Org.). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente,
políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: Edufal, 2007.
LIMA, Mariana. A educação como direito no
Brasil de 1988 a
2000 – prisma da legislação. São Paulo: USP, 2006.
LITTO, F. O atual cenário internacional da
EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org).
Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2009.
______. Recursos educacionais abertos. In:
LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São
Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
______. A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto,
aprendizagem e desenvolvimento. Revista do IBICT-MCT, Inclusão Social. Brasília, v. 1, n.
2, p. 60-65, abr./set. 2006.
LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org).
Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2009.
MACHADO, Erica. Formação de professores e
educação a distância: um debate sobre a prática reflexiva no contexto de
emancipação. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia. Educação a
distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp,
2009.
MAIA, Carmen; MATTAR, João. ABC da EAD. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MANFÉ, Ana Caroline; MAIA, Antonio; BOTELHO,
Mario. Referenciais de qualidade como base para o estudo de um curso de
Bacharelado em Administração a distância: uma
análise do material didático,
professores e tutores. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e
Tecnologia – 2010.
MARTINES JÚNIOR, Eduardo. Educação, cidadania
e Ministério Público: o artigo 205 da Constituição e sua abrangência. São
Paulo: PUC, 2006.
MATTAR, João. Interatividade e aprendizagem. In:
LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org.). Educação a distância: o estado da
arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MENEZES, Wolselet
Henrique. Práticas de leitura e autoria
no texto eletrônico: uma análise do autor imersivo a partir do software de
escrita colaborativa Dicionário Social. Intercom – Sociedade Brasileira
de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências
da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
MERCADO, Luís Paulo; FIGUEIREDO, Lílian;
JOBIM, Daniela. Formação de tutores do curso piloto de administração a
distância da Universidade Aberta do Brasil. In: MERCADO, Luís Paulo (Org.).
Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal,
2008.
MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira; MUELLER, Suzana. Autoria coletiva,
autoria ontológica e intertextualidade na ciência: aspectos interdisciplinares
e tecnológicos. In: IX Congresso
Internacional de Humanidades. Santiago de Chile, Universidad Metropolitana de
Ciencias de la Educación.
18 a 20
de outubro de 2006.
MIZUKAMI, Pedro. Educação, direitos autorais
e políticas públicas: dois possíveis enfoques. Desafios da Conjuntura.
Observatório da Educação da Ação Educativa, nº 27, setembro, 2009.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a
distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomsom Learning, 2007.
MOREIRA, Maria da Graça. A composição e o
funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos.
Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2009.
NEVADO, Rosane; CARVALHO, Maria Jane;
MENEZES, Crediné. Metareflexão e a construção da (trans)formação permanente:
estudo no ambiente de um curso de pedagogia a distância. In: VALENTE, José
Armando; BUSTAMANTE, Silvia (Orgs.). Educação a distância: pratica e formação
do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
NICOLAU, Marcos; MORAES, Cândida. Os produtos midiáticos na
época de sua reprodução digital gratuita. Líbero – São Paulo
– v. 12, n. 23, p. 143-150, jun. de 2009.
NUNES, B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação
a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
NUNES, Ivônio. A história da EAD no mundo. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação
a distância: o estado da arte. São Paulo: Prentice Hall, 2009.
OLIVEIRA, Aristóteles da Silva; FUMES, Neisa
de Lourdes Frederico. Inclusão digital do professor universitário para atuar na
educação online. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Práticas de formação
de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2006.
PALANGE, Ivete. Os métodos de preparação de
material para cursos on-line. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos. Educação a
distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
PINTO, Anamelea de
Campos. A formação de professores para
a modalidade de Educação a Distância: por uma criação e autoria coletivas.
Florianópolis: UFSC, março de 2004.
PIRES, Hindemburgo. Universidade,
políticas públicas e novas tecnologias aplicadas à Educação a Distância. Revista Advir, nº 14, Rio de Janeiro, pp.22-30,
2001.
PRADO, Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria
Elizabeth. Formação de educadores: fundamentos reflexivos para o contexto da
educação a distância. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia. Educação a
distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp,
2009.
PRIMO,
Alex; RECUERO, Raquel. A terceira geração da hipertextualidade:
cooperação e conflito na escrita coletiva de hipertextos com links
multidirecionais. Libero, Ano IX - nº 17 - Jun 2006.
RANGEL, Egon. Avaliar para melhor usar –
avaliação e seleção de materiais e livros didáticos: material adequado, escolha
qualificada, uso crítico. Brasília: SEED/MEC/Boletim Materiais Didáticos,
agosto, 2005.
REIS, Graziela
Tavares de Souza; SANTOS, Aline Sueli. Por uma política de Direitos Autorais
para EAD. Associação Brasileira de Educação a Distancia – ABED. Disponível em
www.abed.org.br. Acesso: 10 jun 2010.
ROSA, Flavia
Goulart. Pasta do professor: o uso de cópias nas universidades. Maceió: Edufal,
2007.
ROSADO, Luiz
Alexandre. Escrevendo juntos no ciberespaço: autoria textual coletiva em
ambientes virtuais de aprendizagem. VI Encontro de Educação e Tecnologias de
Informação e Comunicação. Universidade Estácio de Sá, 2008.
_______. O outro lado da
moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia. 1º Colóquio de Educação
e Mídia, UNIRIO, 2007.
RYDLEWS, Carlos. Escrito em bits. Época
Negócios, 29-203, março, 2010.
SACAVINO, Susana. Direito humano à educação no Brasil: uma
conquista para todos/as? XIII Encontro
Nacional de Didática e Prática de Ensino, promovido pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, realizado em
Recife, no período de 23 a
26 de abril de 2006.
SANTOS, Lílian Carmen. Educação a distância
na formação de professores. In: MERCADO, Luís Paulo; KULLOK, Maísa (Orgs.).
Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.
SANTOS, Clovis Roberto. Educação escolar
brasileira: estrutura, administração, legislação. São Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2003.
SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da
avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, Marco; SANTOS,
Edméa. (Orgs). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola,
2006.
SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência
online e a pedagogia da transmissão. B. Téc. Senac: a
R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 33, n.2, maio/ago. 2007.
SILVA, Tania; COELHO, Suzanete; VALENTE, José
Armando. O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizes-colaboradores:
um dos suportes andragógicos das comunidades virtuais de aprendizagem. In:
VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia (Orgs). Educação a distância: prática
e formação do profissional reflexivo.São Paulo: Avercamp, 2009.
SIMEÃO, Elmira; MELO, Cristiano. Alfabetização em informação para a capacitação do
agente comunitário de saúde no Brasil: proposta de mediação baseada no modelo
extensivo e colaborativo. Revista Eletronica de Comunicação, Informações e
Inovação em Saúde - RECIIS. Rio de Janeiro,
v.3, n.3, p.58-66, set., 2009.
TELES, L. A aprendizagem por e-lerning. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org).
Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2009.
TORI, Romeiro. Educação sem distância: as
tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São
Paulo: Senac, 2010.
______. Cursos híbridos ou blended learning..
In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org). Educação a distância: o estado da
arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009
VAZ, Maria Fernanda. Os padrões internacionais para construção de
material educativo on-line. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a
distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.