OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO – A obra Os sete
saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin, trata das cegueiras
do conhecimento, o erro e a ilusão, os erros mentais, intelectuais e da razão,
as cegueiras paradigmáticas, o impriting e a normalização, a noologia, o
inesperado, a incerteza do conhecimento, os princípios do conhecimento
pertinente, o contexto, o multidimensional, o complexo, a inteligência geral, a
antinomia, a condição cósmica, física, terrestre e humana, unidualidade, o
circuito cérebro/mente/cultura, razão/afeto/pulsão,
individuo/sociedade/espécie, unitas multiplex, diversidade cultural e
pluralidade de indivíduos, sapiens, demens, homo complexus, a era planetária, a
morte da modernidade, a esperança a incerteza histórica, as duas compreensões,
o egocentrismo, o etnocentrismo e o sociocentrismo, o espirito redutor, a ética
da compreensão, o bem pensar, a
introspecção, a interiorização da tolerância, a ética do gênero humano, entre
outros importantes assuntos.
REFERÊNCIA:
MORIN,
Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:
Cortez/Unesco, 2000.
EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR – O livro Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a
Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, reunida por
Jacques Delors et al, abordando a educação e a utopia necessária, os horizontes
da comunidade de base à sociedade mundial, mundialização dos setores de
atividade humana, a comunicação universal, interdependência planetária, um
mundo multirriscos, o local e o global, educação e dinâmica social, da coesão
social à participação democrática, do crescimento econômico ao desenvolvimento
humano, os pilares da educação, aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos, a
ser, a aprender a viver com os outros, a
educação ao longo de toda vida, da educação básica à universidade, os
professores em busca de novas perspectivas, opções educativas e papel do político,
cooperação internacional, educar a aldeia global, coesão, solidariedade e
exclusão, reconciliação social, sociedade mundial, mundo multicultural,
interações entre educação e cultura, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
DELORS, Jacques; MUFTI, In`am; AMAGI,
Isao; CARNEIRO, Roberto; CHUNG, Fay; GEREMEK, Bronislaw; GORHAM, William;
KORNHAUSEN, Aleksandra; MANLEY, Michael; QUERO, Marisela; SAVANÉ,
Marie-Angelique; SINGH, Karan; STAVENHAGEN, Rodolfo; SUHT, Myong; NANZHAO,
Zhou. Educação: um tesouro a descobrir. São
Paulo/Brasília: Cortez/Mec/Unesco, 1999.
EDUCAR PARA A ERA PLANETÁRIA – O livro Educar
para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no
erro e na incerteza humana, de Edgar Morin, Raúl Motta e Emílio-Roger Ciurana,
aborda questões como o método, estratégias para o conhecimento e ação num
caminho que se pensa, relação entre método, experiência e ensaio, a errância e
o erro, o pensamento complexo da complexidade, a confusão entre caos,
complexidade e determinismo, os desafios da era planetária, a ilusão do
desenvolvimento à mundialização econômica, o avesso do cenário, a emergência da
sociedade-mundo, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
MORIN,
Edgar; MOTTA, Raúl; CIURANA, Emílio-Roger. Educar para a era planetária: o
pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São
Paulo: Cortez, 2003.
APRENDER A APRENDER – O
livro Aprender a aprender, de Joseph Novak e Bob Gowin, trata de aprender sobre
a aprendizagem, os lugares-comuns da educação, aprendizagem e instrução,
metaconhecimento e meta-aprendizagem, mapas conceituais, aprendizagem
significativa, heurística, diagramas, pensamento e ação, entrevista,
investigação guiada pela teoria, projetos, juízos cognitivos e de valor, entre
outros assuntos.
REFERÊNCIA:
NOVAK,
Joseph; GOWIN, Bob. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano, 1996.
UNIVERSIDADE, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO – O livro Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes
reconstrutivos, de Pedro Demo, aborda a aprendizagem e conhecimento, educação,
ensino, pesquisa e extensão, a politicidade da aprendizagem, conhecimento e
autonomia, sociedade intensiva do conhecimento, professores autores e alunos
protagonistas, ética do conhecimento, contexto instrucionista, profissão
professor, o desafio da aprendizagem e da avaliação, EAD, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
DEMO,
Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto
Alegre: Mediação, 2004.
TEORIAS DE APRENDIZAGEM – O
livro Teorias de aprendizagem, de Marco Antonio Moreira, trata do behaviorismo,
humanismo e cognitivismo, Watson, Guthrie, Thorndike, Hull, teorias cognitivas
de Hebb, Tolman, Gestalt e Lewin, Skiner, a teoria das hierarquias de
aprendizagem de Gagné, a teoria de ensino de Bruner, a teoria do desenvolvimento
cognitivo de Piaget, a teoria da mediação de Vygotsky, a psicologia dos
construtos pessoas de Kelly, a teoria da aprendizagem significante de Rogers e
de Ausubel, a teoria da educação de Novak, o modelo de ensino-aprendizagem de
Gowin e a teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird.
REFERÊNCIA:
MOREIRA,
Marco. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - O
livro Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, organizado
por Carmen Lucia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento, trata acerca
de princípios cognitivos e questões de implementação e uso de objetos de
aprendizagem, saberes, desenvolvimento, padrões e interoperabilidade, objetos,
avaliação, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA:
PRATA,
Carmem; NASCIMENTO, Anna Christina (Orgs,). Objetos de aprendizagem: uma
proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, 2007.
APRENDIZAGEM NO CIBERESPAÇO – O livro Construindo comunidades de aprendizagem no
ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online, de Rena M.
Palloff e Keith Pratt, aborda temas como ensinar e aprender, conhecimento e
significado, competências, aprendizagem eletrônica, gerenciamento de
tecnologia, ensino eficiente, ciberespaço, aprendizagem colaborativa,
aprendizagem transformadora, avaliação, plano de ensino, recursos para EAD,
entre outras abordagens.
REFERÊNCIA:
PALLOFF,
Rena; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço:
estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PRÁTICAS AVALIATIVAS E APRENDIZAGENS – O livro Práticas avaliativas e aprendizagens significativas
em diferentes áreas do currículo,
organizado por Jansen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa
Esteban, abordando temas como avaliação do ensino e da aprendizagem,
perspectiva formativa reguladora, avaliação, o paradigma das aprendizagens
significativas, diversificação dos instrumentos de avaliação, planejamento,
pedagogia de projetos, ética na avaliação, entre outras abordagens.
REFERÊNCIA:
SILVA,
Jansen; HOFFMAN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Práticas avaliativas e
aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre:
Mediação, 2004.
AVALIAÇÃO – O livro
Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas, de
Phillippe Perenoud, trata da avaliação a serviço da seleção, da aprendizagem, o
principio da excelência e do êxito escolares, diversidade e negociação,
diversidade dos recursos utilizados, fracasso escolar, pragmática da avaliação,
arbitrariedade as normas e procedimentos, a divisão do trabalho de avaliação e
de orientação, esperanças subjetivas, avaliação formativa, avaliação contínua,
didática, individualização das aprendizagens, ambiguidades e paradoxos da
comunicação em aula, violência simbólica, regulação interativa, a glasnot,
competição e distinção, didática e métodos de ensino, coexistência de lógicas
antagonistas, entre outras abordagens.
REFERÊNCIA:
PERRENOUD,
Phillippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas
lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
AVALIAÇÃO – O livro
Avaliação: novos tempos, novas práticas, de Edmar Henrique Rabelo, trata de
assuntos como a organização pedagógica, ciclos de formação humana, projeto
coletivo de ensino, avaliação qualitativa descritiva, avaliação global, ensino
e aprendizagem, empirismo, racionalismo, relativismo, Piaget, Vygotsky,
Ausubel, representações, qualidade formal e política, quantidade e qualidade,
avaliação e nota, aprender e gostar, verificações, ensino, entre outros temas.
REFERÊNCIA:
RABELO,
Edmar. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 1998,
NOVAS TECNOLOGIOAS E MEDIAÇÃO
PEDAGÓGICA –O livro Novas tecnologias e mediação
pedagógica, de José Manuel Moran, Marcos Masetto e Marilda Behrens, aborda
questões sobre ensino, os desafios de ensinar e educar com qualidade, a
construção do conhecimento na sociedade da informação, aprendizagem,
conhecimento pela comunicação e pela interiorização, o docente como
mediador/orientador, integração de tecnologias, mediação pedagógica e
utilização da tecnologia, ensino e aprendizagem inovadoras com tecnologias
audiovisuais e telemáticas, aprendizagem colaborativa, entre outros temas.
REFERÊNCIA
MORAN,
José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA – O
livro Educação inclusiva: com os pingos nos iis, de Rosita Edler Carvalho,
trata das correntes teóricas e suas influencias no processo educacional, a
história da filosofia da ciência, a educação inclusiva, a autorização da
diferença de pessoas com deficiência, a exclusão como processo social,
concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo,
políticas públicas para educação inclusiva, planejamento e administração
escolar, a função da escola na perspectiva inclusiva, removendo barreiras para
aprendizagem e participação, experiências, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA:
CARVALHO,
Rosita. Educação inclusiva: com os pingos nos iis. Porto Alegre: Mediação, 2004.
ERRO E FRACASSO NA ESCOLA – O livro Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e
práticas, organizado por Julio Groppa Aquino, reúne pedagogos, educadores e
pesquisadores para abordagem de temas como as noções de erro e fracasso no
contexto escolar, o erro na perspectiva piagetiana, as diferenças individuais e
culturais, abordagem histórico-cultural, as fontes do erro, avaliação e
fracasso, redefinição das praticas avaliativas, democratização, autonomia da
escola, entre outros assuntos.
REFERENCIA:
AQUINO,
Julio (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São
Paulo: Summus, 1997.
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O livro A teoria da aprendizagem significativa e sua
implementação em sala de aula, de Marco Antonio Moreira, trata da teoria de
Ausubel, aprendizagem significativa, mecânica, subordinada, superordenada,
combinatória, por descoberta, por recepção, subsunçores, assimilação,
diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, mapas conceituais como
recursos instrucional e curricular, modelo para mapeamento conceitual como
instrumento didático, de avaliação e para análise de conteúdo, negociando
significados, diagramas, organizadores prévios, a teoria de Novak, o modelo de
ensino-aprendizagem de Gowin, o papel da estrutura cognitiva preexistente, o
papel do professor, a organização do ensino, organização sequencial e
consolidação, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA:
MOREIRA,
Marco. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de
aula. Brasíli: EdUnB, 2006.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O livro Aprendizagem significativa: a teoria de David
Ausubel, de Marco Antonio Moreira e Elcie Salzano Masini, trata a respeito da
psicologia da cognição, a teoria cognitiva da aprendizagem, assimilação, assimilação
obliteradora, subsunção subordinada, aprendizagem superordenada, hierarquias
conceituais, aquisição e uso de conceitos, planejamento da instrução, mapas
conceituais, eletricidade e magnetismo, noções termodinâmica e teoria cinética
dos gases, o ensino do romance ou conto com base na teoria de Ausubel, ensino
da língua estrangeira, aplicação de recursos facilitadores de apendizagem no
ensino de uma unidade de Biologia, a psicologia educacional, entre outros
temas.
REFERÊNCIA:
MOREIRA,
Marco; MASINI, Elcie. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel.
São Paulo: Centauro, 2001.
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – O livro Integração das tecnologias na educação, organizado
por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Manuel Moran e editado pelo
MEC, reúne diversos pedagogos, pesquisadores e estudiosos para abordar temas
como pedagogia de projetos, aprender com o vídeo e a camara, pesquisa,
comunicação, aprendizagem, pratica e formação de professores na integração das
mídias, ciência da natureza e da tecnologia, conhecimento e tecnologias,
internet na escola e inclusão, escola inclusiva, tecnologias audiovisual,
leitura de imagem, processos de produção de vídeo, experimentação, EAD,
critérios de qualidade, apoio à aprendizagem, Proformação, avaliação de
desempenho, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA:
ALMEIDA,
Maria Elizabeth; MORAN, José Manuel. Integração das tecnologias na educação.
Brasília: MEC/SEED, 2005.
INCLUSÃO DIGITAL E APRENDIZAGEM – A tese de doutorado Políticas públicas de inclusão digital e
sua influência na aprendizagem, de Paulo Jorge Oliveira, trata acerca da
educação e a inclusão digital, a aprendizagem, as teorias da aprendizagem, a
avaliação da aprendizagem, os diplomas legais da educação no Brasil, as
políticas públicas de inclusão digital, a implantação de Telecentros em
Alagoas, entre outros assuntos e abordagens.
REFERÊNCIA:
OLIVEIRA,
Paulo. Políticas públicas de inclusão digital e sua influência na aprendizagem.
Assunção: UTIC, 2012.
PROJETO DE CLASSE DE ACELERAÇÃO – A dissertação de mestrado Formação continuada dos
professores de Arapiraca – AL: projeto de classe de aceleração, de Ângela Maria
Marques, trata da formação continuada como valorização profissional, o contexto
de pratica dos professores, o trabalho cotidiano das professoras, concepção de
ensino e aprendizagem, organização curricular, procedimentos e pratica de
análise linguística, o espaço escolar, observando o processo de formação
continuada na pratica pedagógica do professor que o exercício do magistério se
configura numa situação de permanente ambiguidade e conflito.
REFERÊNCIA:
MARQUES,
Ângela. Formação continuada dos professores de Arapiraca – AL: projeto de
classe de aceleração. Lisboa: UAL/IIU, 2003.
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