EDUCAÇÃO – A educação tem assumindo relevante papel na humanidade,
principalmente no Brasil depois da previsão constitucional dada no art. 205 e
da regulamentação dada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB
9394/96. Tratar da educação num trabalho acadêmico não só envolve a relação
professor/aluno, como também dessas relações com a arte, sexualidade,
afetividade, transversalidade, Meio Ambiente & sustentabilidade, cidadania,
direito, PNE, EJA, inclusão, consumo, trabalho, gênero, etnia, alimentação,
formação, avaliação, gestão, conhecimento e aprendizagem, leitura, ensino, o
papel da escola, a diversidade, pluralidade e multiculturalidade, psicologia,
qualidade, integração e responsabilidade, além de educação infantil, ensino
fundamental e médio, educação profissional, superior, tecnológica, indígena,
presencial e EAD . Eis uma relação de obras lidas e sugeridas como bibliografia
básica para o desenvolvimento de monografias, dissertações de mestrado ou teses
de doutorados.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ABREU,
M. Alimentação escolar: combate à desnutrição e ao fracasso ou direito da
criança e ao pedagógico? Em aberto. Brasília,
v. 15, n.67, p.5-20, 1995.
ABREU, Márcia Azevedo. Cordel Português / Folhetos Nordestinos:
confrontos - um estudo histórico comparativo. Campinas: Unicamp, 1993.
ABREU, M. F. Do lixo à cidadania: estratégia para a ação.
São Paulo. UNICEF/ Caixa Econômica Federal, 2001.
ADAMS, Berenice Gehlen. Um olhar pedagógico sobre a
educação ambiental nas empresas. Novo Amburgo: Feevale, 2005.
AFONSO,
A J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.
ALMEIDA,
Fernando. Educação e Informática: Os computadores na Escola. São Paulo: Cortez,
1988.
ALMEIDA, Mauro William. Folhetos: A Literatura de Cordel no Nordeste
Brasileiro. São Paulo: USP, 1979.
AQUINO,
J. G. (org.). Sexualidade na escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo:
Summus, 1997.
ARAUJO, Alceu Maynard. Cultura popular brasileira. São
Paulo: Melhoramentos, 1973.
ARAUJO, Ulisses Ferreira. Temas transversais em educação.
São Paulo: Ática, 1998
ARROYO,
Miguel et alli. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez,
1999.
ASSIS,
M. Educação em saúde e qualidade de vida: para além dos modelos, a busca
da comunicação. Série Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, n.
169, p.3-30, 1998.
BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN,
Marie France. Os Novos Modos de
Compreender – a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas,
1989.
BAJARD,
Elie. Ler e Dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo:
Cortez, 1994.
BAMBERGER,
Richard. Como Incentivar o Hábito de Leitura. São Paulo: Ática, 1987.
BARBOSA,
Ana Mae. A imagem no Ensino da
Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
______.
Arte-Educação: Conflitos/acertos .São Paulo: Arte/Max Limonad, 1984.
BARKER,
Gary; LOWENSTEIN, Irene. Onde estão os garotos: promovendo maior envolvimento
masculino na educação sexual: conclusões de uma pesquisa qualitativa no Rio de
Janeiro . Rio de Janeiro: CEDUS, 1997.
BARROS
JUNIOR, Eimar F. A pedagogia tradicional e as desigualdades de classe. Belém:
Unama, 2001.
BARROSO,
C.; BRUSCHINI, C. Sexo e juventude: como discutir a sexualidade em casa e na
escola. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1983.
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. São
Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977
BEHRENS,
Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba:
Champagnat, 2000.
BERBAUM,
J. Aprendizagem e formação. Porto: Porto, 1993
BERNSTEIN,
B. Estrutura social, linguagem e aprendizagem. In: Introdução à psicologia
escolar. São Paulo: T A Queiroz, 1981
BLOOM,
B. S., HASTINGS, J. T. & MADAUS, G. F. Manual de avaliação formativa e
somativa do aprendizado escolar. São Pulo: Pioneira, 1983.
BOECHAT Filho, et al. Sexo sem segredo. Rio de Janeiro:
Bloch, 1996.
BOLSANELLO,
Aurélio. Enciclopédia pedagógica de
educação sexual. Curitiba: Educacional Brasileira, 1979
BONFIM,
David. Pedagogia no treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
BORDENAVE,
Juan Diaz; PEREIRA, Aldair Martins Pereira. Estratégias de ensino-aprendizagem,
Petrópolis, Vozes, 1977.
BORGES, Teresa
Maria Machado. A criança em idade pré-escolar. São Paulo: Ática, 1994.
BOSKER, Roel J, et alli. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom
Quixote, 1995
BOSSI,
Alfredo. Reflexões sobre a arte. São
Paulo: Perspectiva – série Fundamentos, 1988.
BRANCO, Samuel Murgel. O meio ambiente em debate. São
Paulo: Moderna, 1998.
BRANDÃO,
C.R. (org). A questão da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1980.
BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação.
Brasília: MEC/SEF, 1999.
______.
Temas transversais: PCN´s. Brasília: MEC/SEF, 1998
BRIAN, N. A Pacinilli et alli. Desafios educacionais da presente mutação tecnológica e Organizacional
para a formação do ensino tecnológico. São Paulo: Unesp, 1996.
BRUN, L.
Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Ática, 1997
BRUNER,
J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
______.
2001). A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001
BRZEZINSKI,
Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez,
1997
BUENO,
José Geraldo Silveira. Educação
Especial Brasileira – Integração do Aluno Diferente. São Paulo: EDUC,
1993.
BUORO, Anamelia
Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte.
São Paulo:
Educ/Fapesp/Cortez. 2002.
BURNHAM, T. F. Educação ambiental e reconstrução do
currículo escolar. Campinas: Papirus, 1993
BUSQUETS, M.D et alli. Os temas transversais. São Paulo: Bertrand Brasil, 1998
CAINZOS,
Manoel et alli. Temas transversais. São Paulo: Ática, 1998
CAMARGO, Luiz
(org.). Arte-Educação: da pré-escola à universidade. São Paulo: Nobel, 1989.
CANCLINI,
Nestor G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995
CARNEIRO,
Moaci. LDB fácil. Petrópolis: Vozes, 1997
CARVALHO,
Anna M. (orgs). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média.
São Paulo: Pioneira/Tromson Learnig, 2002.
CAVALCANTI,
F.C. U.; CAVALCANTI, P.C.U. Primeiro cidadão depois consumidor. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1994.
CECON,
Cláudio; OLIVEIRA, Miguel Dancy de; OLIVEIRA, Rosiska Dancy de. A vida na escola e a escola na vida. Petrópolis: Vozes em
co-edição com IDAC, 1988.
CHAGAS,E.R.C.
Educação Sexual: Reflexões e Proposta. In Revista Educação, Porto Alegre, n.
30, p.137-154, 1996.
CHAVES, Nelson. Nutrição Básica e Aplicada. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.
______. Fome, criança e vida. Recife:
Massangana, 1982.
CHIPKEVICH,
E. Homossexualidade na adolescência. In:
Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência. São Paulo: Atheneu, 2001
COIMBRA,
Mario. Comer e Aprender – Uma História da Alimentação
Escolar do Brasil. Belo Horizonte. MEC, 1982.
COLELLO, Silvia Gasparian. Educação e intervenção
escolar. São Paulo: Edusp, 1997.
COLL,
César et alii. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades Educativas
Especiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
COLOMBO, Sonia Simões et al. Gestão Educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed,
2004.
CORDIÉ,
A. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. –
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996
COSTA,
Jurandir Freire. Homens e Mulheres. In: Ordem médica e norma familiar. Rio de
Janeiro: Graal, 1989.
_____. O
referente da identidade homossexual. In: Sexualidades Brasileiras. Rio de
Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
COUTINHO,
M T ; MOREIRA, M. Psicologia da educação. Belo Horizonte: Lê, 1992.
COUTO,
C. G. Professor: o início da prática profissional. Lisboa: Faculdade de
Ciências, 1998
CRESO,
Franco (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed,
2002
CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antonio José
Teixeira (Orgs). A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2007.
CURTO,
Maruny Lluís, MORILLO, Ministral Maribel, TEIXIDÓ, Miralles Manuel. Escrever e
ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e
a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CURY,
Carlos R. J. et alli. Trabalho: concepção de trabalho e educação. Brasília:
INEP/ MEC, 1982.
DALLARI,
Dalmo. Ser cidadão. Lua Nova, São Paulo, 1(2):61-64, jul/set, 1984,p.61.
DALMAS,
A. Planejamento participativo na escola: elaboração, acompanhamento e
avaliação. Petrópolis: Vozes, 1994.
DEIORS,
Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2001.
DEL
CLARO, P. Homossexualidade: as origens, os mitos e a realidade. In: Revista
Educação & Família, São Paulo, n. 02, Ano I, (45-61), 1997
DEMO,
Pedro. Política social, educação e cidadania. Campinas: Papirus, 1994.
_______.
Cidadania popular. São Paulo: Papirus, 1993.
_______.
A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1997.
DEWEY,
John. Democracia e educação. São Paulo: Cia. Edit. Nacional, 1959.
______.
Vida e educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
DIAS, Genevaldo Freire. Educação ambiental: princípios e
práticas. São Paulo: Gaia, 2000.
DIAS
SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior. Petrópolis – RJ: Vozes, 2000.
DONALDSON,
M. Humanamente possível: a educação e o âmbito da mente. In: Educação e
desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000
DORNAS, R.
Diretrizes e bases da educação nacional. Belo Horizonte: Modelo, 1997
DOVER,
K. J. A Homossexualidade na Grécia Antiga. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
DUARTE,
Júnior João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas, São Paulo:
Papirus, 1988.
ECO,
Umberto. Leitura do texto literário. Lisboa : Presença, 1979.
FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1985.
FERNÁNDEZ,
A. A Inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FERREIRA,
Naura (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos
desafios. São Paulo: Cortez, 1998
FERREIRO, Emilia. O mundo digital e o anúncio
do fim do espaço institucional escolar. São Paulo: Revista Pátio, Ano IV, b.º
16 (9-12), fev/abr, 2001
FISCHER, Ernest. A Necessidade da Arte. RJ:
Guanabara, 1987.
FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no
Brasil. São Paulo: Dominus/VSP, 1966.
FLORENCE, Maria A; ALMEIDA, Maria L. Avaliação sob um
ponto de vista psicopedagogico. São Paulo: Revista Psicopedagogia, 1998.
FONSECA, Vitor. Aprender
a aprender - A educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas,
1996
_____.
Aprender e reaprender – Educabilidade cognitiva no
século XXI. São Paulo:
Salesiana, 2001
FOUCAULT,
Michel. História da Sexualidade I- a
vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
_____
História da Sexualidade II- o uso
dos prazeres. Rio de Janeiro:
Graal, 1984.
_____
História da Sexualidade III- cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
_____..
A Ordem do Discurso. São Paulo:Loyola,1999.
FRANÇA,
C. Um Novato na Psicopedagogia. In: Atuação Psicopegagógica e Aprendizagem
Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
FRANGE,
Lucimar Bello. Leitura da Obra de Arte e Discussão. MG. UFU, 1999.
FREIRE,
Paulo. Educação como prática de liberdade. RJ: Paz Terra, 1979.
______.
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985
______. Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1998
______. Cartas à Guiné-Bissau. 4ºed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1984.
_______.
Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento
de Paulo Freire.São Paulo. Moraes, 1980.
______.
Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_____.
Educação e mudança. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979.
_____.
Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_____.
Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREITAG,
Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.
FREUD,
Sigmund. O mal-estar da civilização. São Paulo: Abril Cultural, 1978
FROMM,
Eric. Análise do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1978
______.
Conceito marxista de homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
FRY, P.
e MACRAE, E. O que é Homossexualidade. – São Paulo: Brasiliense, 1983.
FULLAN,
Michael; HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente: buscando uma
educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GADOTTI,
Moacir. Concepção Dialética da Educação: um estudo introdutório.São Paulo:
Cortez, 1988.
______
A Educação contra a Educação. São Paulo:Paz e Terra 5ª ed., 1992.
______. Pedagogia da Terra. São Paulo: Pierópolis, 2000.
______.
Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000
______.
Construindo a escola cidadã. Brasília: MEC, 1998
GALLO,
Silvio. Pedagogia do risco:
experiências anarquistas em educação. Campinas: Papirus; 1995.
GALVANIN,
Beatriz. Educação, perfil profissional e trabalho como agregados de
competências. São Paulo: Unesp, 2000.
GARCIA,
Rosalba. Polícias públicas de inclusão: uma análise no campo da educação
especial brasileira. Florianópolis: UFSC, 2004.
GAVIDIA,
V. Construindo o conceito de transversalidade. Revista Pátio, II:5,
mai/jul,1998
GEJER, D
et al. Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência. São Paulo: Atheneu,
2001
GENTILLI,
Paulo et alli. Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: UFRGS/Secretaria
Municipal de Educação, 2000.
GHIRALDELLI,
Jr. Paulo. Filosofia da Educação. Coleção [ o que você precisa saber sobre...]
RJ: DP&A, 2000.
GIROUX,
Henri. Teoria crítica da resistência da educação. Petrópolis: Vozes, 1986
GODOY, E A. Educação, afetividade e moral. Revista
Educação e Ensino – USF. Bragança Paulista: v. 2. n. 1. p. 35. jan/jun., 1997.
GONÇALVES,
Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar, Agir-corporeiade e educação.São Paulo:
Papirus, 1994.
GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão
necessária. Campinas: Papirus, 1996.
GUIMARÃES,
I. Educação Sexual na escola: mito e realidade. São Paulo: Mercado de Letras,
1995.
GUIMARÃES, Mauro. Sustentabilidade e educação ambiental.
In: A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 2007.
______. Educação Ambiental. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO,
2000.
GUTIÉRRES,
Francisco. Educação como Práxis Política.São Paulo: Summus, 1988.
HANS,
Nicholas. Educação comparada. São Paulo: Nacional, 1971
HARGREAVES,
Andy. O ensino como profissão paradoxal. São Paulo: Revista Pátio, ano IV n.º
16 (13-18), fev/abr, 2001
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na
educação: os projetos de trabalho. Porto
Alegre: ArtMed, 1998.
______.
Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed,
2000.
HESS, R
& SHIPMAN, C. Experiências iniciais de vida e a socialização de estilos
cognitivos em crianças. In: Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T A
Queiroz, 1981
HORA,
Dinair Leal da. Gestão Democrática Escolar. Campinas, SP: Papirus, 1994.
HUTCHISON, David. Educação ecológica. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
IMBERNÓN,
Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. São Paulo: Cortez, 2001
INDIAN M.
Hoewell. Viva o meio ambiente
com arte. São Paulo: Cortez, 1997.
ISER,
Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: 34, 1996.
JACOBINA,
Eloá; KÜHNER, Maria Helena. Feminino & masculino: no imaginário de
diferentes épocas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998
KATHLEEN,
K. A Terapia do Abraço. São Paulo: Pensamento, 2000.
KATO,
Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo : Martins Fontes, 1995.
_______.
Natureza interdisciplinar da leitura e suas implicações na metodologia do
ensino. IN: Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10º COLE. Mercado
de Letras, 1995b
KLEIMAN,
Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes; 1995.
________.
Leitura: ensino e pesquisa. Campinas : Pontes, 1996.
________.
Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas :Pontes, 1997.
KUENZER,
A Z. Ensino médio e profissional. São Paulo: Cortez, 1997
______. O
ensino médio no contexto das políticas publicas de educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação.
São Paulo, ANPED 4: 77-95, jan-abr, 1997.
______.
Ensino do 2.º grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez,
1988.
KULLOK,
Maisa G. B. (Org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática
pedagógica. Maceió: Edufal, 2002
LA
TORRE, Saturnino; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo:
Madras, 2002
LEFE, E.,
VALENZUELA, S. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LÉVY,
Pierre. As Tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na área da
informática. Rio de Janeiro: 34, 1993.
______.
A inteligência colectiva – Para uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Instituto
Piaget, 1994.
LÉVY,
Pierre; Authier, Michel. As árvores de conhecimentos. São Paulo: Editora
Escuta, 1995.
LIBÂNEO,
J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1990.
______. Organização e gestão da escola: teoria e
prática. Goiânia: Alternativa, 2001
LOURO, G
L. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista.
Petrópolis, Vozes, 1997
LUCKESI,
C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de
ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1999
______.
Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998
______.
Avaliação: uma questão de bom senso. São Paulo: Cortez, 1999
MACHADO, Adriana; SOUZA, Marilene. Psisologia
escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997
MACHADO,
Luiz Alberto. Educação por água abaixo. Jornal Gazeta de Alagoas. Opinião, p.
4, edição 16/08/1997.
MALUF,
Sheila Diab. Ensinar ou Encenar ?.Maceió: Edufal, 1998.
_____ (org.).
Reflexões sobre a prática docente. Maceió: Catavento, 1999.
MANACORDA,
Mário Alighiero. História da educação: da antigüidade aos nossos dias. São
Paulo: Cortez, 1966.
MANTOAN,
Maria Tereza Egler. Todas as crianças são bem-vindas à escola. Campinas:
LEPED/FE/Unicamp, 2001.
MARCONDES,
Ayrton César. FERRARO, Nicolau Ferraro. Ciências, Ecologia e Educação Ambiental. Campinas:
Scipioni, 1992.
MARTINS, Leila Andrésia Severo. Educação e meio ambiente.
Florianópolis: UDESC: FAED: CEAD, 2002.
MARTINS,
M. F. Ensino técnico e globalização. Campinas: Autores Associados, 2000.
MAUCO,
G. Educação da sensibilidade na criança. Ensaio sobre a evolução da vida
afetiva. Lisboa: Moraes, 1986
MAZZOTA,
Marcos José. Educação inclusiva - uma escola para todos. In: Anais do
Seminário. Surdez para o próximo milênio. Rio de Janeiro: INES/Divisão de
Estudos e pesquisas, 2000
______.
Educação especial - significado de termos. In: Anais do Seminário. Surdez para
o próximo milênio. Rio de Janeiro: INES/Divisão de Estudos e pesquisas, 2000b
MELLO,
G. N. Cidadania e competitividade. São Paulo: Cortez, 1998
MERCADO,
Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias.
Maceió: Edufal, 1999
MININNI, N.M.
Elementos para a introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º grau. Amazônia: uma proposta interdisciplinar de educação ambiental.
Brasília, IBAMA, 1994.
MOCHCOVITCH,
Luna Galano - Gramsci e a escola. São
Paulo: Ática, 2001.
MORAES,
Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. São Paulo: Práxis, 2000
MORAN,
J. Mudar a forma de ensinar com a Internet: transformar a aula em pesquisa e
comunicação. Brasília: MEC, 1998
_______.
Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas: Papirus, 2000
MORENO,
Montserrat. LEAL, Aurora, et al. Temas Transversais em Educação. São Paulo: Ática,
1998.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. São Paulo: Cortez/Unesco, 2001
______. Ciência com Consciência. RJ: Bertrand Brasil,
1997.
______.
Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget,1990.
______.
O Método I – A natureza da natureza. Lisboa: Europa-América,1977.
MUSSEN,
Paul. O desenvolvimento psicológico da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1972
MUZUKAMI,
M. G. N. Ensino: As abordagens do
processo. São Paulo, 1986.
NEGRINE,
A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil - Simbolismo e Jogo. Porto Alegre:
Prodil, 1994
NOGUEIRA, Francis Mary; BORGES, Liliam Faria.
Programa de correção de fluxo escolar e a universalização do ensino fundamental
no Brasil. Cascavel: Unioeste, 2003
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
NÓVOA,
A.(coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
______.
As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995
NUNES,
C.; SILVA, E. A educação sexual da criança. Campinas: Autores Associados, 2000.
OATLEY,
K. & NUNDY, S. Repensando o papel das emoções na educação. In: Educação e
desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000
OLIVEIRA,
M. K. Vygotsky - Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico.
São Paulo: Scipione, 2001
ORLANDI,
Eni P. (org.). A leitura e os leitores. Campinas : Pontes, 1998
________.
A leitura: de quem, para quem?. In: A linguagem e seu funcionamento. Campinas :
Pontes, 1986.
________.
Discurso e Leitura. São Paulo/Campinas : Cortez/ Unicamp, 1996.
________.A
leitura proposta e os leitores possíveis In:(org.). A leitura e os leitores.
Campinas : Pontes, 1998.
________.
Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas : Pontes, 1999.
________.
O que é lingüística? São Paulo : Brasiliense, 1986.
ORTEGA,
R.; DEL REY, R. Estratégias educativas para a prevenção da violência. Brasília:
UNESCO/PUC, 2002
OZMON, Howard; CRAVER, Samuel. Fundamentos filosóficos da
educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PÁDUA, Suzana Machado; TABANEZ, Marlene Francisca (org).
Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: Instituto de
Pesquisas Ecológicas, 1997.
PAIM, S.
Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1992.
PAQUAY, Leopold et al. Formando professores
profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed,
2001.
PARO,
Vitor Henrique. A Gestão de Escola Pública de 1º e 2º Graus e a Teoria
Administrativa. RBAE- Brasília, V.4, nº 2, jul/dez. 1986, p.22-28.
PATTO, M
H S (Org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T A Queiroz, 1981
PAULIV,
Hália de Souza. Orientação Sexual. Curitiba: Juruá, 1999
PEREIRA, Antônio Batista. Ecologia e Educação Ambiental. Porto Alegre: Sagra, 1997.
PERRENOUD,
Philippe. Dez novas experiências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
______.
Novas competências para ensinar. Porto Alegre:Artmed, 2000
______. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e
Formação: perspectivas sociológicas. Portugal. Nova Enciclopédia. 1993.
______ .
Avaliação da Excelência À Regulação Das Aprendizagens: entre duas lógicas. Porto
Alegre, ARTMED, 1999.
______.
Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências?
Porto Alegre: Artmed, 2001
PESTANA, André.
Educação e Marketing. Revista Ensino Particular. São Paulo, Setembro 2002.
PETITAT,
André. Produção da escola, produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas,
1994.
PIAGET,
J. A psicologia da criança. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980
______.
A epistemologia genética. São Paulo: Abril, 1978
______.
Psicologia e Pedagogia. RJ: Florense, 1976.
PICAZIO,
Claudio. Diferentes desejos: adolescentes homo, bi e heterossexuais. São Paulo:
Summus/GLS, 1998.
PILETTI,
N. Psicologia educacional. São Paulo: Ática, 1984.
PINHEIRO, Hélder; LUCIO, Ana Cristina. Cordel na sala de
aula. São Paulo: Duas cidades, 2001
PINSKY, Jaime. Educação e cidadania. São Paulo: Contexto, 1999.
PINTO, Álvaro
Vieira. Sete Lições sobre Educação de
Adultos. São Paulo: Cortez, 2000.
PIRES, C
V et al. Adolescência: afetividade, sexualidade e drogas. Belo Horizonte: FAPI,
2002
PRETTO, Nelson. Uma escola
sem/com futuro – educação e multimídia. Campinas/SP: Papirus, 1996.
QUELUZ,
Ana Gracinda, (Org.) Educação sem fronteiras: em discussão o ensino superior.
São Paulo: Pioneira, 1996.
QUELUZ,
Ana; ALONSO, Myrtes (Orgs.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo:
Pioneira, 1999
QUINTAS, J.S.
(org.) Pensando e Praticando a Educação Ambiental na Gestão do Meio Ambiente.
Brasília: IBAMA, 2000.
RANGEL, Mary. Dinâmicas de leitura para sala
de aula. São Paulo : Vozes, 1989.
RANIERI,
Nina B. Educação superior, direito e Estado: na Lei de Diretrizes e Bases. São
Paulo: USP/FAPESP, 2000.
RECINE, Elisabetta; IRALA,
Clarissa Hoffman; FERNANDEZ, Patricia Martins. Manual para as escolas: a escola
promovendo hábitos alimentares saudáveis. Brasilia: UnB/DN/FUNSAUDE, 2001.
REIS.M.AG.S.
A Sexualidade, o Ensino de Ciências e Saúde na Escola Pública: pela busca do
exercício da cidadania. Rio de Janeiro: UFF, 1992.
RIBEIRO,
Antonio Carrilho. Formar professores: elementos para uma teoria e prática da
formação. Lisboa: Texto, 1997
RIBEIRO,
M. (org.). Educação Sexual: Novas Idéias, Novas Conquistas. Rio de Janeiro:
Rosa dos Tempos, 1993.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos.
História da Educação Brasileira: Organização Escolar. Campinas: Autores
Associados, 1993
RIBEIRO,
P. R. M. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990.
RODRIGUES,
Alberto Tosi. Sociologia da Educação .RJ: DP&A, 2000.
RODRIGUES,
David (Org.). Educação e diferença: valores e práticas para uma educação
inclusiva. Porto: Porto, 2001
RODRIGUES,
L.D. (Org.) Educação popular. João Pessoa: Universitária, 1999
RODRIGUES,
Neidson. Estórias de Quem Gosta de Ensinar. São Paulo: Cortez,1986.
_______
Da Mistificação da Escola à Escola Necessária. São Paulo: Cortez,1987.
_______
Lições do Príncipe e Outras Lições. São Paulo: Cortez, 1988.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da
Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1991.
ROUSSEAU,
Jean-Jaques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Abril Cultural,1983.
ROS,
Silvia Zanatta. Pedagogia e mediação em
Reuven Feuerstein: o processo de mudança em alunos com história de deficiência.
São Paulo: Plexus, 2002
ROSA, J A R. Orientação Sexual. Revista do professor.
20-23, abr./ jun. 2000.
SAITO, M
I. História da sexualidade humana. In: Revista Educação & Família, São
Paulo, n. 02, Ano I, (11-14), 1997
SALLES,
Arthur. Educação e Saúde. São Paulo: LFB/A,1998.
SANTOS,
Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1991
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos.
Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SASTRE,
G.; FERNÁNDEZ, T. Como aprender a partir da igualdade de oportunidades. São
Paulo: Ática, 1998.
SAVIANI,
Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.
______. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de
Educação: por uma outra política educacional.
Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
______.
A nova lei da educação - LDB. São Paulo: Autores Associados, 1997
______. Educação
Brasileira: estrutura e sistema. São Paulo: Autores Associados, 1996
______.
Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1991.
SAYÃO,
Y. Orientação Sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In:
Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,
1997.
_____.
Saber o sexo? Os problemas da informação sexual e o papel da escola. In:.
Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,
1997.
SCHIAVO,
M R; ANDRADE-SILVA, M C. Educação
sexual: história, conceito e metodologia. In: Sexologia:
interdisciplinaridade nos modelos clínicos, educacionais, e na pesquisa. Rio de
Janeiro: Gama Filho, 2002
SEFFNER, F. Sexo e amor, giz e apagador. Amae Educando.
In: O adolescente por ele mesmo. São
Paulo: Record, 1996.
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU, 1986.
SILVA,
Ezequiel T. Leitura e Realidade Brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
_______
. O Ato de Ler: Fundamentos Psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura.
São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1995.
SILVA-SANCHES,
S.S. Cidadania Ambiental: Novos Direitos no Brasil. São Paulo: Humanitas/UPS,
2000.
SILVEIRA,
Itália Maria Falceta da. Ensinar a pensar: uma atividade da biblioteca escolar.
R Bibliotecon. & Comun., Porto
Alegre, v. 7, p. 9-30, jan./dez. 1996.
SOLÉ,
Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre, RS.: ArtMed, 1998
SOUZA,
N. G. Escola e Sexualidade. In:Revista de Estudos,Novo
Hamburgo,v.16(1),p.72-75,jul.1993.
SOUZA, Ana Maria Martins de. DEPRESBITERIS, Lea Machado.
MACHADO, Osny Telles Marcondes. A mediação
como princípio educacional – bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein.
São Paulo: Senac, 2004
STRECK,
Danilo (org.). Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes,
1999.
SUPLICY,
M. Sexo para adolescentes: amor, puberdade, masturbação, homossexualidade,
anticoncepção, DST/AIDS, drogas. São Paulo: FTD, 1998
______.
Sexo se aprende na escola. São Paulo: Olho d'Água, 1998.
______.
Educação e orientação sexual. In: Novas idéias: novas conquistas. Rio de
Janeiro, Rosa dos Tempos, 1993.
______.Conversando
sobre sexo. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
TANNAHILL,
R. O sexo na História. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983
TEIXEIRA,
Maria Cecília Sanches. Discurso pedagógico, mito e ideologia: O imaginário de Paulo Freire e
Anísio Teixeira. RJ: Quartet,
2000.
THOMAS, G; WALKER, D; WEBB, J. O fazer da escola inclusiva. Nova
York: Routledge, 1998.
UNESCO. Educação para um futuro sustentável: uma visão
transdisciplinar para uma ação compartilhada. Brasília: IBAMA, 1999.
_____. Conferência intergovernamental sobre educação
ambiental. Informe final. Paris, 1978.
VANOYE,
Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e
escrita. São Paulo : Martins Fontes,
1996.
VEIGA,
Ilma (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000.
VERÇOSA,
Elcio de Gusmão. Cultura e Educação nas Alagoas História, Histórias. Maceió: EDUFAL, 1997.
VIDAL,
Marciano et al. Homossexualidade: ciência e consciência. São Paulo: Loyola,
1995
VIEIRA, Listz. Cidadania e Globalização. Rio de
Janeiro: Record, 1997.
VIANNA,
H. M. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação
Educacional, n. 12, p. 7-24, 1995.
VIOLA, Eduardo. LEIS, Héctor R. et al. Meio Ambiente,
Desenvolvimento e Cidadania. São Paulo: Cortez, 1995.
VITIELLO,
N. Sexualidade: quem educa o educador. Um manual para jovens, pais e
educadores. São Paulo: Iglu, 1997.
VYGOTSKY,
L.S.; LURIA, A.R. e LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.
São Paulo: Ícone, 1998.
WACHOICKZ,
Lilian Ana. O método dialético na didática. Campinas: Papirus, 1995
WADSWORTH,
B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo:
Pioneira, 1993
WALLON,
Henri. A afetividade. In: A evolução psicológica da criança. São Paulo: Edições
70, 1968
_______.
Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Estampa, 1975.
_______.
As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.
_______.
A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 199
WATTS,
Allan. O homem, a mulher e a natureza. Rio de Janeiro: Record, 1991
WEBER,
Silke. Democratização, educação e cidadania. São Paulo: Cortez, 1991
WEIL, P
& TOMPAKOV, R. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação
não-verbal. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003
WEREBE,
M .J. Sexualidade, Política e Educação. São Paulo: Autores Associados, 1998.
______
Educação Sexual: instrumento de democratização ou de mais repressão? Cadernos
de pesquisa. São Paulo (36); p.99-110,fev.1981.
WILSON, E. O. Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1998.
XAVIER,
Maria Elizabete Sampaio Prado. História da Educação: a escola no Brasil. São
Paulo: FTD,1994.
YUNES,
Eliana (coord). A Leitura e a Formação do Leitor: questões culturais e
pedagógicas. Rio de Janeiro: Antares, 1984.
YUS,
Rafael. Temas transversais. Porto Alegre: Atmed, 1998.
ZABALA,
Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o
currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002
______. A prática educativa como ensinar. Porto Alegre:
Artmed, 1998
ZAGURY, Tânia. O professor rtefém: para pais e
professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. São Paulo:
Record, 2006.
Veja mais Educação.