quinta-feira, 27 de junho de 2013

METODOLOGIA CIENTÍFICA



MONOGRAFIA COMO FAZER – A obra Monografia como fazer, de Maracy A. Kerscher e Silvio Ari Kerscher, traz um breve prolegômeno acrca da teoria do conhecimento, a metodologia científica, a ciência do ensino superior brasileiro, o processo de elaboração da monografia, a normalização, a escolha do tema, a pesquisa bibliográfica, esboço, análise critica, organização do texto, redação final, normalização, parâmetros para diagramação da monografia, entre outros importantes temas para desenvolvimento do trabalho acadêmico.

BIBLIOGRAFIA;
KERSCHER, Maracy. KERSCHER, Silvio. Monografia como fazer. Rio de Janeiro: Thex, 1999.

METODODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – O livro Metodologia do ensino superior: saberes e fazeres da/para a pratica docente, de Tania Maria de Melo Moura, trata da demarcação do campo conceitual, abordagens metodológicas de ensinagem, planejamento de ensinagem, metodologia de ensinagem centrada no aluno e nos grupos, bem como a avaliação e outras abordagens.

BIBLIOGRAFIA
MOURA, Tânia Maria de Melo. Metodologia do ensino superior: saberes e fazeres da/para a pratica docente. Maceió: Edufcal, 2007.

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS – A obra Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos, organizado por Ana Rita Costa, Edna Bertoldo, Laura Cristina Pizzi e Suzana Barros, trata de questões como estudar, a organização para o estudo, os tipos de trabalhos acadêmicos, monografia, artigo, resenha de texto, mapa cognitivo, redação com aspectos lógicos e técnicos, apresentação, seminário, painel, fórum e simpósio, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
COSTA, Ana; BERTOLDO, Edna; PIZZI, Laura; BARROS, Suzana. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. Maceió: Edufal, 2010.




Veja mais como Fazer seu TCC sem Traumas.