domingo, 30 de junho de 2013

ASPECTOS FORMAIS E CONTEUDÍSTICOS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS



ASPECTOS FORMAIS: ABNT – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe regras e normas atualizadas 2012/Padrão, que regulam a confecção de todo trabalho acadêmico, desde monografias, artigos, TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, que envolvem formato, tipos e corpos, paginação, margens, parágrafos, divisão do texto, indicativos e títulos de seção, alíneas, ilustrações, quadros, gráficos, equações e fórmulas, notas de rodapé e explicativas, citações diretas e indiretas, bem como toda estrutura do trabalho.


Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos

Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros)

Artigos científicos impressos

Estabelece os elementos a serem incluídos em referências, ficando a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

Estabelece a apresentação do Sumário

Estabelece a apresentação do Resumo e do Abstract.

Tais normas estabelecem as regras para o trabalho científico, envolvendo as partes pré-textuais como capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe e resumos em língua vernácula e estrangeira. As partes textuais compreendem introdução, desenvolvimento e conclusão. E as partes pós-textuais compreendem referências, glossário, apêndice, anexo e índice.

ASPECTOS CONTEUDÍSTICOS - Todo trabalho acadêmico precede um planejamento que é denominado de Projeto de Pesquisa e que, em conformidade com a NBR 15287/2005, deve conter uma parte introdutória com exposição do tema proposto, a identificação do problema de pesquisa abordado, as hipóteses, a identificação dos objetivos (geral e específicos), a apresentação da justificativa, o referencial teórico, a metodologia, os recursos e o cronograma de atividades, bem como as lista das referências assinaladas no referencial teórico. Esse projeto será a viga mestre do trabalho que compreende monografias de graduação e especialização, dissertação de mestrado e tese de doutorado. O trabalho deve introdutoriamente reunir os propósitos estabelecidos no projeto de pesquisa, o desenvolvimento em capítulos apresentando revisão da literatura, problemática dos antecedentes e consequências, análise e resultados, considerações finais e referências utilizadas no desenvolvimento do trabalho.

Veja mais como fazer seu TCC sem traumas.