sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

TEORIAS DA PERSONALIDADE


TEORIAS DA PERSONALIDADE – O livro Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna, de Howard Friedman e Miriam Schustack, trata de temas como a personalidade e a ciência, apresentação preliminar das perspectivas, uma breve história da psicologia da personalidade, o teatro e auto-representação, religião, biologia evolucionista, avaliação, teoria moderna, inconsciente, self, singularidade, gênero, circunstancias, cultura, personalidade de acordo com o contexto, como a personalidade é estudada e avaliada, medindo a personalidade, tendenciosidade, variedade de medidas da personalidade,o plano de pesquisa, a ética da avaliação da personalidade, a perspectiva psicanalítica, as perspectivas neoanaliticas e a identidade, perspectivas biológicas, behaviorista. Perspectivas cognitivas e sociocognitivas, traço e habilidade, perspectiva humanista e existencial, perspectiva interacionista pessoa-situação, diferenças entre homens e mulheres, estresse, adaptação, diferenças de saúde, diferenças culturais e étnicas, amor e ódio, as oito perspectivas, entre outros assuntos.



TEORIAS DA PERSONALIDADE – O livro Teorias da personalidade, de Jess Feist e Gregory J. Feist, aborda a introdução definindo o que é personalidade e o que é teoria, a psicanálise de Freud, níveis da vida mental, instancias da mente, dinâmica da personalidade, mecanismos de defesa, estágios de desenvolvimento, a psicologia individual de Adler, a psicologia analítica de Jung, a teoria das relações de Klein, a teoria de Horney, a psicanálise de Fromm, a teoria interpessoal de Sullivan, a teoria de Erikson, as teorias humanistas e existenciais, a teoria holística de Maslow, a teoria centrada de Rogers, a psicologia existencial de May, teorias disposicionais, a psicologia do individuo de Allport, a teoria de Eysenc & McCrae & Costa, teorias da aprendizagem, a análise comportamental de Skinner, a teoria sociocognitiva de Bandura, a teoria de Rotter e Mischel, a psicologia dos constructos de Kelly, entre outros assuntos. 


TEORIAS DA PERSONALIDADE – O livro Teorias da personalidade, de James Fadiman e Robert Frager, trata de assuntos como a psicanálise de Freud, a psicologia analítica de Carl Jung, a psicologia individual de Alfred Adler, a psicologia do corpo de Wilhelm Reich, a gestalt-terapia de Perls, a psicologia da consciência de William James, o behaviorismo radical de Skinner, a perspectiva centrada no cliente de Rogers e a psicologia da auto-realização de Maslow, as teorias orientais da personalidade, zen-budismo, ioga e a tradição hindu, sufismo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIAS
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade.São Paulo: Harbra, 2002.
FEIST, Jess; FEIST, Gregory. Teorias da personalidade. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2008.
FRIEDMAN, Howard; SCHUSTACK, Miriam. Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Veja mais: