PSICOLOGIA & PSICOLOGIA ESCOLAR – O livro
Psicologia e psicologia escolar no Brasil: formação acadêmica, práxis e
compromisso com as demandas sociais (Summus, 2008), de Vivina do C. Rios
Balbino, aborda temas como reflexões sobre a formação do psicólogo escolar, a
letargia acadêmica, as demandas sociais brasileiras, popularização dos
conhecimentos psicológicos, experiência de ensino com enfoque sociopolítico,
formação e atividade profissional, estágio, reorientação dos trabalhos e relato
de experiências inovadoras, crise de identidade profissional e perspectivas,
violência juvenil, cidadania e consciência política, banalização dos crimes de
violência e impunidade, carnaval tipo exportação, respeito aos direitos
humanos, garantia de justiça e de paz, deliquencia juvenil e drama infantil,
educação, mulheres casadas e contaminação por HIV/Aids, valores e virtudes,
violência contra as mulheres, consumo de bebidas alcoolicas, jovens e drogas,
entre outros assuntos.
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL – O livro
Psicologia escolar e educação: saúde e qualidade de vida (Alínea, 2008),
organizado por Zilda Aparecida Pereira Del Prette, trata de temas como a
teoria, a pesquisa e pratica na interface psicologia-educação, saúde psicológica,
sucesso escolar, eficácia da escola, desafios da psicologia escolar no novo milênio,
os impasses da educação, a prática do psicólogo na educação, modelos
interpretativos da criatividade e alternativas de atuação psicossocioeducativa,
habilidades sociais e educação, trabalho infanto-juvenil, a criança em
desenvolvimwento, escola pública e significações de professores sobre a escola,
saúde do adolescente, entre outros assuntos.
PRÁTICAS PSICOLOGICAS – O livro Práticas psicológicas
em instituições: uma reflexão sobre os serviços-escola (Vetor, 2006),
organizado por Conrado Ramos, Ghislaine Gliosce Silva e Soraya Souza, trata de
temas como prática psicológica em instituições, a inovação na construção do
saber prático, formação do psicólogo, supervisão da prática psicológica em
instituições, psicologia forense, psicólogo em MPEs, cooperativas populares,
desenvolvimento de crianças e adolescentes, conflitos familiares, plantão psicológico,
interpretação dos sonhos através da teoria junguiana e o mito de Ártemis,
déficit de aprendizagem, formas de brincar e de conversar, supervisão
psicanalítica, psicoterapia, formação em psicologia clínica, ética na formação
profissional, entre outros assuntos.