sábado, 5 de abril de 2014

A LINGUAGEM, CIÊNCIA E FILOSOFIA





PENSAMENTO E LINGUAGEM – A obra Pensamento e linguagem, do advogado, cientista e psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky, trata de temas como pensamento e linguagem, o problema e a abordagem, a teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento das crianças, a teoria de Stern sobre o desenvolvimento da linguagem, as raízes genéticas do pensamento e da linguagem, gênese e estudo experimental da formação dos conceitos, o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância,

REFERÊNCIAS
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA DA LINGUAGEM E AS OUTRAS CIÊNCIAS – A obra Relações entre a ciência da linguagem e as outras ciências, do filósofo e linguista russo Roman Jakobson, trata de temas como as perspectivas linguísticas, o lugar da linguística nas ciências do homem e ciências naturais, entre outros diversos termos

REFERÊNCIA:
JAKOBSON, Roman. Relações entre a ciência da linguagem e as outras ciências. Rio de Janeiro: Martins Fontes/Livraria Bertrand, 1974.

FILOSOFIA DA LINGUAGEM – A obra Filosofia da Linguagem, de J. Sumpf, G, Granger, J. Bouveresse e J, Gauvin, trata acerca da linguagem e sua filosofia, a linguagem ordinária, a língua e sistemas formais, o discurso da filosofia siste4mática, experiências de leituras, investigações de estrutura, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
SUMPF, J.; GRANGER, G.; BOUVERESSE, J.; GAUVIN, J. Filosofia da linguagem. Coimbra: Almedrina, 1975.

AS PALAVRAS SOB AS PALAVRAS – A obra As palavras sob as palavras – os anagramas de Ferdinand Saussure, trata a respeito de hipograma, aliteração, hemistíquios, timbres, assonâncias, anagrama, anafonia, paronomásia, paragrama, paratexto, antigrama, logograma, simetria fônica, poesia homérica, entre outros assuntos atinentes à linguagem.

REFERÊNCIA:
SAUSSURE, Ferdinand. As palavras sob as palavras. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

FONEMA E FONOLOGIA -  A obra Fonema e fonologia de Roman Jakobson, trata da relação da fonologia com a fonética, o nível linguístico dos traços fonológicos e seu tratamento em linguística, a identificação dos traços distintivos, a padronização fonêmica, os oximoros dialéticos de Fernando Pessoa, textura poética de Martin Codax numa correspondência com Haroldo de Campos, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
JAKOBSON, Roman. Fonema e fonologia. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

ESTRATIFICAÇÃO DA LINGUAGEM – O livro Estratificação da linguagem de Loius Trolle Hjelmslev, traz os prolegômenos de uma teoria da linguagem, a teoria do empirismo, estudo e teoria da linguagem, indução, realidade, objetivo da teoria da linguagem, funções, signos e figuras, expressão e conteúdo, semióticas conotativas e metassemióticas, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
HJELMSLEV, Louis T. A estratificação da linguagem. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Veja mais Filosofia.