sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA

 
CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA – O livro Cultura Organizacional e Liderança, de Edgar H. Schein, traz abordagens acerca da cultura diante dos fenômenos organizacionais, a liderança como processo fundamental, funções da cultura nas organizações, adaptação externa e integração interna, clima, ideologia, filosofia e estilo gerencial, conteúdo e níveis da cultura, a relação da humanidade com a natureza, a natureza da realidade e da verdade, a natureza da natureza humana, a natureza da atividade humana e  a natureza dos relacionamentos humanos, problemas éticos nos estudos e intervenções culturais, Sociodinâmica, Psicanálise, Liderança e Teoria do Aprendizado, inclusão e identidade, controle, poder e influência e aceitação e intimidade, liderança como gestão da mudança cultural, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
SCHEIN, Edgar. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

CULTURA ORGANIZACIONAL – A obra Cultura organizacional: evolução e crítica, de Maria Ester de Freitas, aborda temas como cultura organizacional e seus elementos, conhecimentos, faces da analise cultural nas organizações, as influencias, mudanças culturais e incorporações temáticas, a questão intercultural, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIA:
FREITAS, Maria Ester. Cultura organizacional: evolução e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

GESTÃO INTEGRADA DA INOVAÇÃO – O livro Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos, organizada por Eliza Coral, André Ogliari e Aline Abreu, reúne pesquisadores e estudiosos da área para abordagem de tema como importância, definição e modelos de inovação, motivação, visão geral da metodologia NUGIN, planejamento estratégico, inteligência competitiva, planejamento de produtos e projetos de inovação, indicadores, financiamento, aplicação da metodologia NUGIN, entre outros importantes assuntos.

REFERÊNCIAS:
CORAL, Eliza; OGLIARI9, André; ABREU, Aline (Org.). Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2013.

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES – O livro Teoria das organizações, coordenado por Miguel P. Caldas e Calos Osmar Bertero, reúne pesquisadores que tratam de temas como paradigmas, metáforas e resolução de quebra-cabeça na teoria das organizações, metatriangulação sob a ótica da construção teórica com base em paradigmas múltiplos, jaula de ferro revisitada e o isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais, o paradigma funcionalista no século XX, entre outros temas.

REFERÊNCIAS:
CALDAS, Miguel; BERTERO, Carlos. Teoria das organizações. São Paulo: Atlas, 2007.

EXPATRIAÇÃO DE EXECUTIVOS A obra Expatriação de executivos, de Leni Hidalgo Nunes, Isabella Gouveia de Vasconcelos e Jacques Jaussaud, trata de assuntos comoa expatriação como meio de desenvolvimento das competências do executivo global, a estratégia da empresa como fonte de desenvolvimento de vantagem competitiva, teoria dos recursos da firma, teoria das capacidades dinâmicas,  processo de aprendizagem, inovação, mudança, executivo global, aprendizagem de novas competências, a globalização e o seu impacto na gestão dos executivos, modelos de gestão de pessoas, apresentando a preparação e a necessidade de qualificação profissional como fonte geradora de vantagem competitiva, enfatizando a gestão de pessoas no sucesso do processo de expatriação, além de tratar da replicação da vantagem competitiva em curto prazo, a organização no contexto cultural, surgimento de subculturas nas organizações, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
NUNES, Leni; VASCONCELOS, Isabella; JAUSSAUD, Jacques. Expatriação de executivos. São Paulo: Thomsom Learning, 2008.

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL – O livro Os desafios da formação em geração social, organizado por Airton Cançado, Jeová Silva Junior, Paula Chies Schommer e Ariadne Scalfoni Rigo, reúne uma série de estudiosos e pesquisadores acerca de temas como epistemologia e metodologia, redes sociais e desenvolvimentos sociais, economia solidaria e cooperativismo, empreendedorismo social, responsabilidade socioambiental, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIA:
CANÇADO, Airton; SILVA JUNIOR, Jeová; SCHOMMER, Paula; RIGO, Ariadne (Orgs). Os desafios da formação em geração social. Palmas/TO: Provisão, 2008.

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO COMO TEORIA E RETÓRICA – O livro A Histórica do pensamento econômico como teoria e retórica, organizado por Paulo Gala e José Marcio Rego, reúne uma série de pesquisadores que abordam temas como breves reflexões acerca da relevância da teoria econômica, retórica e critica do método cientifico em econômica, sociologia do conhecimento, lógica da superação positiva, questão da resolução das controvérsias em economia, McCloskey, modernidade e discurso econômico, Maki, ideologia antes da retórica, ontologia, Douglas North, economia institucional, Oliver Williamson e a construção retórica da economia dos custos de transação, auditores e retórica econômica, a controversia do planejamento da economia brasileira, a retórica como instrumento de transmissão de crenças, persuasão racional, o esforço de Keynes, políticas econômicas, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
GALA, Paulo; REGO, José Marcio (Org.). A histórica do pensamento econômico como teoria e retórica. São Paulo: 34, 2003.

COMO OS MERCADOS QUEBRAM – O livro Como os mercados quebram: a lógica das catástrofes econômicas, de John  Cassidy, aborda temas como a economia utópica, a mão invisível de Adam Smith, o sistema de telecomunicações de Friedrich Hayek, os mercados perfeitos de Lausanne, a matemática da felicidade total, o evangelista, a ótica financeira do cara ou coroa, a economia com base na realidade, o “prof” e os ursos polares, uma taxonomia do fracasso, o dilema do prisioneiro e a irracionalidade racional, informações ocultas e o mercado de “abacaxis”, o concurso de beleza de Keynes, o rebanho racional, a psicologia volta à economia, Hyman Minsky e as finanças do tipo pirâmide, Greenspan dá de ombros, a sedução dos imóveis, a cadeia das hipotecas subprime, na sopa de letras, uma questão de incentivos, a ponte de Londres vai desabar, o socialismo em nossa época, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
CASSIDY, John. Como os mercados quebram: a lógica das catástrofes econômicas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

101 INOVAÇÕES BRASILEIRAS – A publicação da Monitor Group intitulada 101 inovações brasileiras, trata da inovação sob o aspecto da tecnologia, dos produtos, da logística, dos processos, serviços, canais, sobretudo no modelo de negócio e nas redes e parceiros, dimensões de inovação, analisando a alfabetização de jovens e adultos, consorcio, sandálias, condomínios, entre outros empreendimentos.

REFERENCIA:
MONITOR GROUP. 101 inovações brasileiras. São Paulo: IOB, 2008.

Veja mais Pesquisa.

PS: participe da campanha Natal do Nitolino. Veja como aqui e aqui.