domingo, 3 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – A obra Educação a distância: o estado da arte, de Fredric Litto e Marcos Formiga, reúne uma série de estudiosos e pesquisadores sobre temas da EAD, legislação, aspectos culturais, terminologia, aprendizagem, teorias pedagógicas, interatividade, cursos híbridos ou blended learning, estratégias de jogos, suporte, avaliação, ensino, educação pelo trabalho, pós-graduação, educação corporativa, estudo da música, conceito, Universidade Aberta do Brasil, recursos educacionais abertos, aprendizagem online, atividades em ambientes virtuais, composição e funcionamento da equipe de produção, os métodos de preparação de material e conteúdo, os padrões internacionais, fatores culturais, aspectos de gerenciamento de projetos, aspectos da pesquisa, aspectos bibliométricos, estatísticas, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE – A obra Avaliação da aprendizagem em educação online, organizada por Marco Silva e Edméa Santos, reúne uma série de estudiosos e pesquisadores que tratam de temas como o fundamento comunicacional da aprendizagem, educação e contemporaneidade, avaliação de aprendizagem, interfaces e dispositivos, relatos de experiências, desafios da web, explorando abordagens linguísticas, portfólio e cartografia cognitiva, aprendizagem mediada e avaliada por computador, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loiola, 2006.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – A obra Educação a distância: pratica e formação do profissional reflexivo, organizado por José Armando Valente e Silvia Bustamente, reúne uma série de estudiosos e pesquisadores que tratam de temas como reflexão sobre a pratica pedagógica e sua transformação em ambientes de EAD, a gênese e aplicações na formação de educadores reflexivos, formação de educadores, metarreflexão e a construção da transformação permanente, papal da pesquisa na formação continuada, educação bimodal, design de sistemas, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia (Orgs.). Educação a distância: pratica e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.

FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO – A obra Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa, organizado por Luis Paulo Leopoldo Mercado e Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, reúne professores, estudiosos e pesquisadores que abordam temas como formação do pesquisador em educação, profissionalização docente, prática pedagógica, do individualismo à colaboração, cultura acadêmica, interações conversacionais em sala de aula, políticas de formação de professores e práticas curriculares, políticas públicas educacionais, política de financiamento da educação, ágora polínia como etnocurriculo, tecnologias digitais, trabalho e educação, formação para transformação, pesquisa em história da educação, entre outras abordagens.

REFERÊNCIA:
MERCADO, Luis Paulo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora (Orgs.). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: Edufal, 2007.

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – A obra Práticas de formação de professores na educação a distância, reúne professores, pesquisadores e estudiosos que abordam temas como inclusão digital, utilização das mídias na formação continuada de professores, formação de tutores, gêneros digitais como material didático, EAD, formação continuada, tutoria online, objetos virtuais de aprendizagem, integração de mídias, aprendizagem colaborativa e interatividade na web, linguagem e projeto pedagógico, webradio, uso de blog na prática pedagógica, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
MERCADO, Luis Paulo (Org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET – O livro Educação a distância via internet: formação de educadores, organizado por José Armando Valente, Maria Elisabete Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, reúne professores, educadores, estudiosos e pesquisadores sobre temáticas como desenvolvimento de projetos pedagógicos com uso das novas tecnologias, professores e alunos, o redesenho de estratégias da ação na formação de professores em ambiente digital, realização de projetos baseados em texto, conferencia interativa no ciberespaço, desenvolvimento humano e internet, ambiente de robótica pedagógica, escrita e leitura no uso de editor de texto na escola, interdisciplinaridade a distância, educação e tecnologia na construção do conhecimento, aprendizagem colaborativa, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabete; ALMEIDA, Maria Elizabeth (Orgs.). Educação a distância via internet: formação de educadores. São Paulo: Avercamp, 2003.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – O livro Formação de professores: política e profissionalização, organizado por Luis Paulo Leopoldo Mercado e Maísa Brandão Gomes Kullok, reúne educadores e pesquisadores que tratam de assuntos como formação de professores, formação continuada, EJA, EAD, tecnologias da informação e comunicação, papel social da universidade, chat como ferramenta pedagógica, curso na TV, efetividade e mediação no processo formativo para alfabetizadores, graduação em pedagogia, entre outras temáticas.

REFERÊNCIA:
MERCADO, Luis Paulo; KULLOK, Maisa (Orgs.). Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.

OUTRAS REFERÊNCIAS:
AHLER, Alvori. Políticas públicas e educação na construção de uma cidadania participativa no contexto do debate sobre ciência e tecnologia. Guairacá – Unioeste, Guarapuva, Paraná, n. 20, p. 47-70, 2004.
ALONSO, Myrtes; ALEGRETTI, Sonia. Introduzindo a pesquisa na formação de professores a distância. In: VALENTE, José Armando; PRADO; Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria Elizabeth (Orgs.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
ALVES, Eduardo. Direitos autorais na EAD. Congresso Internacional de Qualidade na Educação a Distancia (CIQEAD), 13 de novembro de 2007.
ALVES, J. R. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
AMORIM, Joni; PIVA JUNIOR, Dilermando. Estratégias e políticas para gestão de direitos autorais em educação a distância. Campinas: ABED, 2010.
ARAUJO, Maria Izabel. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. In: MERCADO, Luís Paulo; KULLOK, Maísa (Orgs.). Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.
ARAUJO, E.; BARBOSA, C.; ALVES, F. Propriedade intelectual: proteção e gestão estratégica do conhecimento. Scielo Brasil/Revista Brasileira de Zootecnia, vol. 39, supl.spe Viçosa, jul 2010.
ARIAS, Rafael; AMARAL, Sergio. Direito à educação. Revista Intertemas, Unitoledo, 2010.
BABINSKI, Daniel. O direito à educação básica no âmbito do Mercosul – Proteção normativa nos planos constitucional, internacional e regional. São Paulo: USP, 2010.
BARONI, Larissa. Conheça os padrões mínimos de qualidade dos cursos EAD. Universia, 2010.

BARUFFI, Helder. O direito à educação e eficácia: um olhar sobre a positivação e inovação constitucional. Revista Juridica Unigran, 2010.
BASILIO, Dione. Direito à educação: um direito essencial ao exercício da cidadania. Sua proteção à luz da teoria dos direitos fundamentais e da Constituição Federal Brasileira de 1988. São Paulo: USP, 2009.
BORGES, Martha; NUNES, Márcia. Educação a distancia e formação profissional: movimento nas concepções e nas práticas docentes. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006.
BORSATO, Cintia. O seu, o meu, o nosso conteúdo. Gestão da Informação Tecnológica, 2009.
BOTO, Carla. A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. Educação Social, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 777-798, Especial - Out. 2005.
BRAGA, Cristiane. DidaTIC: um ambiente de produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Fortaleza: UEC/Cefet-CE, 2008.
BRASIL. Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, 2002.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1999.
_______. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasilia: SED/MEC, 2007.
______. Decreto 5800, de 8 de junho de 2006 – Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Brasilia: MEC, 2006.
______. Lei 10753, de 30 de outubro de 2003 – Institui a Política Nacional do Livro. Brasília: MEC, 2003.
BRUNO, Susana. A eficácia do direito à educação. Conpedi, 2010.
BURGARDT, Lilian. Como regular a EAD: governo e especialistas debatem amarras da legislação. Universia, 2007.
CAMARGO, Ana Paula. A aprendizagem por meio de bibliotecas digitais e virtuais. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
CAMPELO, Ana Karina. A questão da efetividade do direito à educação vista sob a égide da Constituição Federal de 1988. Revista Faete, 2010.
CARVALHO, Ana Beatriz. A Educação a Distância e a democratização do conhecimento. In: CARVALHO, Ana Beatriz. (Org.). Educação a Distância. 22 ed. Campina Grande: UEPB, 2006, v. 1, p. 47-58.
______. Políticas Públicas em Educação a Distância e a Formação de Professores no Estado da Paraíba. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste, Natal, 2006.
CHAHIN, ali et al. E-gov.br: a próxima revolução brasileira. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
CHARTIER, Roger. Aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
CLEMENTINO, Adriana. Gestão pedagógica de cursos em EAD online. Abed, 2005.
COSTA, Maria Luisa. Política públicas para o ensino superior a distância e a implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Paraná. Araraquara/SP: Unesp, 2010.
CRAVEIRO, Gisele; MACHADO, Jorge; ORTELLADO, Pablo (Orgs.). O mercado de livros técnicos e científicos no Brasil: subsídio público e acesso ao conhecimento – Relatório Gropai. São Paulo: USP, 2008.
CRUZ, Wladia B. Chat como ferramenta pedagógica na aprendizagem e no trabalho docente. In: Mercado, L. P.; Kullok, M. B. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.
DUTRA, Renato; TAROUCO, Liane. Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources. Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE, v. 5 nº 1, Julho, 2007.
FARIAS, Isabel. Do individualismo à colaboração: desafio à formação docente na contemporaneidade. In: MERCADO, Luis Paulo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora. Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: Edufal, 2007.
FERNANDEZ, Consuelo. Os métodos de preparação de material impresso para EAD. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
FICHNER, Bernd. O direito à educação e a atual mudança das funções sociais do conhecimento. Cadernos de Educação - FaE/PPGE/UFPel, Pelotas [32]: 13 - 23, janeiro/abril 200
FIGUEIREDO, Wilkase; QUIRINO, Julia; SANTOS, Isvânia. O direito à educação na Constituição de 1988: suas dimensões enquanto direito público subjetivo. V EPEAL, Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, Ética e Responsabilidade Social, 2010.
FONSECA, João José. Referenciais para a escrita do material didático. Educação e Cidadania, 2010.
FRAGA, Dinorá. A internet como contexto de produção textual: possíveis implicações para o ISD. Calidoscópio, vl. 2, n. 2, jul/dez 2004.
FREITAS, Maria do Carmo; SILVA, Cassandra; CASTRO, João E.; FIOD NETO, Miguel. A propriedade intelectual de documentos on line para educação a distância. Cobenge 2001.
GIRAFFA, Lucia. NETTO, Carla. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática. Novas Tecnologias em Educação, v. 7 nº 3, dezembro, 2009.
GOMES, C. A legislação que trata da EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
GUIMARÃES, Leandro. Reprodução parcial ou total de obras em material didático para EAD. Senaed 2009.
IBIAPINA, I. M. Pesquisa e formação: é possível essa aproximação na pós-graduação? In: Mercado, L.; Cavalcante, M. A. (Org.). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: Edufal, 2007.
LIMA, Mariana. A educação como direito no Brasil de 1988 a 2000 – prisma da legislação. São Paulo: USP, 2006.
LITTO, F. O atual cenário internacional da EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
______. Recursos educacionais abertos. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
______. A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento. Revista do IBICT-MCT, Inclusão Social. Brasília, v. 1, n. 2, p. 60-65, abr./set. 2006.
LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MACHADO, Erica. Formação de professores e educação a distância: um debate sobre a prática reflexiva no contexto de emancipação. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia. Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
MAIA, Carmen; MATTAR, João. ABC da EAD. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MANFÉ, Ana Caroline; MAIA, Antonio; BOTELHO, Mario. Referenciais de qualidade como base para o estudo de um curso de Bacharelado em Administração a distância: uma  análise do  material didático, professores e tutores. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2010.
MARTINES JÚNIOR, Eduardo. Educação, cidadania e Ministério Público: o artigo 205 da Constituição e sua abrangência. São Paulo: PUC, 2006.
MATTAR, João. Interatividade e aprendizagem. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MENEZES, Wolselet Henrique. Práticas de leitura e autoria no texto eletrônico: uma análise do autor imersivo a partir do software de escrita colaborativa Dicionário Social. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
MERCADO, Luís Paulo; FIGUEIREDO, Lílian; JOBIM, Daniela. Formação de tutores do curso piloto de administração a distância da Universidade Aberta do Brasil. In: MERCADO, Luís Paulo (Org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008.
MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira; MUELLER, Suzana. Autoria coletiva, autoria ontológica e intertextualidade na ciência: aspectos interdisciplinares e tecnológicos. In: IX Congresso Internacional de Humanidades. Santiago de Chile, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. 18 a 20 de outubro de 2006.
MIZUKAMI, Pedro. Educação, direitos autorais e políticas públicas: dois possíveis enfoques. Desafios da Conjuntura. Observatório da Educação da Ação Educativa, nº 27, setembro, 2009.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomsom Learning, 2007.
MOREIRA, Maria da Graça. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
NEVADO, Rosane; CARVALHO, Maria Jane; MENEZES, Crediné. Metareflexão e a construção da (trans)formação permanente: estudo no ambiente de um curso de pedagogia a distância. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia (Orgs.). Educação a distância: pratica e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
NICOLAU, Marcos; MORAES, Cândida. Os produtos midiáticos na época de sua reprodução digital gratuita. Líbero – São Paulo – v. 12, n. 23, p. 143-150, jun. de 2009.
NUNES, B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
NUNES, Ivônio. A história da EAD no mundo. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Prentice Hall, 2009.
OLIVEIRA, Aristóteles da Silva; FUMES, Neisa de Lourdes Frederico. Inclusão digital do professor universitário para atuar na educação online. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2006.
PALANGE, Ivete. Os métodos de preparação de material para cursos on-line. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
PINTO, Anamelea de Campos. A formação de professores para a modalidade de Educação a Distância: por uma criação e autoria coletivas. Florianópolis: UFSC, março de 2004.
PIRES, Hindemburgo. Universidade, políticas públicas e novas tecnologias aplicadas à Educação a Distância. Revista Advir, nº 14, Rio de Janeiro, pp.22-30, 2001.
PRADO, Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria Elizabeth. Formação de educadores: fundamentos reflexivos para o contexto da educação a distância. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia. Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel. A terceira geração da hipertextualidade: cooperação e conflito na escrita coletiva de hipertextos com links multidirecionais. Libero, Ano IX - nº 17 - Jun 2006.
RANGEL, Egon. Avaliar para melhor usar – avaliação e seleção de materiais e livros didáticos: material adequado, escolha qualificada, uso crítico. Brasília: SEED/MEC/Boletim Materiais Didáticos, agosto, 2005.
REIS, Graziela Tavares de Souza; SANTOS, Aline Sueli. Por uma política de Direitos Autorais para EAD. Associação Brasileira de Educação a Distancia – ABED. Disponível em www.abed.org.br. Acesso: 10 jun 2010.
ROSA, Flavia Goulart. Pasta do professor: o uso de cópias nas universidades. Maceió: Edufal, 2007.
ROSADO, Luiz Alexandre. Escrevendo juntos no ciberespaço: autoria textual coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. VI Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Universidade Estácio de Sá, 2008.
_______. O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia. 1º Colóquio de Educação e Mídia, UNIRIO, 2007.
RYDLEWS, Carlos. Escrito em bits. Época Negócios, 29-203, março, 2010.
SACAVINO, Susana. Direito humano à educação no Brasil: uma conquista para todos/as? XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, realizado em Recife, no período de 23 a 26 de abril de 2006.
SANTOS, Lílian Carmen. Educação a distância na formação de professores. In: MERCADO, Luís Paulo; KULLOK, Maísa (Orgs.). Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.
SANTOS, Clovis Roberto. Educação escolar brasileira: estrutura, administração, legislação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. (Orgs). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 33, n.2, maio/ago. 2007.
SILVA, Tania; COELHO, Suzanete; VALENTE, José Armando. O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizes-colaboradores: um dos suportes andragógicos das comunidades virtuais de aprendizagem. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia (Orgs). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo.São Paulo: Avercamp, 2009.
SIMEÃO, Elmira; MELO, Cristiano. Alfabetização em informação para a capacitação do agente comunitário de saúde no Brasil: proposta de mediação baseada no modelo extensivo e colaborativo. Revista Eletronica de Comunicação, Informações e Inovação em Saúde - RECIIS. Rio de Janeiro, v.3, n.3, p.58-66, set., 2009.
TELES, L. A aprendizagem por e-lerning. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
TORI, Romeiro. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.
______. Cursos híbridos ou blended learning.. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009
VAZ, Maria Fernanda. Os padrões internacionais para construção de material educativo on-line. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Veja mais Educação e Educação