segunda-feira, 11 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO


OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO – A obra Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin, trata das cegueiras do conhecimento, o erro e a ilusão, os erros mentais, intelectuais e da razão, as cegueiras paradigmáticas, o impriting e a normalização, a noologia, o inesperado, a incerteza do conhecimento, os princípios do conhecimento pertinente, o contexto, o multidimensional, o complexo, a inteligência geral, a antinomia, a condição cósmica, física, terrestre e humana, unidualidade, o circuito cérebro/mente/cultura, razão/afeto/pulsão, individuo/sociedade/espécie, unitas multiplex, diversidade cultural e pluralidade de indivíduos, sapiens, demens, homo complexus, a era planetária, a morte da modernidade, a esperança a incerteza histórica, as duas compreensões, o egocentrismo, o etnocentrismo e o sociocentrismo, o espirito redutor, a ética da compreensão, o bem  pensar, a introspecção, a interiorização da tolerância, a ética do gênero humano, entre outros importantes assuntos.

REFERÊNCIA:
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/Unesco, 2000.

EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR – O livro Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, reunida por Jacques Delors et al, abordando a educação e a utopia necessária, os horizontes da comunidade de base à sociedade mundial, mundialização dos setores de atividade humana, a comunicação universal, interdependência planetária, um mundo multirriscos, o local e o global, educação e dinâmica social, da coesão social à participação democrática, do crescimento econômico ao desenvolvimento humano, os pilares da educação, aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos, a ser, a aprender a viver com  os outros, a educação ao longo de toda vida, da educação básica à universidade, os professores em busca de novas perspectivas, opções educativas e papel do político, cooperação internacional, educar a aldeia global, coesão, solidariedade e exclusão, reconciliação social, sociedade mundial, mundo multicultural, interações entre educação e cultura, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
DELORS, Jacques; MUFTI, In`am; AMAGI, Isao; CARNEIRO, Roberto; CHUNG, Fay; GEREMEK, Bronislaw; GORHAM, William; KORNHAUSEN, Aleksandra; MANLEY, Michael; QUERO, Marisela; SAVANÉ, Marie-Angelique; SINGH, Karan; STAVENHAGEN, Rodolfo; SUHT, Myong; NANZHAO, Zhou. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasília: Cortez/Mec/Unesco, 1999.

EDUCAR PARA A ERA PLANETÁRIA – O livro Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana, de Edgar Morin, Raúl Motta e Emílio-Roger Ciurana, aborda questões como o método, estratégias para o conhecimento e ação num caminho que se pensa, relação entre método, experiência e ensaio, a errância e o erro, o pensamento complexo da complexidade, a confusão entre caos, complexidade e determinismo, os desafios da era planetária, a ilusão do desenvolvimento à mundialização econômica, o avesso do cenário, a emergência da sociedade-mundo, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
MORIN, Edgar; MOTTA, Raúl; CIURANA, Emílio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

APRENDER A APRENDER – O livro Aprender a aprender, de Joseph Novak e Bob Gowin, trata de aprender sobre a aprendizagem, os lugares-comuns da educação, aprendizagem e instrução, metaconhecimento e meta-aprendizagem, mapas conceituais, aprendizagem significativa, heurística, diagramas, pensamento e ação, entrevista, investigação guiada pela teoria, projetos, juízos cognitivos e de valor, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
NOVAK, Joseph; GOWIN, Bob. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano, 1996.

UNIVERSIDADE, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO – O livro Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos, de Pedro Demo, aborda a aprendizagem e conhecimento, educação, ensino, pesquisa e extensão, a politicidade da aprendizagem, conhecimento e autonomia, sociedade intensiva do conhecimento, professores autores e alunos protagonistas, ética do conhecimento, contexto instrucionista, profissão professor, o desafio da aprendizagem e da avaliação, EAD, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

TEORIAS DE APRENDIZAGEM – O livro Teorias de aprendizagem, de Marco Antonio Moreira, trata do behaviorismo, humanismo e cognitivismo, Watson, Guthrie, Thorndike, Hull, teorias cognitivas de Hebb, Tolman, Gestalt e Lewin, Skiner, a teoria das hierarquias de aprendizagem de Gagné, a teoria de ensino de Bruner, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, a teoria da mediação de Vygotsky, a psicologia dos construtos pessoas de Kelly, a teoria da aprendizagem significante de Rogers e de Ausubel, a teoria da educação de Novak, o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin e a teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird.

REFERÊNCIA:
MOREIRA, Marco. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

OBJETOS DE APRENDIZAGEM - O livro Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, organizado por Carmen Lucia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento, trata acerca de princípios cognitivos e questões de implementação e uso de objetos de aprendizagem, saberes, desenvolvimento, padrões e interoperabilidade, objetos, avaliação, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
PRATA, Carmem; NASCIMENTO, Anna Christina (Orgs,). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, 2007.

APRENDIZAGEM NO CIBERESPAÇO – O livro Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online, de Rena M. Palloff e Keith Pratt, aborda temas como ensinar e aprender, conhecimento e significado, competências, aprendizagem eletrônica, gerenciamento de tecnologia, ensino eficiente, ciberespaço, aprendizagem colaborativa, aprendizagem transformadora, avaliação, plano de ensino, recursos para EAD, entre outras abordagens.

REFERÊNCIA:
PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRÁTICAS AVALIATIVAS E APRENDIZAGENS – O livro Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo,  organizado por Jansen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban, abordando temas como avaliação do ensino e da aprendizagem, perspectiva formativa reguladora, avaliação, o paradigma das aprendizagens significativas, diversificação dos instrumentos de avaliação, planejamento, pedagogia de projetos, ética na avaliação, entre outras abordagens.

REFERÊNCIA:
SILVA, Jansen; HOFFMAN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2004.

AVALIAÇÃO – O livro Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas, de Phillippe Perenoud, trata da avaliação a serviço da seleção, da aprendizagem, o principio da excelência e do êxito escolares, diversidade e negociação, diversidade dos recursos utilizados, fracasso escolar, pragmática da avaliação, arbitrariedade as normas e procedimentos, a divisão do trabalho de avaliação e de orientação, esperanças subjetivas, avaliação formativa, avaliação contínua, didática, individualização das aprendizagens, ambiguidades e paradoxos da comunicação em aula, violência simbólica, regulação interativa, a glasnot, competição e distinção, didática e métodos de ensino, coexistência de lógicas antagonistas, entre outras abordagens.

REFERÊNCIA:
PERRENOUD, Phillippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

AVALIAÇÃO – O livro Avaliação: novos tempos, novas práticas, de Edmar Henrique Rabelo, trata de assuntos como a organização pedagógica, ciclos de formação humana, projeto coletivo de ensino, avaliação qualitativa descritiva, avaliação global, ensino e aprendizagem, empirismo, racionalismo, relativismo, Piaget, Vygotsky, Ausubel, representações, qualidade formal e política, quantidade e qualidade, avaliação e nota, aprender e gostar, verificações, ensino, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
RABELO, Edmar. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 1998,

NOVAS TECNOLOGIOAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA –O livro Novas tecnologias e mediação pedagógica, de José Manuel Moran, Marcos Masetto e Marilda Behrens, aborda questões sobre ensino, os desafios de ensinar e educar com qualidade, a construção do conhecimento na sociedade da informação, aprendizagem, conhecimento pela comunicação e pela interiorização, o docente como mediador/orientador, integração de tecnologias, mediação pedagógica e utilização da tecnologia, ensino e aprendizagem inovadoras com tecnologias audiovisuais e telemáticas, aprendizagem colaborativa, entre outros temas.

REFERÊNCIA
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA – O livro Educação inclusiva: com os pingos nos iis, de Rosita Edler Carvalho, trata das correntes teóricas e suas influencias no processo educacional, a história da filosofia da ciência, a educação inclusiva, a autorização da diferença de pessoas com deficiência, a exclusão como processo social, concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo, políticas públicas para educação inclusiva, planejamento e administração escolar, a função da escola na perspectiva inclusiva, removendo barreiras para aprendizagem e participação, experiências, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
CARVALHO, Rosita. Educação inclusiva: com os pingos nos iis. Porto Alegre: Mediação, 2004.

ERRO E FRACASSO NA ESCOLA – O livro Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas, organizado por Julio Groppa Aquino, reúne pedagogos, educadores e pesquisadores para abordagem de temas como as noções de erro e fracasso no contexto escolar, o erro na perspectiva piagetiana, as diferenças individuais e culturais, abordagem histórico-cultural, as fontes do erro, avaliação e fracasso, redefinição das praticas avaliativas, democratização, autonomia da escola, entre outros assuntos.

REFERENCIA:
AQUINO, Julio (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O livro A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula, de Marco Antonio Moreira, trata da teoria de Ausubel, aprendizagem significativa, mecânica, subordinada, superordenada, combinatória, por descoberta, por recepção, subsunçores, assimilação, diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, mapas conceituais como recursos instrucional e curricular, modelo para mapeamento conceitual como instrumento didático, de avaliação e para análise de conteúdo, negociando significados, diagramas, organizadores prévios, a teoria de Novak, o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, o papel da estrutura cognitiva preexistente, o papel do professor, a organização do ensino, organização sequencial e consolidação, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
MOREIRA, Marco. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasíli: EdUnB, 2006.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O livro Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, de Marco Antonio Moreira e Elcie Salzano Masini, trata a respeito da psicologia da cognição, a teoria cognitiva da aprendizagem, assimilação, assimilação obliteradora, subsunção subordinada, aprendizagem superordenada, hierarquias conceituais, aquisição e uso de conceitos, planejamento da instrução, mapas conceituais, eletricidade e magnetismo, noções termodinâmica e teoria cinética dos gases, o ensino do romance ou conto com base na teoria de Ausubel, ensino da língua estrangeira, aplicação de recursos facilitadores de apendizagem no ensino de uma unidade de Biologia, a psicologia educacional, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
MOREIRA, Marco; MASINI, Elcie. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – O livro Integração das tecnologias na educação, organizado por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Manuel Moran e editado pelo MEC, reúne diversos pedagogos, pesquisadores e estudiosos para abordar temas como pedagogia de projetos, aprender com o vídeo e a camara, pesquisa, comunicação, aprendizagem, pratica e formação de professores na integração das mídias, ciência da natureza e da tecnologia, conhecimento e tecnologias, internet na escola e inclusão, escola inclusiva, tecnologias audiovisual, leitura de imagem, processos de produção de vídeo, experimentação, EAD, critérios de qualidade, apoio à aprendizagem, Proformação, avaliação de desempenho, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
ALMEIDA, Maria Elizabeth; MORAN, José Manuel. Integração das tecnologias na educação. Brasília: MEC/SEED, 2005.

INCLUSÃO DIGITAL E APRENDIZAGEM – A tese de doutorado Políticas públicas de inclusão digital e sua influência na aprendizagem, de Paulo Jorge Oliveira, trata acerca da educação e a inclusão digital, a aprendizagem, as teorias da aprendizagem, a avaliação da aprendizagem, os diplomas legais da educação no Brasil, as políticas públicas de inclusão digital, a implantação de Telecentros em Alagoas, entre outros assuntos e abordagens.

REFERÊNCIA:
OLIVEIRA, Paulo. Políticas públicas de inclusão digital e sua influência na aprendizagem. Assunção: UTIC, 2012.

PROJETO DE CLASSE DE ACELERAÇÃO – A dissertação de mestrado Formação continuada dos professores de Arapiraca – AL: projeto de classe de aceleração, de Ângela Maria Marques, trata da formação continuada como valorização profissional, o contexto de pratica dos professores, o trabalho cotidiano das professoras, concepção de ensino e aprendizagem, organização curricular, procedimentos e pratica de análise linguística, o espaço escolar, observando o processo de formação continuada na pratica pedagógica do professor que o exercício do magistério se configura numa situação de permanente ambiguidade e conflito.

REFERÊNCIA:
MARQUES, Ângela. Formação continuada dos professores de Arapiraca – AL: projeto de classe de aceleração. Lisboa: UAL/IIU, 2003. 

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