quarta-feira, 5 de novembro de 2014

TERCEIRA IDADE


TERCEIRA IDADE: LEGISLAÇÃO E DIREITO – A proteção jurídica das pessoas idosas possui por objetivo estabelecer o amparo às condições de uma vida segura, digna e de igualdade com todos os cidadãos da sociedade brasileira. A edição da Lei 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso determina a responsabilidade do Poder Público e da sociedade em geral na defesa dos interesses da pessoa idosa.

PSIQUIATRIA GERIÁTRICA – O livro Psiquiatria geriátrica, de Ewald W. Busse e Dan G. Blazer, aborda temas como mito, histórica e ciência do envelhecimento, considerações fisiológicas e clinicas sobre o paciente geriátrico, alterações da percepção com o envelhecimento, neuroanatomia e neuropatologia do envelhecimento, mensageiros químicos, genética e psiquiatria geriátrica, aspectos psicológicos do envelhecimento normal, fatores sociais e econômicos relacionados aos transtornos psiquiátricos do idoso, epidemiologia dos transtornos psiquiátricos no idoso, avaliação diagnóstica do paciente idoso, transtornos psiquiátricos no idoso, tratamento dos transtornos psiquiátricos no idoso, entre outros temas.

QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO – O livro Qualidade de vida do idoso: a assistência domiciliar faz a diferença?, de Sandra Marcia Ribeiro Lima de Albuquerque, trata de assuntos a assistência domiciliar, qualidade de vida, os idosos, um estudo da qualidade de vida, saúde, instrumentos de avaliação, discussões das revelações dos idosos, atividade física e instumentral, instrumento WHOQOL-Abreviado, perfil dos idosos, características institucionais, demografia, socioeconômica, domicílio, entre outros assuntos.

EDUCAÇÃO E SAÚDE: DEMÊNCIAS - Com o progresso tecnológico e o conhecimento acumulado a respeito da vida, da saúde e da velhice a humanidade alongou vertiginosamente sua expectativa de vida. Efeito colateral, a presença de quadros de demências nas famílias aumentou proporcionalmente. Você sabia que a Doença de Alzheimer é um tipo de demência entre outros? Tem ideia de como identificar quadros de demências em idosos? E do que fazer para melhorar a qualidade de vida de doente e família? Para debater este universo a 14ª edição de “Dr. Maurício Convida: educação + saúde” receberá o médico geriatra Dr. Ricardo F. F. Westin para um bate-papo com você sobre prevenção, diagnósticos e tratamento de “Demências”. O acesso é livre e atestado por certificado de participação. ONDE E QUANDO Educação + Saúde: Demências, com Dr. Ricardo F. Westin Data: 06/11 (quin) Hora: 19h00 - 21h30 Acesso: livre e gratuito, local com acessibilidade Local: Escola do Legislativo da Câmara Municipal - Av. Quinto Centenário do Brasil, 1010 – Santa Tereza – prédio anexo ao da Câmara Municipal, em frente ao Parque Dondinho + INFORMAÇÕES Fone 35-3239-1538 E-mail: drmauriciogadbem@gmail.com  www.doutormauricio.com

REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Sandra. livro Qualidade de vida do idoso: a assistência domiciliar faz a diferença?São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
BOAS, Marco Antonio Vilas. Estatuto do Idoso Comentado. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
BRASIL. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília: MS/SAS/DAPE, 2010.
______. Idoso – Cidadão brasileiro: informações sobre serviços e direitos. Brasília: MPS/ASCOM, 2008.
BUSSE, Ewald; BLAZER, Dan. Psiquiatria geriátrica. Porto Alegre: Artmed, 1999.
CÍCERO, Marco Túlio. Saber envelhecer e a amizade. São Paulo: LP&M, 1997.
FRANCO, Paulo Alves. Estatuto do Idoso Anotado. Campinas, São Paulo: Servanda, 2005.
FREITAS JUNIOR, Roberto Mendes. Direitos e garantias do idoso: doutrina, jurisprudência e legislação. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.
GOMES, Sandra. Políticas públicas para a pessoa idosa: marcos legais e regulatórios. São Paulo: SEADS/Fundação Padre Anchieta, 2009.
MORENO, Denise Gasparini. O estatuto do idoso. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
PERES, Ana Paula Ariston Barion. A proteção aos idosos. Curitiba: Juruá, 2009.
SIQUEIRA, Luiz Eduardo Alves. Estatuto do Idoso de A a Z. São Paulo: Ideias e Letras, 2005.
TAVARES, José de Farias. Estatuto do Idoso. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
VERAS, Ricardo Régis Oliveira Veras. Estudo sobre o Estatuto do Idoso. Fortaleza: UNIFOR, 2005.

Veja mais aqui.