quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CENTRO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA MARTÍN-BARÓ



CAPSI MARTÍN- BARÓ – Realizou-se nesta quarta, dia 04 de novembro, a reunião ordinária do CAPSI Martín-Baró. Na pauta, entre outros assuntos, foram debatidos e definidos os pontos seguintes: maior difusão do CAPSI para maiores esclarecimentos acerca das atividades do CA, suas atribuições, competências e ações para conhecimento dos alunos do curso de Psicologia do Cesmac. Em seguida, foi aprovada a moção de apoio ao Centro Acadêmico Graciliano Ramos com o Manifesto pela não morte da Faculdade de Educação e Comunicação (antiga Fecom), instalada no Campus IV – professor Elias Passos Tenório, do Cesmac, com a participação de membros do CAPSI no movimento. Por fim, foi aprovado o apoio e participação dos membros do CAPSI no evento Integralidade e Promoção à Saúde: tensionamentos entre a formação e a prática profissional, realizado pelos alunos do 4º Período de Psicologia do Cesmac.




CENTRO ACADÊMICO



O QUE É UM CENTRO ACADÊMICO – Um centro acadêmico (CA) é a representação máxima do discente. É organizado e mantido pelos alunos de cada faculdade e funciona como elo entre os estudantes, a coordenação e a direção da instituição.

O QUE FAZ UM CENTRO ACADÊMICO? – Encaminha e busca soluções para os problemas dos acadêmicos e, acima de tudo, faz valer seus direitos, através da promoção de palestras, encontros estudantes, reuniões para discussões internas com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), colegiado, coordenação do curso e com a diretoria da faculdade.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CENTRO ACADÊMICO? – Um centro acadêmico CA organizado, com respaldo político junto aos estudantes, professores, coordenadores e setores administrativos, é uma importante arma no combate às iniciativas que visam prejudicar os estudantes e que desrespeitam a democracia do curso. Em suma, um CA crítico e participativo contribui para a melhoria da qualidade nos debates em sala de aula e, consequentemente, do seu curso.




MANIFESTO DE APOIO AOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO DO CESMAC



FECOM Por meio do Manifesto pela não morte da Fecom, o Centro Acadêmico Graciliano Ramos da Faculdade de Educação e Comunicação do Cesmac, Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, torna público o descaso e os problemas enfrentados pelos alunos daquela unidade educacional. O CAPSI Martín-Baró manifesta seu apoio e convoca os estudantes para participação dos eventos e manifestações que estão programados pela classe para este fim.



EVENTOS





INTEGRALIDADE E PROMOÇÃO À SAÚDE: TENSIONAMENTOS ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PROFISSIONAL Realizar-se-á no próximo dia 12 de novembro, a partir das 16hs, no auditório João Sampaio, no Complexo Educacional Professor Eduardo Almeida, o evento Integralidade e Promoção à Saúde: Tensionamento entre a formação e a prática profissional. Haverá uma Roda de Conversa sobre o tema, com a palestra do Dr. Sérgio Aragaki, consultor de Políticas Nacionais (MS) e doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. DETALHES: A ideia surgiu durante a apresentação dos Seminários Integradores da disciplina de Estágio Básico I, ministrada pela professora Renata Guerda. O seminário teve o objetivo de aproximar os estudantes das diversas práticas produzidas pelos psicólogos na cidade de Maceió. Embasados e motivados pela entrevista concedida pela Psicóloga Petrúcia Barbosa (Uncisal), tornaram-se instigados a discutir tais conceitos junto aos demais cursos da área de saúde do Cesmac. O objetivo é problematizar aspectos relativos à formação em psicologia e o trabalho no campo da saúde; produzir espaços de conversas entre estudantes, professores e profissionais para discutir temas sobre Humanização e Integralidade; aproximar o diálogo entre a Psicologia e o Sistema Único de Saúde; problematizar aspectos relativos à formação em psicologia e o trabalho no campo da saúde; aproximar o diálogo entre a Psicologia e o Sistema Único de Saúde. Haverá ainda exposição cênica, debates e intervenção artística e cultural. REALIZAÇÃO: Alunos do quarto período noturno (turma A). APOIO: Práticas Integradas de Pesquisa em Atenção à Saúde (PIPAS), Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) e CAMT.



DOCUMENTO DO ESTUDANTE




Veja mais aqui.