segunda-feira, 16 de junho de 2014

VARIÁVEIS DE PESQUISA


IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE PESQUISA - Entende Triviños (1987) que as hipóteses estão constituídas de uma ou mais variáveis, para que se tenha uma clara ideia dos rumos e conteúdos de uma pesquisa. Assim, as variáveis, como as hipóteses se constituem de conceitos que possuem definições gerais que precisam ser esclarecidos de forma precisa, devendo o investigador operacionalizar esses conceitos, dando-lhes sentido e conteúdo prático. Assim, a operacionalização das variáveis consiste em dar às mesmas um sentido facilmente observável que permita operar e medir.

A variável, conforme Triviños (1987), é conceituada como as características observáveis de algo que podem apresentar diferentes valores. Assim ela é identificada na pesquisa quantitativa como sendo a medida, e na pesquisa qualitativa a variável é descrita.

O uso das variáveis, conforme Vera (1983) obedece a uma intenção científica, ou seja: formular leis e teorias sobre a base de dados de observação correlacionados matematicamente.

Os tipos de variáveis, segundo Triviños (1987) são independentes, dependentes e intervenientes.

As variáveis independentes são aquelas que caracterizam o sujeito que se estuda, sua posição, caracteres. Esta é, portanto, a causa, e é obtida mediante testes, inquéritos e estatísticas. Estas são as variáveis explicativas que atuam sobre as variáveis dependentes que sofrem os efeitos dela. No dizer de Creswell (2007) estas variáveis são aquelas que causam, influenciam ou afetam os resultados, sendo, também, chamadas de variáveis de tratamento, manipulas, antecedentes ou previsoras. Em vista disso, entende-se que essa variável deve ser de tratamento. Outras variáveis independentes podem simplesmente ser variáveis mensuradas nas quais não correu manipulação e podem ser estatisticamente controladas no experimento.

A variável dependente é o efeito, ou seja, aquela em que se obterá com uma precisão que estará em razão direta da qualidade dos procedimentos que tenham sido aplicados na determinação dos valores das variáveis. Essas variáveis, para Creswell (2007) dependem das variáveis independentes por serem os resultados da influencia que essas originam, podendo, também, serem chamadas de variáveis de critérios, de resultado ou de efeito. Assim sendo, é a resposta ou a variável de critério que supostamente é causada ou influenciada pelas condições de tratamento independentes.

A variável interveniente é aquela que influi ou produz alterações nas variáveis independentes e dependentes. Para Creswell (2007), essas variáveis são também conhecidas como mediadas, ou seja, que medeiam os efeitos da variável independente sobre a variável dependente.

Outros dois tipos de variáveis são destacadas por Creswell (2007): as de controle e as mistas. As variáveis de controle desempenham um papel ativo nos estudos quantitativos, sendo, portanto, um tipo de variável independente que são mensuradas em um estudo porque elas potencialmente influenciam a variável dependente.

Já a variável de deslocamento ou falsa, conforme Creswell (2007), é aquela que não é mensurada nem observada em um estudo, já que existe e sua influencia não pode ser diretamente detectada em um estudo e só certificada após a conclusão dos estudos.

Acrescenta Triviños (1987) que as variáveis podem ser ainda contínuas, discretas ou fundamentais. As contínuas admitem subdivisões entre as dimensões inteiras. A discreta não admite subdivisões. As fundamentais são aquelas que se referem aos caracteres básicos do que se investiga.

O uso das variáveis quantitativamente será efetuado para relacionar as variáveis ou comparar amostras ou grupos em termos de um resultado.

Em suma: uma variável, segundo Vera (1983) é representada por um signo ou letra incluída em uma formula, ou conjunto de signos lógicos ou matemáticos, que, por sua vez, representa um conjunto de objetos ou valores de forma indeterminada. O conjunto de valores ou objetos chama-se classe, campo de existência ou de variabilidade da variável. Se duas variáves se relacionam entre si como os membros de uma equação algébrica, constituem uma função: fixando valores a uma das variáveis, a que é chamada de independente, a outra ou as outras assumirão valores em relação aos atribuídos à primeira, esta ou estas variáveis se chamam variáveis dependentes.

Seguem abaixo algumas sugestões bibliográficas para leitura.

REFERÊNCIAS
BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BOGDAN, Robert; BIRKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BREAKWELL, Glynis/ HAMMOND, Sean; SCHAW, Chris; SMITH, Jonathan. Métodos de pesquisa em psicologia.Porto Alegre: Artmed. 2010.
CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ECO, Umberto. Como fazer uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação com explicitação das normas da ABNT. Porto Alegre:s.n, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.
______. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. São Paulo: Record, 2011.
HAGUETTE, Teresa. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2007.
MACHADO, Luiz Alberto. Faça seu TCC sem traumas. Maceió: Nascente, 2012.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, Marco Antonio; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa quantitativa em ensino. Porto Alegre/Campo Grande: UFRGS/UFMS, 2008.
PATACO, Vera; VENTURA, Magda; RESENDE, Érica. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
POPPER, K.R. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1975.
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1996.
SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo :Cortez , 1996.
SILVA, Augusto; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 1986.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
Thompson, Augusto. Manual de orientação para preparo de monografia. Rio de Janeiro: Forense, 1991.
TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERA, Asti. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Globo, 1983.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.
VIEIRA, Maria do Pilar; PEIXOTO, Maria do Rosário; KHOURY, Yara. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1998.
WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2001.

Veja mais:
FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE