terça-feira, 2 de julho de 2013

MOMENTOS DE REFLEXÃO



FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900)
O homem é uma corda, atada entre o animal e o além-do-homem – uma corda sobre um abismo.
(Assim falou Zaratustra)

PAULO FREIRE (1921-1997)
Ninguém se liberta sozinho;
Ninguém liberta ninguém;
Os homens se libertam em comunhão.
(Pedagogia do Oprimido)

RALPH WALDO EMERSON (1803-1882)
Nossa vida é um aprendizado da verdade de que ao redor de cada circulo outro pode ser desenhado; de que não há términos na natureza, mas cada término constitui um começo; de que há sempre outra aurora acontecendo ao meio dia, abaixo de cada profundidade uma profundidade maior é cavada.

BHAGWAN SHREE RAJNEESH (1931-1990)
[...] Um homem inocente vive de sua inocência, não de seu cálculo. Não é astuto, é simples. Vive cada momento. O passado e o futuro não significam nada. Cada momento é suficiente em si mesmo.
[...] Um homem puro não é um soldado, é um santo. Um homem de moral é um soldado, não um santo. Naturalmente, sua briga é interna, não externa. Sua briga não é com os outros, é consigo mesmo. Mas continua existindo.
[...] Um homem puro simplesmente existe. Não é um lutador, não precisa render-se. Não existe nada para se render, ninguém a quem se render. A quem e ao que ele se renderá se nunca lutou? A compreensão o conduz à aceitação e é a aceitação que lhe dá pureza. Mas esta pureza não pode ser honrada pelas pessoas, pelos vizinhos, - eles não a podem entender.
(Nem água, nem lua)

SÂR VALIDIVAR (1904-1987)
Encontre algum grau de felicidade todos os dias, pois a vida não dá garantias de que a felicidade possa ser alcançada numa época futura.
(Sussurros do eu interior)