segunda-feira, 8 de julho de 2013

MOMENTO DE REFLEXÃO



TALES DE MILETO (cerca de 625-4/558/6 a.C.)
A água é o principio e é por este motivo também que a terra está sobre água. O alimento de todas as coisas é úmido por ser a água o principio da natureza para as coisas úmidas e é continente de todas as coisas.

GIOVANNI BOCCACCIO (1313-1375)
Atualmente, o que mais estimado se faz, o mais honrado pelos senhores grosseiros e mal-educados, o que é engrandecido com premio de alto valor, é exatamente aquele que diz mais palavras abomináveis, ou que pratica os atos mais vergonhosos. Isto é a grande, e digna de lástima, vergonha de nosso tempo; e constitui prova bastante convincente de que as virtudes, ao sumirem da terra que habitamos, abandonaram os míseros mortais na lama dos vícios.

BERTOLT BRECHT (1898-1956)
Todos os dias os ministros dizem ao povo como é difícil governar. Sem os ministro o trigo cresceria para baixo em vez de crescer para cima. Nem um pedaço de carvão sairia das minas se o chanceler não fosse tão inteligente. Sem o ministro da Propaganda mais nenhuma mulher poderia ficar grávida. Sem o ministro da Guerra nunca mais haveria guerra. E atraver-se-ia a nascer sem a autorização do Führer? Não é nada provável e se o fosse ele nasceria por certo fora do lugar.
(Poemas)

JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)
[...] e todos nós, onde quer que estejamos e quem quer que sejamos, não fazemos mais na vida do que procurar o lugar onde iremos ficar para sempre.

GABRIEL GARCIA MARQUEZ
[...] Considerava como uma brincadeira do seu destino travesso ter procurado o mar sem encontá-lo, ao preço de sacrifícios e incômodos sem conta, e tê-lo encontrado agora sem procurá-lo, atravessando o seu caminho como um obstáculo intransponível.
(Cem anos de solidão)


Veja mais em Momentos de Reflexão.