PROJETO – O Grupo de Pesquisa de Neurofilosofia e Neurociência Cognitiva do Centro Universitário
Cesmac, coordenado pelos professores Álvaro Queiroz e Janne Eyre Araujo de Melo
Sarmento, com participação do psicólogo Weverky Farias e dos graduandos do
curso de Psicologia, Luiz Alberto Machado, Maurício Gomes e Danrley Tenório,
está realizando desde o segundo semestre de 2015, o projeto de pesquisa sobre a
temática da Relação Escola, Professor e
Aluno na Educação Pública de Maceió. O projeto foi desenvolvido durante o
primeiro semestre de 2016, prevendo sua conclusão no segundo semestre do ano em
curso.
JUSTIFICATIVA- Justifica-se a realização do presente projeto
de pesquisa em vista a educação ter assumido importante papel nas pautas de
discussões mundiais e, por isso, vários debates estão envolvendo as questões
concernentes à relação entre a escola, os professores e os alunos. Tais
questionamentos se evidenciam em virtude das mudanças ocorridas durante a
década de 90, quando foi editada a Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996,
estabelecendo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), reafirmando que
a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar,
na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações
culturais. Ao se abordar as questões atinentes à relação entre a escola, os
professores e os alunos, tornam mais do que claros as necessidades de se
abordar desde o ensino-aprendizagem na prática docente, envolvendo o currículo,
a interação com o aluno, os conteúdos e competências requeridos, a produção e
reprodução do conhecimento, a infraestrutura e os recursos utilizados, a
integração escola/comunidade, entre outros. É neste sentido que se ocupa a
presente determinação na realização deste projeto como causa e razão para
realização de pesquisa nessa área, pretendendo abordar todas as implicações e
peculiaridades da questão temática ora escolhida para propósito de estudo.
OBJETIVOS – Geral: conhecer a realidade da relação entre
a escola, professores e alunos de uma escola pública do Ensino Médio do CEPA –
Maceió – AL. Específicos: levantar as previsões da LDB e dos PCN do Ensino Médio;
observar de que forma se dá a relação entre professores e alunos do Ensino
Fundamental na escola pública; levantar a realidade da escola pública de Ensino
Fundamental do CEPA.
METODOLOGIA - Os procedimentos metodológicos compreenderão
duas etapas de trabalho. A primeira compreenderá o levantamento das fontes
bibliográficas com o objetivo de efetuar uma revisão da literatura acerca da
dimensão da proposta temática. A segunda etapa compreende a realização de um
estudo de caso a ser realizado numa escola da rede pública, estabelecida no
CEPA, com o objetivo de aplicar o instrumento questionário, com perguntas
fechadas, semiabertas e abertas, envolvendo professores e alunos do Ensino
Fundamental. Em seguida será efetuado o levantamento dos dados apurados no
referido instrumento questionário, efetuando-se uma análise acerca da realidade
da relação escola, professor e aluno do Ensino Fundamental. Tais atividades
obedecerão ao previsto no cronograma estabelecido para o desenvolvimento de
cada etapa, resultando no relatório que será confeccionado em caráter monográfico
e possibilitando a confecção de artigos acadêmicos acerca da realidade
encontrada na relação entre alunos, professores e gestores da escola pública de
Maceió, Estado de Alagoas.
ESCOLAS ENVOLVIDAS – As escolas envolvidas no projeto foram as
Escolas Estaduais Moreira e Silva e Pricesa Izabel, nas quais foram contactadas
as gestoras Ely Quintela Lisboa Carvalho, na primeira, e Sônia Suely Araújo
Ferreira e Valquíria Balbino da Silva, na segunda. Nos educandários em referência
foram distribuídos questionários entre alunos e professores do Ensino Médio,
visando conhecer a realidade proposta na temática.
ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA – Na escola em referência, foram aplicados
os questionários entre alunos e professores do Ensino Médio e recolhidos para
levantamento, tabulação e análise dos dados. Na ocasião, a gestoria Ely
Quintela Lisboa Carvalho, concedeu entrevista falando da sua experiência à
frente da gestão da escola, na adoção da gestão democrática, das dificuldades
encontradas no dia a dia do ambiente escolar, bem como das atividades
desenvolvidas nas áreas de Música e Teatro, na promoção de atividades
extracurriculares entre o alunado.
ESCOLA PRINCESA IZABEL – Na escola em apreço, foram aplicados os
questionários entre os alunos e professores do Ensino Médio, recolhidos para
levantamento, tabulação e análise dos dados, bem como realizada entrevista com
as gestoras Sônia Suely Araújo Ferreira e Valquíria Balbino da Silva que
falaram a respeito da experiência escolar, da relação entre a escola e a
comunidade, da relação entre alunos e professores, e dos problemas enfrentados na
prática pedagógica.
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